segunda-feira, maio 31, 2021

Projeto Primeiros Passos - O que é Arte / Jorge Coli

 Dando sequência à série de postagens do Projeto Primeiros Passos, a obra em questão a ser tratada dessa vez é o livro O que é arte, de Jorge Coli. O livro é uma publicação da Editora Brasiliense, pertencente à coleção Primeiros Passos, bastante popularizada nas décadas de 1970/1980. Com uma linguagem simples, apesar de abordar conceitos acadêmicos, a coleção tem por finalidade explanar temas importantes da sociedade, História, Geografia, filosofia, entre outras áreas.


Em O que é arte, o autor faz uma breve introdução acerca do conceito de arte, bem como de suas percepções sobre o que pode ser visto com Arte, em virtude dela ter várias perspectivas, que podem ser definidas de acordo com suas origens, uso, proposta e afins. O próprio definir Arte nos parece complexo, devido às inúmeras abordagens e cenários pelos quais ela é criada e difundida.

arte são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto [...] se não conseguimos saber o que a arte é, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas. 

Infelizmente, esta tranquilidade não dura se quisermos escapar ao superficial e escavar um pouco mais o problema. O Davi de Michelangelo é arte, e não se discute. Entretanto, eu abro um livro consagrado a um artista célebre do nosso século, Marcel Duchamp, e vejo entre suas obras, conservado em museu, um aparelho sanitário de louça, absolutamente idêntico aos que existem em todos os mictórios masculinos do mundo inteiro. Ora, esse objeto não corresponde exatamente à ideia que eu faço da arte. 


A partir daí, podemos ter noção da complexidade do conceito de Arte. Sua definição não se embasa apenas a um aspecto visual, mas também pela mensagem/ideia que a obra tem a pretensão de passar. Coli aborda a ideia de estilo, "as obras, em sua fecundidade concreta, são sempre mais do que nos dizem as pretensas definições."

O livro conta com algumas ilustrações representando os principais movimentos artísticos. A arte não de resume apenas à pinturas, mas também a esculturas, cinema, literatura, dança, entre outras manifestações. Em suma, é uma obra que serve como ponto introdutório a quem almeja aprofundar seus conhecimentos no tema. 

Para adquirir um exemplar, compre no link a seguir e contribua com o funcionamento desse blog. Viele Danke!

   


 Essa leitura faz parte de um Projeto em parceria com o blog Poesia na Alma. ao longo de 2021, iremos apresentar resenhas de títulos da coleção Primeiros Passos. Para saber qual o livro escolhido por Lilian para postagem referente ao nosso segundo mês de postagem, visite o blog Poesia na Alma.

sexta-feira, maio 28, 2021

O inquilino - Roland Topor

 Publicado pela Editora Amarilys aqui no Brasil, O inquilino se trata de um suspense psicológico escrito pelo francês Roland Topor. Conhecemos o cotidiano de Trelkovski em busca de um lugar para morar quando estava prestes a ser despejado. Um amigo lhe indica um endereço de dois cômodos num prédio de apartamentos na capital francesa. 

Com um valor modesto, o protagonista acha válido viver naquele espaço. Contudo, antes dele vivia uma moça que acabou por se jogar da janela e se encontrava no hospital, entre a vida e a morte, após essa tentativa de homicídio. A preocupação inicial de Trelkovski era de que Simone Choule sobrevivesse e retornasse ao apartamento, mas ela acaba morrendo e ele garante a estadia como novo locatário. 


Inicialmente ele pensa ter encontrado o lugar ideal em que poderia ser bem quisto pela vizinhança, mas com o passar do tempo ele percebe que o mais leve ruído pode soar incômodo aos vizinhos, e esse fator chega num extremo que faz com que a vida de Trelkovski se torne um verdadeiro suplício. A paranóia começa a tomar espaço na mente perturbada do rapaz - juntamente com o espírito de inadequação - e a história vai imergindo numa espécie de perseguição que pode ser a ruína do protagonista. E então ele se pergunta se o que aconteceu à Simone foi realmente um suicídio, podendo ele ser o próximo a sucumbir a esse mal que permeia o ambiente da Rue de Pyrénées...

De cunho psicológico, a obra insere o leitor num cenário de perseguição claustrofóbica. Imortalizado no cinema pelo diretor polonês Roman Polanski, O inquilino é um verdadeiro mergulho na loucura, sendo um dos grandes clássicos da literatura de Horror do século XX. 


Clique no link para comprar um exemplar.

sexta-feira, maio 21, 2021

Tudo foi tão singelo / Arturo Martínez Galindo #PoesiaRotaMundo





A despedida foi sem lágrimas.
Foi
como uma coisa natural.
Vi-a sair como outras vezes
_____________*
_____________* 
sem nenhuma emoção.

— Adeus!
— Adeus!
Mas era para sempre...

E nem sequer permaneci na porta
para vê-la partir,
nem ela me mostrou os olhos outra vez.
Tudo foi tão singelo e tão sem emoção!

Levava em si porções da minha vida
em sua boca, e em suas mãos e no seu seio,
e na pele,
e em todos os recantos de minha alma...

E me deixou pedaços de si mesma
na minha espinha...
e nas gavetas de minhas noites
ficaram como lenços olvidados
seus beijos de batista
suas complicadas mordidas de encaixe,
e o grito — aquele,
— seu mais tremendo grito, —
atarraxado às minhas angústias...
e nas minhas gavetas
o alfinete de suas melhores lágrimas
e cosida à minha pele ficou sua nudez.

Sem embargo,
a despedida foi sem lágrimas,
e o beijo foi sem emoção.

— Adeus!
— Adeus!
Mas era para sempre...


Todo fué tan sencillo

La despedida fué sin lágrimas.
Fué
como una cosa natural.
La vi salir como otras veces
quando debía regresar
y nos besamos también como otras veces
sin ninguna emoción.

— iAdiós!
— iAdiós!
Pero era para siempre...

Y ni siquiera me quede en la puerta
para verla partir,
y ell no me mostro los ojos otra vez.
iFué todo tan sencillo y tan sin emoción!

Se llevaba pedazos de mi vida
en su boca, en sus manos, en su seno,
en su piel,
y en todos los rincones de su alma...

Y me dejó jirones de si misma
en mis espinas...
y em los cajones de mis noches
quedaron como pañuelos olvidados
sus besos de batista,
sus mordiscos complicados de encaje,
y el grito aquél
— su más tremendo grito —
atornillado a mis angustias...
Y em mis corbatas
el alfiler de sus mejores lágrimas,
y cosida a mi piel quedo su desnudez.

Sin embargo,
la despedida fué sin lágrimas,
y el beso fué sin emoción.

— iAdiós!
— iAdiós!
Pero era para siempre...




Sobre o autor: Arturo Martínez Galindo nasceu em Tegucigalpa, Honduras, em 1900. Sua obra mais conhecida se intitula Sombras, publicada em 1940, com forte teor sociológico. Por motivos políticos, teve um fim trágico, contando com apenas 40 anos, quando foi assassinado em Colón, na região de Sabá. Fonte: EcuRed.

Honduras é um país localizado na América Central, tendo sido colônia da Espanha durante o século XVI. A palavra honduras tem origem espanhola e significa "profundezas". 




A poesia selecionada faz parte do Projeto RotaMundo, em parceria com o blog Poesia na Alma. Neste mês de abril teremos poesias dos países que compõem a América Central: Honduras, Nicarágua e Costa Rica. Para encontrar as demais obras, visite nossas redes [Instagram e Youtube]. Para saber quais os poemas escolhidos por Lilian Farias, visite o blog Poesia na Alma e suas redes sociais.



quinta-feira, maio 13, 2021

Dicas de ebooks de não-ficção pelo Kindle Unlimited

Nesta postagem pretendo dar algumas dicas para quem possui assinatura no Kindle Unlimited e busca leituras de não-ficcão, em meio a tantas obras de ficção divididas nas mais populares categorias, que vão de Romances a Fantasias e contos de autores independentes. No último dezembro, me deparei com algumas edições na área de História, algumas publicadas pela Charles River Editors; Tratam-se de leituras com linguagem bastante didática para quem deseja - a título de curiosidade - ler a respeito de determinados temas, como os que indico a seguir:


Ur e Uruk: a história e o legado das duas mais importantes cidades dos Sumérios antigos. 



Com cerca de 120 páginas, o livro aborda as descobertas a respeito de duas importantes cidades da Antiguidade, localizadas na Região da Mesopotâmia. De acordo com as escavações arqueológicas realizadas na região onde se encontra o Iraque, Ur foi um importante centro cultural por milhares de anos. o centro da dinastia que controlava a Mesopotâmia se localizava na cidade, que por muito tempo resistiu às ocupações de outros povos e sobreviveu à queda dos sumérios. Uruk, por volta de 3.200 a.C., teve sua cultura expandida para além dos limites da Suméria. A fim de que os registros pudessem ser melhor realizados, havia uma necessidade de aprimorá-los, surgindo a partir daí a escrita. 

Para ler de maneira gratuita pelo KU, clique no link abaixo


A inquisição espanhola: A História e Legado da Notória Perseguição dos Hereges pela Igreja Católica




No período da Idade Média houve uma perseguição religiosa por parte da Igreja Católica aos praticantes de religiões consideradas pagãs. O papa Lúcio III emitiu uma bula papal no ano de 1184 dando início a um período de horror e caça aos considerados hereges. A igreja católica instituiu tribunais com julgamentos severos e punições que iam desde a flagelamentos à morte na fogueira. 

Já no século XV, a Inquisição espanhola - lembrada por suas duras execuções, castigos e torturas - em paralelo à doença que afligia a população europeia, dava ares de Terror absoluto num período obscuro da História. A inquisição espanhola: a história e legado da notória perseguição dos hereges pela Igreja Católica apresenta eventos, lugares e personalidades ligadas a esse acontecimento, através de documentos e registros de época. O ebook possui cerca de 70 páginas.

Para fazer a leitura gratuita pelo KU, clique no link abaixo


1348 - A peste Negra




Uma doença que assolou a Europa durante a Idade Média vitimando milhões de pessoas foi a Peste Negra. O autor José Martino traz uma introdução sucinta ao tema, num ebook de quase 100 páginas. Entre 1347 e 1358 nos é apresentando um panorama da evolução e alcance da epidemia, bem como aspectos do cotidiano das populações que sofreram com o evento, desde os camponeses aos habitantes dos centros urbanos. O pensamento geral da época era de que a praga era um castigo divino, devido ao comportamento social que era contrário aos preceitos cristãos. 

Para ler gratuitamente no formato ebook, clique no link a seguir:



Gripe espanhola: a maior pandemia da História




No começo do século XX, a Gripe espanhola vitimou milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil. No ebook que apresento aqui conhecemos algumas curiosidades a respeito desse período, sobre sua possível origem, efeitos, vítimas famosas na História e crendices que surgiram a respeito do contágio, tratamento e possível cura. 

Clique no link abaixo para ler pelo Kindle Unlimited, de maneira gratuita e consciente



Gostaram da postagem? Me contem nos comentários se gostariam de ver mais indicações desse tipo e em que períodos históricos vocês gostariam de se ambientar. Até a próxima postagem...




sexta-feira, maio 07, 2021

Do Amor e Outros demônios - Gabriel García Márquez

Numa manhã de chuvas tardias, sob o signo de Sagitário, nasceu de sete meses, e mal, Sierva María de Todos los Ángeles.

Ambientado no século XVIII, Do amor e outros demônios surgiu a partir de uma lenda sobre o túmulo de uma menina que foi mordida por um cachorro e morreu de Raiva. Era venerada por causa dos milagres que lhe eram atribuídos. Com a descoberta de um túmulo numa cripta localizada no convento histórico de Santa Clara, que seria vendido para a construção de um hospital, e que possivelmente pertencia à tal marquesinha, Gabriel García Márquez nos leva ao período do vice-reinado da Colômbia, em que o país ainda era colônia espanhola e entrega uma história de amor, feitiçaria, mistério onde se instaura um processo da Inquisição.


A filha única de um marquês vive num ambiente onde existe um forte sincretismo religioso de orixás e santos católicos, em que escravos conviviam no mesmo espaço que seus donos. Os cabelos da menina jamais seriam cortados, até o momento em que casasse. Julgando que a menina estivesse possuída por um demônio, um padre espanhol é enviado para exorcizar Sierva Maria. À partir desse encontro, num cenário opressivo, fantasmagórico e decadente, surge um relacionamento proibido, condenado por uma série de convenções e entremeado ao fanatismo do marquês de Casalduero e outros personagens de relevante importância na trama. A mudança de comportamento de Sierva Maria se dá na verdade por conta da mordida que levou de um cão raivoso durante um passeio pela cidade. A doença avança, mas seus pais atribuem seu comportamento cada vez mais agressivo à algum mal sobrenatural, dai a necessidade de se exorcizar a filha...


Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, García Márquez proporciona ao leitor um drama histórico repleto de elementos pungentes que o fazem ser um dos autores mais aclamados do gênero Realismo Fantástico. Polêmico por carregar uma temática pesada e ousada, é fato que o enredo possui um aura hipnótica, que não nos abandona até concluído o desfecho.

Na longa história da Humanidade - concluiu - nenhum hidrófobo viveu para contar.


Clique no link abaixo para comprar um exemplar