Costumo ler algo sobre a história da Arte sempre que tenho chance, e quando encontro em minhas andanças alguma publicação do gênero, decido aumentar meu acervo na estante... Em visitas ao sebo me deparei com uma edição de Mestres da Pintura - Van Gogh, da Abril Cultural e após uma breve e enriquecedora leitura, trago essa recomendação aqui para o blog...
Publicada em junho de 1977 [portanto, improvável de ser encontrado com relativa facilidade], a obra em capa dura e já amarelada pela ação do tempo traz um breve resumo da vida do artista holandês, nascido em 30 de março de 1853. Apesar de seu futuro artístico, Vincent Van Gogh enfrentou várias dificuldades na vida, desde problemas financeiros ainda na infância pobre, a rejeições amorosas que o tornam ainda mais sombrio.
Chegou a dar aulas de alemão e francês, mesmo sem dominar os idiomas. Envolveu-se em ações de caridade e pregação entre os miseráveis e carentes da sociedade londrina. Em suas andanças, rascunha paisagens e pessoas que lhe chamam a atenção. Apoiado por um irmão, se entrega totalmente à pintura, frequentando aulas de arte em Bruxelas e acompanha os movimentos artísticos da época, como o Impressionismo.
É rejeitado novamente no amor, desta vez por uma prima de nome Kee, piorando sua condição de interagir socialmente. A essa altura, sua arte já passou por um amadurecimento refletido nas obras que pintou a partir dali... Chegou a recolher uma prostituta grávida em sua pequena residência. Chega a imortalizar a figura da mulher na obra Tristeza. A convivência entre ambos se mostra infeliz e difícil depois do nascimento do bebe, Sien não devolve o afeto demonstrado por Van Gogh...
O artista resolve se estabelecer no campo, por problemas de saúde. Faz estudos de choupanas, camponeses, aldeias. Incorpora ao seu trabalho esses elementos. Seus quadros possuem tons pesados, rudeza de traços e contrastes agudos de luz e sombra. Seu estado de saúde sofre uma piora, passa por mais dificuldades emocionais e chega a sofrer alucinações.
"Volta a trabalhar com desespero,impulsionado pela fogueira interior que o obriga a transmitir em imagens o que não pode dizer com palavras."
Seu fim foi trágico. Disparou um tiro contra o próprio peito. Com o passar do tempo suas obras foram ganhando maior importância, sendo hoje uma das personalidades mais importantes do Pós-impressionismo, tendo influenciado os Fauvistas e expressionistas alemães.
Ao final da edição da Abril Cultural, estão reunidas reproduções de suas principais telas, como Auto-retrato, Noite estrelada e Girassóis.