Publicado pela Editora Hedra numa singela edição de bolso, Poesia Galega - das origens à Guerra Civil foi traduzida e organizada por Fábio Aristimundo Vargas e compila grandiosos textos da literatura galega, dividida por alguns principais períodos históricos, com poemas que vão das cantigas galego-portuguesas até o período da Guerra civil Espanhola, que durou até 1939.
Os ciclos literários se encontram bem divididos e representados, como o período Medieval, Séculos Escuros, Pré-ressurgimento, Ressurgimento, Intersecular e literatura de Pré-guerra do século XX. É possível para o leitor encontrar nomes como Rosália de Castro, Eduardo Pondal, Amador Montenegro e Federico García Lorca, este último bastante popular e mais conhecido do público não muito familiarizado com a poesia galega/espanhola.
Durante o período medieval houve um movimento poético em toda a Península Ibérica, tendo o Trovadorismo, a lírica sacra e profana e Cantigas de Santa Maria como principais elementos de sua composição.
Nos Séculos Escuros praticamente não houve produção literária galega, mas num contexto histórico, os séculos XVI a XVII compreendem substituições da nobreza local por uma castelhana, por motivos políticos. Porém, temos Cura de Fruíme e Xosé Cornide representando a época com suas obras. A partir daí, no Pré-ressurgimento, houve uma recuperação da importância da língua galega, representada principalmente pela obra de Francisco Añon.
Já no século XIX [Ressurgimento] o renascer da cultura e da literatura galega tem como marco inicial a publicação de Rosália de Castro, em 1863, de seus Cantares Galegos. Além dela, despontam Eduardo Pondal e Manuel Curros Enriquez, representando o período. O período Intersecular, do fim do século XIX ao início do século XX, o gênero lírico acaba por entrar em decadência.
A literatura pré-guerra é representada na antologia pela obra de Xoán Vicente Viqueira Cortón, Manuel Antonio, incluindo-se também García Lorca. O livro conta com um apêndice, contendo notas sobre os autores, a grafia na poesia galega, entre ouros pontos interessantes para se conhecer mais a respeito da lingua.
Pode ser uma leitura que não seja popular, mas possui grande importância àqueles que amam poesia, línguas latinas e afins...