Uivo foi uma poema escrito e declamado por Allen Ginsberg, um dos grandes nomes da Geração Beat, que surgiu como um movimento de contracultura após a Grande Depressão Americana, fazendo criticas fortes ao "american way of life".
Allen Ginsberg e Eric Drooker |
Eis que o ilustrador Eric Drooker transforma o poema numa graphic novel, que seria também a arte original do longa-metragem laçado décadas depois, contando o processo de criação de Uivo pelo poeta. Foi publicado em 1956, sendo um dos livros mais lidos do século XX, mesmo com a censura impedindo sua circulação, devido a acusações de obscenidade.
Chegou a ser expulso de Praga em 1965. Sua obra - bem como toda a ideologia Beat - serviu de referência para vários artistas, que vão de Bod Dylan a Lana Del Rey e é - juntamente com On the Road e Almoço Nu [de Jack Kerouac e William Burroughs, respectivamente] - o que chamamos de Tríade Beat.
Ginsberg foi uma grande admirador do trabalho de Eric Drooker e chegou a acompanhar o processo de criação da Graphic Novel. A HQ tem cores sombrias e nebulosas, trazendo tons que retratam um cenário urbano noturno, e um solitário escritor de frente para sua máquina de escrever.
A poética de Uivo é psicodélica, um verdadeiro fluxo de consciência ilustrado, onírico. Um deleite para aqueles que já conhecem a obra original, um belo passaporte de entrada para leitores que desconhecem o legado beat...