Recife é uma terra repleta de histórias, causos e figuras folclóricas que há muito povoam o imaginário do cidadão pernambucano. Malassombramentos - Os arquivos secretos d'O Recife assombrado é um compilado de estórias organizadas por Roberto Beltrão, em que nos é apresentado um cenário no soturno repleto de personagens assustadores e icônicos, tais como a Perna Cabeluda, que assombra desde a rua a Aurora à Boa Vista e a loira do Cemitério de Santo Amaro, que seduz os motoristas da linha de ônibus CTTU, em que as garagens ficavam próximas ao Campo Santo.
Perna Cabeluda |
O livro traz relatos pessoas que supostamente tiveram contato com essas - e outras - aparições, e o leitor pode sentir a angústia e pavor entre as linhas, tão bem narradas-escritas. Um dos contos mais famosos é sobre a assombração que "vive" no Teatro Santa Isabel. Possivelmente uma bailarina, com direito a platéia e aplausos invisíveis.
Destaca-se também a Emparedada da Rua Nova [essa ganhou inclusive um romance escrito por Carneiro Vilela], a velhinha da Caxangá, que "presenteia" passageiros com uma sacola repleta de ossos humanos e o boêmio Boca de Ouro, ser aterrorizante que aborda transeuntes nas vielas e estradas escuras pedindo fogo para o cigarro e que só desaparece quando a vítima desfalece apavorada.
Boca de Ouro |
No ano de 2000, o site Recife Assombrado foi criado e várias dessas histórias foram contadas por lá, sendo posteriormente publicadas em Malassombramentos e em outras duas publicações, intituladas Estranhos Mistérios e Histórias Medonhas.
Outros nomes assinam a publicação, além de Roberto. André Balaio, Jaqueline Couto, Sérgio Barza, Geraldo de Fraga e o ilustrador Fábio Rafael. Esse time de pesquisadores possui uma paixão intrigante por lendas urbanas, e o resultado é uma obra vasta de descrições peculiares, de dar arrepios ao leitor igualmente atraído por tais relatos...