sábado, julho 25, 2020
Tudo o que poderíamos ter sido - Zeka Sixx
quinta-feira, julho 23, 2020
Poemas Reunidos, de Alberto da Costa e Silva
Poemas Reunidos é uma publicação da Editora Nova Fronteira e compila os principais versos da obra poética de Alberto da Costa e Silva. Sua obra perpassa por temas como a Morte, as relações sociais humanas, e o tempo, de maneira requintada e que se mostra dotada de grande sensibilidade.
Misto de livro de memórias e poesia, temos uma representação familiar configurando no estado de enfermidade de seu pai, numa tentativa de manter vivos e imortalizados por meio das letras os seus primeiros anos . Trata-se de um resgate íntimo de suas lembranças mais profundas.
Sua mulher, Vera, também é referenciada com sonetos, dedicados à ela e à sua importância na vida do poeta. Nem a velhice foi capaz de tornar ausente o afeto a ela dedicado ao longo de suas vidas. Sua poesia é expressiva e filosófica, evocando importantes questionamentos sobre as interações humanas.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por maria Valéria (@naliteraturaselvagem) em
De súbito, o céu cresciae inundava os olhose as tardes.Batiam contra os telhadosas ondas de um céuselvagem.
quarta-feira, julho 22, 2020
Adaptações em quadrinhos de obras de Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues foi um romancista, dramaturgo e cronista pernambucano, nascido em Recife no ano de 1912. Ainda criança, se mudou para o Rio de Janeiro. De suas peças mais famosas, destacam-se Véu de Noiva e Um beijo no asfalto, das quais irei apresentar nesse texto, em formato de História em quadrinhos.
Vestido de noiva foi encenada em 1943 e trata-se de uma trama psicológica, onde nos situamos em três perspectivas: de memória, realidade e alucinação. Alaíde sofre um acidente de carro, e enquanto está sendo atendida no hospital, acaba tendo visões do namorado, que era anteriormente companheiro de sua própria irmã, e entra em cena Madame Clessi, cafetina assassinada pelo namorado, envolta nas visões de Alaíde.
O projeto gráfico do roteiro adaptada dessa peça é assinado por Arnaldo Branco e Gabriel Góes. É uma publicação da Editora Nova Fronteira e se assemelha bastante com a obra original. A HQ é quase toda em preto e branco, mas apresenta quadrinhos em tons de vermelho, dando mais ênfase em determinadas cenas da história, causando um efeito maior de dramaticidade às cenas.
O beijo no asfalto foi publicada em 1960, e conta a história de um homem atropelado, que - num último suspiro - pede a um homem que tentou lhe socorrer que lhe dê um beijo, em meio ao asfalto. Um repórter sensacionalista e um político corrupto acabam presenciando a cena e fazem da situação um espetáculo bizarro, tornando-o o assunto mais comentado por toda a cidade, sendo noticiado nos jornais.
Na obra de Nelson, é interessante atentar para os pontos críticos que sua narrativa ácida aponta, incrivelmente adaptados e representados através do trabalho de Góes e Branco, assim como em Vestido de noiva. Beijo no asfalto é uma edição da Pocket Ouro. São duas obras que merecem ser apreciadas, bem como as peças originais em que foram inspiradas.
Para adquirir os exemplares e ajudar o blog, clique nos links abaixo!
sábado, julho 04, 2020
Poesia Catalã - das origens à Guerra Civil
O catalão é um idioma falado em algumas partes da Espanha, especificamente na Catalunha, País Valenciano, Franja de Ponent e no Principado de Andorra, além de algumas outras regiões, e todo esse conjunto é denominado Paises Catalans. A literatura catalã encontrada na obra Poesia Catalã - das origens à Guerra Civil compreende os períodos históricos da literatura catalã, apresentando os ciclos da poesia trovadoresca, Humanismo, Século de Ouro Valenciano, Decadência, Romantismo, Renascer e movimentos de vanguarda.
A obra apresenta cerca de oitocentos anos de poesia catalã, que vão da Poesia Trovadoresca, com Cerverí de Girona, ao Humanismo, com Jordi de Sant Jordi, passando por Bonaventura Carles Aribau [Renascer] e Bartolomeu Rossellé-Pòrcel, entre vários outros.
Minha vida se liga toda a ti,como de noite as chamas no escuro.Tota la meva vida es lliga a tu,com en la nit les flames a la fosca.Bartolomeu Rosselló-Pòrcel
O livro conta ainda com três canções populares intituladas La cançó del comte l'Arnau [A canção do Conde Arnau] e El mariner [O marinheiro], pertencentes ao século XV. E Un lloro, un moro, un mico, i un senyor de Puerto Rico [Um louro, um mouro, um mico, e um senhor de Porto Rico], datada do século XIX, de autoria desconhecida, mas bastante popular entre os catalães.
Ao fim do livro, temos alguns estudos que complementam a leitura, permitindo um maior entendimento linguístico da obra. Imprescindível para leitores que tem fascínio pela cultura ibérica...
Para adquirir um exemplar da obra e ajudar o blog, clique aqui.