Em mais uma publicação da CEPE Editora, José Luiz Mota Menezes aborda a questão da locomoção no espaço público da cidade de Recife e suas adjacências, na obra intitulada Mobilidade urbana no Recife e seus arredores. Durante as décadas de 1940/1950, a capital pernambucana passou por uma estruturação arquitetônica a fim de modernizar suas ruas, praças, viadutos e demais construções urbanas.
A Avenida Guararapes, uma das mais movimentadas do Recife, foi inaugurada. Contemporâneo a esse período, Mota Menezes frequentava os espaços populares. É com conhecimento apurado por formação acadêmica na área de Arquitetura e Urbanismo que ele tece um interessante panorama a respeito dessas modificações que propunham dar ares de modernidade à cidade.
O autor ainda critica a falta de preparo das instituições responsáveis pelas modificações, que em muitos momentos não levavam em consideração a praticidade de locomoção, a despeito da estética - que contribuía de maneira negativa para a questão do tráfego nas rodovias, ruas, principalmente no que tange ao transporte coletivo da época.
A obra conta com inúmeros mapas, plantas arquitetônicas, imagens da cidade do Recife, que abrangem o período entre 1537 aos dias atuais. Trata-se de um material primoroso e de linguagem didática, acessível aos leigos na área. Em suma, uma obra que merece ser apreciada, seja à titulo de curiosidade ou a nível acadêmico. Mobilidade urbana satisfaz um público leitor amplo e desvela particularidades de uma das capitais mais antigas e importantes desde o período colonial.
Estavam todos cegos diante de um progresso nada moderno, e sim vinculado ao capital, e este ao entendimento de uma política ineficiente no resolver a questão. Aconteceu logicamente o domínio de quem desejava o veículo e aquele falso progresso que ele trouxe no seu bojo.
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