quinta-feira, novembro 25, 2021

Mestres da Pintura - Renoir

 


O segundo volume da Coleção Mestres da Pintura com o qual tive contato foi o do artista francês Renoir.

Nascido em Limoges no ano de 1841, foi um dos principais pintores do estilo impressionista. Na obra em questão, temos uma breve biografia com os principais pontos de sua vida, tanto pessoal, quanto artística, e na segunda parte, uma sequência de imagens de suas principais pinturas, além de uma breve explicação acerca delas. 

Pierre Auguste Renoir viveu num período fervilhante do século XIX. Paris é palco das inovações artísticas e em breve se projetaria como a capital das luzes, a Belle Époque, consagrando nomes de outros artistas contemporâneos a Renoir. 

A fotografia havia surgido, a arte japonesa foi desvelada ao Ocidente,. Em 1874 houve uma mostra conjunta dos impressionistas, considerados por alguns como 'selvagens que não terminavam seus quadros', que imprimiam borrões à tela. Daí a alcunha: Impressionistas.

A natureza é um dos principais temas nas composições impressionistas, trazendo sutis nuances de cores e luz. a luz solar é elemento que predomina nas pinturas, bem como momentos do cotidiano, a despeito de obras mais tradicionais, que retratavam temas imaginários, religiosos e mitológicos. O Impressionismo surgiu como contraponto à esses estilos já consagrados e agraciados pelo público. 

Renoir foi amigo de Monet, e teve influência dele em suas pinturas. Pissarro, Courbet e Corot também fazem parte de suas inspirações artísticas. Em Mestres da Pintura muito da vida pessoal de Renoir se desvela no texto. Casou, viajou para a Argélia e visitou várias cidades italianas. Trabalhou com Cézanne. Foi acometido de pneumonia, doença que contribuiu com sua morte, no ano de 1919. 

Dentre suas telas mais famosas, podemos destacar Mulher com sombrinha, As grandes banhistas, Ao piano e Le moulin de la Galette.









domingo, novembro 21, 2021

A noite - La noche / Heriberto Fernández #PoesiaRotaMundo

É negra a pena
e negro o mar;
e a alma plena
de ânsias de orar.

Oh, a serena
paz do meu lar.
E sinto a pena
funda de andar.

E, enquanto chega
a noite em manto
de escuridão,

a alma se anega
em mar e pranto
de imensidão.

Negra la pena
y negro el mar;
y el alma llena
de ansias de orar.

Oh, la serena
paz de mim hogar,
siento la pena
honda de andar.

Y mientras llega 
la noche en manto
de oscuridad,

mi alma se anega
en mar y llanto
de inmensidad.


Sobre o autor: Heriberto Fernández teve uma curta existência. Nasceu no Paraguai em 1903 e faleceu em 1927, com apenas 24 anos. Morou em Paris boa parte de sua vida. Sua obra desvela a pobreza e miséria dos menos favorecidos. Sonetos a la hermana, Voces del ensueño e Visiones de Égoglas são o seu legado poético. 



O Paraguai é um país sul-americano, e assim como a Bolívia, não tem saída para o mar. Sua capital é a cidade de Assunção. Junto com o espanhol, a língua Guarani é considerada um dos idiomas oficiais do país. Faz fronteira com o Brasil, Argentina e Bolívia. Alguns dos principais pontos turísticos são o Lago Ypacaraí, as ruínas jesuíticas do centros missionários de Trinidad e o monumento a Solano Lopez. 






A poesia selecionada faz parte do Projeto RotaMundo, em parceria com o blog Poesia na Alma. Neste mês de junho teremos poesias dos países que compõem a América do Sul: Paraguai, Bolívia e Peru. Para encontrar as demais obras, visite nossas redes [Instagram e Youtube]. Para saber quais os poemas escolhidos por Lilian Farias, visite o blog Poesia na Alma e suas redes sociais.

quarta-feira, novembro 17, 2021

Mensagem - Fernando Pessoa

 Fernando Pessoa é um dos poetas mais aclamados da literatura Portuguesa. Numa belíssima edição extra do Clube de Literatura Clássica, em que a obra principal escolhida foi Livro do Desassossego, Mensagem foi o título escolhido para complementar o kit, e após finalizar a [re]leitura, resolvi falar a respeito dela por aqui.

Mensagem se divide em três partes, intituladas Brasão, Mar português e O encoberto. Fazendo alusão ao lema de Virgílio - MENS AGitat molEM [A mente agita a matéria], o conjunto de poemas aqui reunidos tratam do passado de Glória das terras lusitanas, bem como do espírito decadente que se instaurou na nação no período em que os 44 poemas foram escritos. 

Com ares nacionalistas, a valorização das virtudes portuguesas seria um ensejo para retornar aos tempos áureos. Os versos que compõem as três partes possuem um ar sebastianista, simbolizando a mitologia cultural do país. A estrutura tripartida conta com uma citação em latim ao dar início a cada uma delas. A edição conta também com várias notas de rodapé, a fim de se contextualizar historicamente os poemas. 

As armas e brasões de Portugal, o período desbravador das Grandes navegações - em que Portugal se destacou como Estado Nacional - personagens como Fernão de Magalhães, Vasco da Gama e o próprio D. Sebastião são representados por Pessoa. 

Mensagem é uma obra que bebe por completo dos períodos históricos portugueses, e Fernando Pessoa aplica com maestria e encanto sua composição. Obra mística, suntuosa, Possessio Maris

Tudo vale a pena 

Se a alma não é pequena.





 Para comprar uma edição do livro Mensagem, clique no link abaixo e contribua com o funcionamento do blog. Viele Danke!



terça-feira, novembro 09, 2021

Dramaturgias Vol. I - Uma antologia de Teatro vencedora do Prêmio Ariano Suassuna

Vencedor do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia, importante premiação literária pernambucana, o presente volume I de Dramaturgias nos apresenta os participantes vencedores das diversas categorias do evento, que visa incentivar a escrita dos autores, bem como preservar aspectos da identidade da cultura pernambucana. Como diz o nome, trata-se de uma homenagem a uma das figuras mais proeminentes do Teatro nordestino. 



São dois segmentos a serem premiados, sendo que no de Cultura Popular, as categorias são Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, e Grupos/Comunidades. E também o segmento Dramaturgia, dividido em Teatro para infância e juventude, Teatro Adulto e Teatro de formas animadas

As peças carregam traços da cultura popular, como rituais religiosos, personagens que simbolizam crenças e o cotidiano do indivíduo nordestino, mitos, festas populares, medicina do povo, culinária local, entre vários outros. As peças contidas nessa edição abordam temas como a Ditadura militar, como a peça em dois atos intitulada A dança ou o Evangelho, de autoria de Alberto Amaral, 2° lugar no Teatro Adulto. 

Outra peça que levou o segundo lugar na categoria Teatro Adulto foi Sina, de autoria de Andala Quituche, que presenteia o leitor com a trama de vida de Mateus e Catirina, com desenvolvimento e desfecho trágicos, envolvendo o leitor a cada parágrafo/diálogo.

Um conto de Marias ou de Maria Flor é uma metáfora cruel sobre abuso na infância. Premiada na categoria Infância e Juventude no ano de 2016, dividida em dois atos - é de autoria de Raphael Gustavo. 

Outro ponto interessante a comentar a respeito do livro é que a cada início de peça, há um pequeno trecho introdutório a respeito dos autores, e a produção gráfica, que remete a Xilogravuras, outro traço forte de nossa cultura artística. 

Em suma, é um livro para ser apreciado em pequenos goles, pois cada peça é única em suas temáticas e linguagens, embora compartilhem de pontos semelhantes em suas construções. 

A voz da História Oficial informa: o Brasil é tricampeão mundial de futebol. O mundo, mais uma vez, curva-se diante do Brasil. Parabéns, campeões! Depois de um título desses, tudo é possível, até um milagre. E milagres acontecem, afinal, Deus é brasileiro, Pra frente, Brasil!