quinta-feira, novembro 28, 2019

[HQ] Game of Thrones Volume I

 O final da série da HBO, Game of Thrones, baseada na série de livros do escritor George R. R. Martin, foi polêmico. Uma grande parte de seus expectadores se sentiu frustrada com o desfecho de personagens essenciais da trama; outra parte achou satisfatória, alguns outros amaram. Opiniões divididas à parte, dentre os meus personagens preferidos [que não morreram no decorrer da história], três deles tiveram um final digno. 



Me sentindo órfã da produção, decido encarar a leitura da versão em quadrinhos, e com grata satisfação revisitei acontecimentos importantes da história de Westeros. A guerra dos tronos Volume I dá início à saga da família Stark, desde o encontro com os filhotes de lobo até a partida de Ned Stark para King's Landing. Somos apresentados também a Daenerys e Viserys no outro lado do oceano, e a suntuosa e influente família Lannister. A HQ ilustra os patrulheiros da Muralha se encontrando com um mal até então desconhecido, e que avança ameaçadoramente rumo ao sul... 

Daniel Abraham e Tommy Patterson assinam a versão em quadrinhos de uma das histórias do gênero Fantasia mais aclamadas nos últimos anos. Com aprovação do próprio George Martin, o projeto reúne os seis primeiros volumes publicados originalmente nos EUA. 

Aqui no Brasil foram lançados ainda mais 3 encadernados. em suma, a graphic novel possui um trabalho gráfico aprimorado, caracterizando com esmero os personagens iniciais. Vale a pena ter no acervo, principalmente os fãs da franquia...

Caso queira comprar um exemplar, clique neste link

terça-feira, novembro 19, 2019

Poesia Espanhola - das origens à Guerra civil

Organizado por Fábio Aristimunho Vargas, Poesia Espanhola - das origens à Guerra Civil é uma obra que reúne textos que remontam a diversos períodos da literatura espanhola, sendo de extrema importância para quem tem apreço pela história da Península Ibérica

Os períodos representados nessa publicação da Editora Hedra são o Século de Ouro, A Ilustração, Medievo, Romantismo e as gerações de 98 e 27. Nesses ciclos literários estão inseridos trabalhos de Gonzalo de Berceo, Garcilaso de la Vega, Santa Teresa de Ávila, Góngora, Lope de Vega [talvez o mais conhecido], Francisco de Quevedo, Calderón de la Barca, Rosalia de Castro e Federico Garcia Lorca [outro nome bastante popular na poesia espanhola]. 

A seleção dos principais nomes de cada escola literária foram feitos com a finalidade de representar ao público leitor os textos mais significativos e emblemáticos. Bem como a tradução acurada, a fim de se preservar elementos a princípio intraduzíveis da língua, tais como ritmo e técnicas. 


Lembra-te da minha vida,
porque viste
meu partir e despedida
ser tão triste.

Recuérdate de mi vida
pues que viste
mi partir e despedida
ser tan triste.
Iñigo López de Mendoza - Marquês de Santillana

 

Já não choro..., e apesar de angustiada
e afligida minha alma, apenas
de seu cárcere estreito e sombrio
ousa abandonar as trevas
para banhar-se nas ondas
de luz que o espaço recheiam. 

Y no obstante, agobiado
y afligido mi espíritu, apenas
de su cárcel estrecha y sombría
osa dejar las tinieblas
para bañarse en las ondas
de luz que el espacio llenan.

Rosalia de Castro

A obra conta ainda com um apêndice apresentando cada um dos poetas que compõem a antologia, além de informações linguísticas pertinentes com os textos. Esse título faz parte de uma coleção composta de 4 livros: Poesia galega, Poesia basca, Poesia espanhola e Poesia catalã. Já falei sobre Poesia Galega neste post

Para adquirir um exemplar de Poesia Espanhola, clique neste link da Amazon, e assim você contribui com o blog. Viele Danke. 


sexta-feira, novembro 15, 2019

Historietas e aforismos de Kafka

 Recebi de uma amiga o exemplar intitulado Contos, fábulas e aforismos, de Franz Kafka, e tão logo me foi possível, dei início à leitura. Publicado pela Ed. Civilização brasileira, trata-se de um conjunto de contos, historietas e "frases de efeito" do escritor tcheco Franz Kafka, falecido em 3 de junho de 1924. 




A obra de Kafka não é gigantesca, mas possui grande relevância na literatura mundial. Criador da célebre obra A metamorfose, Kafka pediu a um amigo que queimasse seus escritos após sua morte, e o amigo testamenteiro não atendeu à sua recomendação [para nossa sorte].

Através desses pequenos textos, o leitor pode descobrir o escritor talentoso e significativo que foi Franz Kafka. Nota-se um teor existencialista e melancólico em sua obra, bem como um apurado senso crítico perante as burocracias e convenções sociais. 

Decerto a cada texto lido, é possível descobrir/desvelar a faceta melancólica e exigente do autor, repleta de inquietações e que desperta reflexões de seu caráter provocativo. 

Eu vivera com prazer, e morria da mesma maneira.


A virtude, num certo sentido, não passa de desconsolo.

A partir de certo ponto não há mais qualquer possibilidade de retorno. É exatamente esse o ponto que devemos alcançar.

quinta-feira, novembro 07, 2019

Tarântula: poesia harmoniosa e surrealista de Bob Dylan

 Bob Dylan foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2016 e o ocorrido gerou grande polêmica. Entre os que gostaram ou não do resultado, é inegável reconhecer o talento do artista na música, sendo o criador de composições de forte cunho social, que levanta críticas a respeito de temas como racismo, antissemitismo, política e afins.




Tarântula soa como uma espécie de extensão de suas letras no campo da poesia. Contém versos como estruturas alternadas, que vão da prosa poética ao verso, sem lógica aparente. Os textos de Tarântula remontam ao período em que Highway 61 Revisited e onde on Blonde eram lançados na mídia. É possível notar ecos de músicas como Tombstone Blues e Desolation Row na tonalidade de seus devaneios lírico-poéticos. 


Traduzido numa nova edição por Rogério de Galindo e publicado pela Tusquets Editores, Tarântula é um brinde ao reconhecimento dos fãs para com sua obra. e também uma afirmação de seu caráter turbulento-criativo, que permite ao leitor uma viagem pela mente surrealista de Bob, em meio a protestos político-sociais, urbanidade e cotidiano do artista e da sociedade em que estava inserido.



sexta-feira, novembro 01, 2019

[Poemas] - Adonis



Adonis é um dos poetas árabes mais importantes de nossa geração. Considerado por muitos como o maior vivo. Sua poesia é arraigada do modernismo do ocidente, embora possua elementos da cultura árabe invocados através de seus versos. Em Adonis, existe um politeísmo de vários prismas. Sua poesia está em constante mutação, não se prende ao espaço-tempo ou a lugares-comuns. Há espaço para poética e política. Surrealista e revolucionário. Evoca o passado pré-islâmico e pagão.

O que é o anoitecer?
discurso de despedida.

[Poemas], de Adonis - pseudônimo de Ali Ahamed Said Esber - é uma publicação da Editora Companhia das Letras. Reúne seu trabalho desde a década de 1950 até os anos 2000. Viveu no Líbano durante algum tempo e depois na França, se refugiando da Guerra Civil Libanesa. Além de poeta, é ensaísta, tendo vários de seus trabalhos publicados em francês.