Poesia Galega - das origens à Guerra Civil

Publicado pela Editora Hedra numa singela edição de bolso, Poesia Galega - das origens à Guerra Civil foi traduzida e organizada por Fábio Aristimundo Vargas e compila grandiosos textos da literatura galega, dividida por alguns principais períodos históricos, com poemas que vão das cantigas galego-portuguesas até o período da Guerra civil Espanhola, que durou até 1939.



Os ciclos literários se encontram bem divididos e representados, como o período Medieval, Séculos Escuros, Pré-ressurgimento, Ressurgimento, Intersecular e literatura de Pré-guerra do século XX. É possível para o leitor encontrar nomes como Rosália de Castro, Eduardo Pondal, Amador Montenegro e Federico García Lorca, este último bastante popular e mais conhecido do público não muito familiarizado com a poesia galega/espanhola. 

Durante o período medieval houve um movimento poético em toda a Península Ibérica, tendo o Trovadorismo, a lírica sacra e profana e Cantigas de Santa Maria como principais elementos de sua composição. 

Nos Séculos Escuros praticamente não houve produção literária galega, mas num contexto histórico, os séculos XVI a XVII compreendem substituições da nobreza local por uma castelhana, por motivos políticos. Porém, temos Cura de Fruíme e Xosé Cornide representando a época com suas obras. A partir daí, no Pré-ressurgimento, houve uma recuperação da importância da língua galega, representada principalmente pela obra de Francisco Añon.

Já no século XIX [Ressurgimento] o renascer da cultura e da literatura galega tem como marco inicial a publicação de Rosália de Castro, em 1863, de seus Cantares Galegos. Além dela, despontam Eduardo Pondal e Manuel Curros Enriquez, representando o período. O período Intersecular, do fim do século XIX ao início do século XX, o gênero lírico acaba por entrar em decadência.

A literatura pré-guerra é representada na antologia pela obra de Xoán Vicente Viqueira Cortón, Manuel Antonio, incluindo-se também García Lorca. O livro conta com um apêndice, contendo notas sobre os autores, a grafia na poesia galega, entre ouros pontos interessantes para se conhecer mais a respeito da lingua. 

Pode ser uma leitura que não seja popular, mas possui grande importância àqueles que amam poesia, línguas latinas e afins...


12 comentários:

  1. Olá, Maria.

    Com certeza para que gosta de poesias esse livro é um prato cheio.
    Confesso que não sou de ler poesias, mas fiquei interessada na leitura para obter um pouco mais de conhecimento a respeito se seu surgimento. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?

    Eu adoro ler poesias, e esse é um livro que eu certamente vou querer ler, adoraria conhecer mais sobre. Obrigada por compartilhar!!! Adorei o post.

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  3. Anos que não ouvia falar sobre a literatura / poesia Galega. Sem dúvida uma leitura antes de qualquer coisa, para conhecimento, que tem uma bagagem histórica valiosíssima e certamente muito a agregar. Amei a sua dica! Me lembrou das aulas de literatura da faculdade. Gostei também da sinceridade, apesar de não ser popular, nem sempre é fácil de ler, mas vale muito a pena o esforço. Parabéns pela resenha fugir os óbvios best-sellers.

    ResponderExcluir
  4. É incrível como sempre que passo por aqui fico desejando ler o livro indicado!rsrs Já estou louca por este livro e não sei o que faço da minha vida, com tantas histórias na lista e sem tempo para ler todas. :(

    Eu amo poesia e também amo a língua latina, então, o livro já tem tudo para me apaixonar! E através dele se conhece um pouco da história, das principais obras poéticas de cada um desses períodos, e como amante de História este é outro motivo para que o livro tenha despertado o meu interesse. Necessito dele!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro deve trazer muitas poesias lindas, que para os amantes desse estilo literário é uma joia a ser encontrada. Excelente dica.

    ResponderExcluir
  6. Oi, acho super interessantes assuntos relacionados à cultura da península ibérica, então amei descobrir sobre a existência desse livro pelo seu post, já fiquei curiosa para ler também.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Achei o conteúdo bem didático e pra quem está estudando, com certeza fará um bem enorme ler e conhecer sobre todas essa variações e sobre como as poesias eram escritas, sobre como era diferente e tão bonito há tanto tempo atrás. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  8. Adoro poesias, e que ótimo saber sobre essa obra. Adorei sua resenha e fiquei muito afim de conhecer essa leitura. Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Eu estou vendo um pouquinho da poesia galega na matéria de literatura portuguesa, tenho achado bem interessante porque casa muito bem com o contexto histórico, isso é muito legal, não sabia que a Hedra tinha publicado algo relacionado a isso mas já quero ler o quanto antes!

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria Valéria, como está?
    Como boa amante de História e meio que historiadora por vocação (eu na verdade me formei em Letras), já que pesquiso muito para os meus romances, esse livro com certeza eu quero na minha estante e principalmente, na minha lista de leitura! Poesia é com certeza algo que amo e conhecer as origens desse nicho na Espanha deve ser uma verdadeira viagem, ainda mais para quem, como eu, estudou duas cadeiras de Latim na faculdade.
    Abraços e beijos, Lady Trotsky...
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, principalmente pela minha mãe, que gosta desse tipo de livro, porém não é algo que estou acostumada a ler, até por não estar muito familiarizada com livros históricos, poesia galega, etc.

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem? Eu não era fã de poesias, mas tenho lidos vários livros do gênero e amado! Esse já vai direto para a minha lista ♥ Um beijo.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.