Especial Halloween - Terror na Tela [Parte I]



Bom, ontem eu fiz um post com os livros de terror do meu acervo, e hoje eu decidi fazer uma lista dos filmes de terror que eu mais gosto. Como foram 26 filmes [não deu pra diminuir a lista mais do que isso], eu serei breve e deixarei alguns com link para assistir no youtube e o link da página deles no Filmow, para que vocês confiram a descrição de cada um. Vamos à lista:

Os inocentes [1961] 
Baseado na obra de Henry James, A volta do parafuso. Confesso que achei extremamente assustador. Você pode assistir completo aqui


O chamado [2002]
Um dos mais famosos filmes de terror da atualidade. Eu só assisti a versão americana. Existe um mangá da história, e eu já falei sobre ele aqui. Assista o filme dublado no youtube. 




Esse filme teve um remake produzido há alguns anos, e eu não sei dizer se gostei mais dele ou do original. Mas quem quiser pode assistir a versão mais atual, que se chama Viagem Maldita. Fala sobre uma família num trailler, no meio do deserto, que é atacada por um bando de canibais. As cenas são chocantes e dão pavor. 


Halloween [1978] 
Falar sobre filmes de terror e deixar de fora algum da série de John Carpenter seria o cúmulo do absurdo. 
O assassino Michael Myers é um dos personagens mais populares quando se fala em filmes de terror. Não são filmes de apavorar, mas rendem alguns [bons] sustos e é um clássico. 




Outro filme da década de 70 que me impressionou bastante. Me lembrou bastante o clima de O bebê de Rosemary, mas assustou bem mais... 



Esse é mais um da década de 60, composto de três contos horripilantes. Foi devido a esse filme que a banda Black Sabbath escolheu seu nome [Black Sabbath é o título original do filme]. O pingo d' água e O telefone são os dois contos que mais gostei de ver. Achei o último conto mais fraquinho, mas ainda assim é válido assistir...




Dracula [1931] 
A minha versão preferida de Dracula é a dirigida por Tod Browning, com Bela Lugosi no elenco. O filme é fantástico, e você pode vê-lo no youtube, dividido por partes, com legenda em português. 



Ecos do além [1999]
Outro filme que me deixou de cabelo em pé quando assisti. Relativamente novo, mas com um teor de suspense pra ninguém botar defeito. É sobre um pai de família que, depois de se submeter a uma hipnose, acaba desencadeando uma transformação em sua percepção, e ele passa a ver coisas estranhas a partir daí. Encontrei na versão dublada aqui. 



Mais assustador que O massacre da serra elétrica, eu achei O início bem mais brutal e horripilante. Acreditem em mim, o som de uma motosserra apavora qualquer um [Noites de Terror do Mirabilândia].  Imaginem ser perseguido por um louco assassino, num local inóspito, à noite, tendo seus amigos mortos um a um na sua frente... É nesse clima aterrorizante que o filme se desenrola. É do tipo de filme que um apaixonado por cinema de horror precisa assistir... Mas não deixem de conferir as versões mais antigas...



Quem me conhece sabe que dos filmes de terror, os asiáticos me assustam ainda mais do que os americanos. Almas Reencarnadas não poderia ficar de fora dessa lista. É infame, de tão assustador. Mais um que recomendo que seja assistido quando não tiver ninguém em casa, além de você... 



O clássico de todos os clássicos. O mais polêmico na história do cinema de terror, devido às mortes misteriosas que rondaram o set de produção durante e depois da película concluída. O exorcista até hoje é um dos filmes mais cultuados do cinema pela temática diabólica. Reagan, a garotinha possuída, ganhou até um joguinho on-line que me fez dar um grito enorme na primeira vez que joguei. Ela virou ícone e até acessórios você pode encontrar pela net com sua face assustadora... 


Nosferatu [1922]
E quem diria que um filme mudo e alemão fosse me impressionar pela sua beleza e morbidez... Nosferatu é o marco do Expressionismo alemão [uma das minhas 'escolas de cinema' preferidas]. Mais uma grandiosa adaptação da obra de Bram Stocker, mas por motivos autorais, teve seu nome modificado para Nosferatu. Sombra e luz nesse filme são utilizados de forma magistral. Confira o filme completo aqui.



Pra fechar o post, vamos de um dos clássicos baseados na obra de Stephen King: Pet Sematary. Com direito a música do Ramones e gato preto assustador, a filme é praticamente a mesma coisa do livro. Não vi diferenças discrepantes e rende altos sustos, sem contar os detalhes de maquiagem, trilha sonora e interpretações. É um dos meus queridinhos, com certeza... 




Amanhã eu posto os 13 restantes... Foi difícil escolher só esses, em virtude de tantos que já assisti, mas espero que tenham curtido a lista. Aproveite e deixe nos comentários quais os que você já viu, os que te deram mais medo, os preferidos, que desejam ver... enfim... 
Agradeço a quem sempre passa aqui. E amanhã tem mais Especial Halloween...

5 comentários:

  1. Adorei a sua lista, bem sombria, tirando o Chamado, Halloween, o Massacre da Serra Elétrica, os demais ainda não assisti. Me deixasse curiosa, mulher :D Muito bom gosto!
    só por causa disso eu vou procurar na locadora!

    Beijos Valéria!

    ResponderExcluir
  2. Oi, que lista mais aterrorizante hein rs
    De todos eu só assisti o chamado, mas acho que não teria coragem de ver os outros não.

    Bjus.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Sou muito medrosa para assistir esses filmes. Não curto!
    Sou mais adepta do suspense do que o terror.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Passo longe de filmes de terror. Tenho pavor até das capas!!! kkkkkkkkkkkkkkk
    Porém muitos dos que você citou ai eu já ouvi falar um bocado.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Poxa Val As três máscaras do terror, Ecos do Além, O Exorcista, O Chamado, Nosferatu (um clássico!), são filmes muito bons!
    Esse Almas Reencarnadas eu não gostei nadinha, lembro de ter achado a coisa mais sem noção do mundo hahahaha.
    E o Drácula com o Bela Lugosi eu não engulo até hoje...mas sou APAIXONADA pelo ciclo de filmes feito pela Hammer com o Christoper Lee como Drácula e o Carmilla com a Ingrid Pitt ♥

    Aguardo o restante dos filmes ;)

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.