12 Meses de Poe [Poema] - Um sonho dentro de um sonho (a dream within a dream)

"Tome este beijo sobre tua fronte!
E, apartando-me de ti agora,
Permita-me confessar -
Não erras, ao supor
Que meus dias têm sido um sonho;
Ainda se a esperança esvaiu-se
Numa noite, ou num dia,
Numa visão, ou em nenhuma,
Tudo aquilo que vemos ou nos parece
Nada mais é do que um sonho dentro de um sonho.

Permaneço em meio ao bramido
Da costa atormentada pelas ondas,
E seguro em minha mão
Grãos dourados de areia -
Quão poucos! e contudo como arrepiam
Por entre meus dedos às profundezas,
Enquanto choro - enquanto choro!
Oh Deus! não posso eu segurá-los
De punho mais firme?
Oh Deus! não posso salvar
Um único da onda impiedosa?
Tudo aquilo que vemos ou nos parece
Nada mais é do que um sonho dentro de um sonho."

12 comentários:

  1. Que poema maravilhoso do Poe aqui em seu blog Maria, fiquei encantada e é sempre bom lermos algo assim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Val, tudo bem?
    Menina estou amando acompanhar o seu projeto 12 meses de Poe, estou relendo obras lindas do autor e conhecendo outras maravilhosas também. Esse poema é um deles, não conhecia, mas amei a intensidade da escrita, característica marcante do Poe.
    Amei o post
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho esse projeto muito digno. Para os fãs então nem se fala. Mas eu, particularmente não me interesso tanto. Não faz meu tipo. Mas que o projeto continue e seja maravilhoso. Como sei que está sendo.

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gosto muito A. Põe mas conheço muito pouco e esses poemas são de arrasar, arrepia e faz refletir também, mexe com a alma.
    Parabéns pelo projeto.

    ResponderExcluir
  5. Oi Maria, este é um dos poucos poemas que eu conheço do Poe. O projeto está caminhando bem?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o poema, achei muito lindo e tocante.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Maria!
    não sou muito de ler poemas, mas gostei desse, é bem profundo. Queria ler mais coisas do Poe.

    beijos!
    https://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Val, Poe e sua obras misteriosas e sombrias. Gosto muito da escrita dele e ador acompanhar seus posts. Preciso pegar algo dele para ler, pois faz tempo que não o faço. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não sou chegada a poemas, sinto que nunca entendo a complexidade deles. Mas gostei de conhecer um pouquinho da obra de Poe, que é tão aclamada.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu não consigo curtir muito Poe. Li esse poema e gostei do que ele apresentou, mas não consigo amar 😑
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Uau, que poema intenso, a cara do Poe.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Oie
    me sinto envergonhada de ainda não ter lido nada do autor mas adorei o poema e espero com certeza poder ler em breve algo para matar minha curiosidade

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.