A môça possessa, um mistério da série Carter Brown

Nascido na Inglaterra e tendo vivido na Austrália, Carter Brown é um dos pseudônimos literários de Alan Geoffrey Yates, um escritor famoso por seus livros policiais de ficção. Chegou a escrever western e ficção científica usando outros pseudônimos, mas foi com o nome Carter Brown que passou a ser mais conhecido, escrevendo uma série de histórias de Mistério e Crime com ambientação noir dos anos 1950/1960. 


Al Wheeler é um dos personagens que protagonizam seus livros, e em A môça possessa, ele está a investigar um caso de assassinato de uma mulher encontrada morta na área externa de uma clinica psiquiátrica. Seguindo as poucas pistas que possui, Al acaba descobrindo a verdadeira identidade da vítima e se depara com um caso repleto de intrigas, dinheiro roubado e até um culto satânico.

A trama é ambientada em Pine County, na California e a narrativa é recheada de diálogos sarcásticos típico de tiras e capangas. Os estereótipos comumente apresentados em livros do gênero estão inseridos de maneira que - para os padrões atuais - podem parecer datados, mas que certamente na época em que foram escritos, justificam a alta vendagem dos títulos em vários países. 

Com poucos capítulos distribuídos em pouco mais de 100 páginas, A môça possessa cumpre bem a sua proposta de entreter o leitor entregando uma trama limpa, com dosagens acertadas de mistério, aventura e sensualidade. A ambientação dá um clima ainda mais entorpecente aos personagens e suas ações, deixando-nos em suspenso, ávidos pelo desfecho que se revela satisfatório ao que se propõe. 

Ideal para os amantes do gênero, que certamente vão se deliciar na tentativa de descobrir junto com o detetive Wheeler a solução deste crime...




18 comentários:

  1. Oi, como vai?
    Esse parece ser um daqueles livros que a gente lê em poucas horas por ter poucas páginas e um enredo que nos prende. Gostei demais da premissa e da sua resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Não conhecia este e sou fã do gênero. Com certeza hoje em dia só se encontra em Sebos né?

    ResponderExcluir
  3. Para quem gosta desse tipo de leitura, parece uma ótima opção. Gostei muito de conhecer um pouco sobre a obra e sobre esse pseudônimo do autor.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  4. Oie, tudo bom?
    Também adoro histórias policiais antigas!
    É muito legal ver como o pessoal descobri as coisas antes da tecnologia que temos hoje, não é? Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas curti conhecer. Apesar de não ser um gênero que eu curta muito de ler, para quem gosta deve ser uma leitura ótima. Bela resenha!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Não conhecia esse autor, mas adoro histórias policiais e livros antigos, então acho que gostaria desse livro também. O enredo parece ser bem envolvente, tem até cultos! Com certeza vou dar uma olhada para lê-lo, adorei a indicação.
    Beijos!
    Meio Wandinha

    ResponderExcluir
  7. Se olhasse apenas a capa não iria imaginar que seria um bom policial. E sendo fã do gênero vou anotar sua dica, só não sei se consigo achar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que interessante essa premissa. Adoro um mistério e a capa me lembra aquelas revistas bem antigas.
    Gostei da dica.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Claro que eu não conhecia o livro ou mesmo o autor e é por isso que gosto de suas resenhas, elas sempre me apresentam algo novo e sem dizer que são ricas em informações. O tipo de escrita me agrada, mesmo que o título tenha me passado uma ideia meio sombria, o que não parece ser o caso. Parabéns.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oie, não conhecia seu blog e adorei! Esse nao é um gênero que leio e confesso que a história não despertou muito meu interesse, mas por ser tão curtinho acho que vale a pena a experiência.

    ResponderExcluir
  11. Ola
    Gosto muito do gênero, pois me prende muito quando bem escrito e eu definitivamente devoro o livro querendo desvendar o crime..rsrs. Vou procurar esse livro aqui na minha cidade, quem sabe o encontro.
    Adorei o blog.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que livro interessante. Eu não o conhecia e adorei a premissa, parece ser uma leitura bem rápida e envolvente.

    ResponderExcluir
  13. A capa desse livro ♥ Adoro essas capas antigas, são muito divertidas e diferentonas. Esse eu ainda não conheço, mas gosto bastante de livros de mistério, ainda mais se tiverem uma pegada sobrenatural.

    ;*

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Esse livro parece ser muito bom mesmo, não vejo a hora de conferir essa obra pois, amo o gênero.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Cara, que capa sensacional! Por ser bem antiga, torna-se uma relíquia, parabéns por ter um exemplar tão bonito! Eu curto romances noir, mas admito que curto mais os escandinavos, mas espero poder ler esse também, até porque não o conheço. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  16. Olá, não conhecia o livro, mas como fã de romances policiais não tem como não ficar curiosa *-* Anotei a dica e espero acha-lo para ler.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Conheço vagamente o autor de nome, mas nunca me interessei pela literatura dele (no modo geral, estou bem distante da literatura policial). A história não me atraiu muito, especialmente depois que vi essa capa. Eu entendo que seja uma edição antiga, mas, nossa, parece nada a ver. Mas que bom que o livro, mesmo tendo poucas páginas, conseguiu ser bom. Gostei da dica, embora não seja o meu tipo de leitura.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Que demais! Como é que eu não conheci esse autor antes? Amo histórias que envolvem crime e mistério! Vou procurar agora mais obras desse autor para ler depois haha, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.