Escritores que passaram pela Faculdade de Direito do Recife

Localizada na capital pernambucana, A Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco -  antiga Faculdade de Direito do Recife - foi palco de figuras ilustres da literatura brasileira. Várias personalidades do século XIX e XX frequentaram o espaço, e neste post resolvi apresentar alguns destes importantes cidadãos.


Castro Alves foi um poeta brasileiro. Sua obra é marcada pelo combate à escravidão, tendo criado suas primeiras poesias aos 17 anos. Teve uma vida precoce, ceifada pela tuberculose. Chegou a ser reprovado no primeiro exame de admissão prestado para a FDR, mas em outra tentativa, consegue matricular-se. Suas obras mais importantes são Navio Negreiro e Espumas Flutuantes... 


Tendo sido reprovado na Faculdade do Largo São Francisco, Raul Pompéia - junto com vários outros estudantes - se matricularam na Faculdade de Direito do Recife a fim de concluírem seu curso, devido a divergências ideológicas a respeito da abolição da qual ele era adepto. Escreveu em jornais, não tendo exercido a advocacia, apesar de ter concluído o curso sem maiores percalços. Suas colocações partidárias o levaram a romper com amigos e tais perturbações o levaram ao suicídio, com apenas 32 anos. Sua obra mais famosa é O ateneu


Graça Aranha foi graduado na Faculdade de Direito de Recife, foi escritor e diplomata. Conhecido por ser um dos organizadores da Semana de Arte Moderna ocorrida em 1922, em São Paulo, além de autor pré-modernista e Imortal da Academia Brasileira de Letras. Natural do Maranhão, atuou em Londres como diplomata. Já no fim de sua vida, rompe em definitivo com a Academia, afirmando que ela não se renovava. Dentre suas obras, destaca-se Canaã, publicada em 1902. Morre aos 62 anos, em 1931.


Abandonando o curso de Direito no quarto ano, o poeta boêmio Fagundes Varella é considerado um dos maiores expoentes de sua geração. Morto aos 33 anos, viveu boa parte da vida sustentado pelo pai. São de sua autoria as obras Noturnas e Vozes da América.


Augusto dos Anjos foi um poeta natural da Paraíba. Suas poesias faziam uma crítica ao idealismo egocentrista do início do século XX. Em 1903 passou a frequentar a FDR, concluindo seu bacharelado em 1907. Morreu aos 30 anos, vítima de pneumonia. Pouco antes de sua morte publicou seu único livro de poemas: Eu.


João Franklin da Silveira Távora, mais conhecido por Franklin Távora nasceu no Rio de Janeiro e foi um advogado, político e romancista brasileiro. Matriculou-se na Faculdade de Direito no ano de 1859, formando-se poucos anos depois. Sua obra é de cunho regionalista e O cabeleira é seu livro mais famoso. Foi crítico ferrenho de José de Alencar, abordou lendas populares e traços da cultura nordestina e chegou a ser homenageado pela Academia Brasileira de Letras. Viveu até os 46 anos, tendo falecido em 18 de agosto de 1888, poucos meses após a abolição da escravatura.



José Lins do Rêgo nasceu em 1901, assim como Augusto dos Anjos é paraibano. Na literatura brasileira, é um dos expoentes dos romances regionalistas. Sua obra apresenta elementos característicos de sua infância nos engenhos. Na adolescência, ingressa na Faculdade de Direito. Foi amigo de Gilberto Freyre. Sua obra mais conhecida é Menino de Engenho, mas vale a pena mencionar os títulos Fogo Morto, Banguê e Riacho Doce... Faleceu em 1957, aos 56 anos...



Um dos mais conhecidos e respeitados escritores nordestinos da atualidade sem sombra de dúvidas é Ariano Suassuna, natural da Paraíba mas que adotou Pernambuco como sua terra, Ariano contribuiu para a literatura brasileira com obras notáveis como Auto da Compadecida, O santo e a Porca e O casamento suspeitoso. Idealizou o chamado Movimento Armorial e defendeu a cultura do Nordeste com bastante afinco, e isso se refletia em suas publicações... Faleceu em Recife, aos 87 anos... 


Ruy Barbosa frequentou a Faculdade de Direito de Recife em meados da década de 1860. Foi um importante jurista, diplomata, escritor, tradutor e orador. Teve uma notável carreira política como Deputado provincial, Deputado geral e Ministro da Fazenda. Foi amigo do poeta Castro Alves. Falece em 1923, após sofrer um edema pulmonal em julho do ano anterior, aos 73 anos. 

11 comentários:

  1. Deve ser muito muito muito legal estudar num lugar onde vários autores passaram, ainda mais o Ariano Suassuna que eu amo <3

    http://thereviewbooks.com.br/
    #thereviewbooks | @thereviewbooks

    ResponderExcluir
  2. Olá! Deve ser muito bacana poder estar em uma faculdade onde varias figuras literárias passaram, deve dá orgulho até! Muito bacana a ideia do post em trazer um pouco sobre esses escritores e mostrar o que eles tem em comum alem da paixão pela escrita!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa postagem! Muito interessante. Quem gosta de literatura clássica sabe que a maioria dos autores brasileiros estudou Direito, mas a gente só fica sabendo da galera do Largo São Francisco, aqui em Sampa.
    Gostei de saber mais sobre os que estudaram na faculdade do meu estado =D

    ResponderExcluir
  4. Grandes nomes da nossa literatura passaram por essa faculdade, hein? Ariano Suassuna, Ruy Barbosa, Graça Aranha... Nomes fortes. Não sabia dessa conexão entre eles.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua ideia de post,adoro post informativos.. Não fazia ideia de que esses autores cursaram direito..
    Deve ser incrível estudar numa instituição que vários nomes estudaram..
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Como assim Castro Alves e Augusto dos Anjos??? Adoro suas obras, mas não fazia ideia disso! E José Lins do Rêgo? Li Menino de Engenho no ensino médio, mas minha professora pouco contou de sua história. Post interessantíssimo, é algo da cultura que, mesmo que não seja aplicável ao cotidiano, serve ao propósito de enxergamos nos escritores seres humanos como nós.
    Abraços! :)

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Muita gente ilustre,achei muito interessante o post principalmente para quem curte a literatura brasileira e desses autores o meu favorito sem dúvida é o Ariano❤

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Aqui meus escritores de tempos de escola, penei pra interpretar Navio Negreiro rs
    E me parece que na época era comum que todos fizessem Direito pelo menosmenos é o que eu percebo.
    Adorei a matéria, me deu saudade dos tempos de escola que era bem diferente do sistema de hoje, éramos obrigados a conhecer a vida do escritor e ler pelo menos um livro de suas publicações.
    Parabéns. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oiieee

    Curioso notar que uma boa parte desses gênios morreu jovem, como o Castro Alves que até hj é lembrado (com merecimento com certeza). Legal conhecer esses talentos que passaram por Recife, a gente às vezes conece por nome mas sabe tão pouco sobre as vidas pessoais que tiveram. Adorei conhecer m,ais de cada um.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, amei conferir essas curiosidades literárias. Incrível quantos autores marcantes passaram por essa faculdade. Super interessante o post.

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia a maior parte destes autores… Foi interessante poder conferir alguns dados dos mesmos.

    Post diferente e enriquecedor! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.