† O despertar de Cthulhu em quadrinhos †

Publicada pela Editora Draco e fazendo parte de uma trilogia antológica de terror, O mito de Cthulhu é uma adaptação em quadrinhos de contos consagrados do escritor americano H. P. Lovecraft. Ilustrada por nomes como Dudu Torres, Márcio de Castro e Samuel Bono - entre outros - e organizado por Raphael Fernandes, a hq conta com oito histórias ilustradas em preto, branco e verde, inserindo o leitor num universo de imagens inconcebíveis para a sã consciência da Humanidade.


Os tentáculos das criaturas abissais de aparência terrorífica nos transportam por entre mundos e mentes doentias, bizarras e ensandecidas. O salmo do sangue antigo mostra um homem atormentado e que se encontra sem esperança por ter perdido tudo a buscar refúgio numa congregação religiosa que logo mostra ao seu novo adepto que algo muito esquisito ocorre com seus seguidores. Os tambores de Azathoth referencia o mago Aleister Crowley numa história macabra envolvendo explosões atômicas. 

Macio é sobre uma família atacada por um de seus membros, uma praga assolando a pequena cidade e repleta de vermes e bodes demoníacos. Sob a insana luz conta sobre estranhos desaparecimentos de cientistas que foram colher amostras no rio da cidade de Arkham. Em breve, nosso protagonista se depara com um culto assombroso e demoníaco infestando todos os lugares da cidade...

Isabella é uma antropóloga que se depara com estranhas manifestações ritualísticas numa tribo que visita em companhia de um amigo, e muito em breve ela descobre da pior maneira que faria parte de um desses rituais... Ilustrada e roteirizada por Lucas Pereira, é uma das minhas histórias favoritas... 

Ainda contamos com mais quatro contos que em nada ficam atrás dos já aqui mencionados. Nos deparamos com personagens enlouquecidos, protagonistas que se encontram em verdadeiro pavor para escapar do desconhecido e inóspito ambiente ao qual são lançados. O horror, o absurdo, o sufocante ambiente da atmosfera Lovecraftiana se descortina sob os olhos do leitor de maneira fantástica e aterradora. 

Em suma, é uma obra-prima dos quadrinhos brasileiros. Para os fãs do horror, eis uma boa pedida...





8 comentários:

  1. Deve ser o máximo essa HQ ainda mais pra quem tem vontade de ler Lovecraft, gostei muito da proposta que fica uma leitura mais dinâmica.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive o prazer de pegar esse quadrinhos nas mãos e ler.. As ilustrações são lindas e achei que transmite bem a atmosfera do conto! Acho uma otima dica pros amantes de hq e terror!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria, não conhecia estes quadrinhos, e confesso que leio poucas obras do gênero terror. Vou deixar esta dica anotada.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Val!
    Não conhecia a obra e fiquei super interessada afinal de contas é quadrinho e acho que iria gostar demais (amo HQs) porque nunca li nada de Lovecraft e essa seria uma iniciação perfeita. Adorei essa dica! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não tinha ouvido falar dessa HQ, mas confesso que não faz meu estilo. Eu já não sou muito de ler quadrinhos e terror é um gênero que eu sempre passo longe, tanto para ler quanto para assistir. Como nunca li nada do H. P. Lovecraft, não conheço os contos que inspiraram esta HQ e sinceramente não fiquei muito curiosa para ler.
    De qualquer forma, para quem gosta do gênero, deu para perceber que é uma ótima opção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem Val?
    Parece ser bem legal esse quadrinhos, curto muito Lovecraft, mais até que Poe. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oiiii,

    Quadrinhos não são muito a minha, mas a história parece ser realmente instigante e bateu uma pontinha de curiosidade.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Que bacana saber dessa obra em quadrinhos, pela sua resenha já fiquei bem interessada em ler, apesar de antes querer ler um livro de contos do Lovecraft que comprei há algum tempo.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.