quinta-feira, outubro 29, 2020

╬† A uma taça feita de um crânio humano - Lord Byron ╬†

Não recues! De mim não foi-se o espirito...
Em mira verás — pobre caveira fria —
Único crânio, que ao invés dos vivos,
Só derrama alegria.

Vivi! amei! bebi qual tu. Na morte
Arrancaram da terra os ossos meus.
Não me insultes! empina-me!... que a larva
Tem beijos mais sombrios do que os teus.

Mais val guardar o sumo da parreira
Do que ao verme do chão ser pasto vil;
— Taça — levar dos deuses a bebida,
Que o pasto do réptil.

Que este vaso, onde o espirito brilhava,
Vá nos outros o espirito acender.
Ai! Quando um crânio já não tem mais cérebro,
Podeis de vinho o encher!

Bebe, enquanto inda é tempo! Uma outra raça,
Quando tu e os teus fordes nos fossos,
Pode do abraço te livrar da terra,
E ébria folgando profanar teus ossos.

E por que não? Se no correr da vida
Tanto mal, tanta dor aí repousar?
É bom, fugindo á podridão do lodo,
Servir na morte enfim p′ra alguma cousa!...

Tradução de Castro Alves



quinta-feira, outubro 22, 2020

╬† Horror em clipes musicais ╬†

O Horror está representado em diversas facetas, seja na Arte, no Cinema, na Literatura e - por que não? - na Música. Grandes artistas já produziram obras que possuem um ar soturno, fantasmagórico, abusando de efeitos especiais, coreografias e figurinos que simbolizam medos sombrios, situações bizarras e afins num verdadeiro espetáculo iconográfico. Em alguns momentos, podemos não compreender de primeira as simbologias e representações nos clipes musicais, mas um olhar mais apurado consegue identificar esses aspectos.



Esse post tem a finalidade de mostrar alguns dos clipes musicais que possuem representações do Terror/Gótico em suas composições, que vão desde a características de Terror como referências diretas a grandes obras literárias e de seus personagens no gênero. 

Michael Jackson - Thriller

Impossível não lembrar em primeira mão desse grande clássico da música pop dos anos 1980. O clipe Thriller, do Rei do Pop Michael Jackson é uma obra-prima em formato de curta-metragem. Uma produção grandiosa que ficou no topo das paradas de sucesso por muito tempo, sendo considerado o álbum mais vendido na história da música, e que possui um enredo digno de filme de Terror: um casal vai ao cinema ver um filme de monstros e na volta pra casa, passam perto de um cemitério. Nesse momento, o mal aparece naquelas catacumbas e a moça se vê desesperada quando percebe que o seu noivo fazia parte daquela horda de zumbis. 

Aparentemente, tudo não passa de um sonho, mas aquele olhar em close ao final do vídeo deixa quem assiste naquela eterna dúvida. Você pode até não gostar de MJ, mas com certeza já viu o clipe em algum momento de sua vida... O gênero ganhou grande notoriedade naquele período devido à George Romero, alavancando vários filmes representados nessa temática. Não seria diferente com Thriller, que vai além de um simples clipe musical. É considerado mesmo um curta-metragem, devido à qualidade de seu enredo.



Ramones - Pet Sematary

Pet Sematary faz parte da trilha sonora do filme Cemitério Maldito; este, por sua vez, baseado no livro de Stephen King. Fez bastante sucesso na época em que foi lançado, sendo um dos trabalhos mais populares da banda de punk inglesa. O cenário é um cemitério. Apesar de mórbido, com direito a gelo seco e a banda passeando entre os túmulos, carrega certo alívio cômico. Já falei em outro momento sobre esse clipe aqui nesse post...

 Backstreet Boys - Everybody

Nesse clipe da boy band que teve grande relevância no final dos anos 1990 e um retorno significativo nos últimos meses, Everybody mostra uma representação de baile num castelo medieval, e os cinco membros do grupo se mostram caracterizados por um monstro diferente. Temos A múmia, O lobisomem, Drácula [Bram Stoker], Dr. Jekyll e Mr. Hyde [O médico e o monstro, Robert L. Stevenson] e O fantasma da ópera [Gaston leRoux]. 

Nine Inch Nails - Closer

Mais um trabalho da década de 1990, da banda Nine Inch Nails, Closer é uma verdadeira alegoria de bizarrices embaladas numa melodia hipnótica e desconcertante. Animalesco, sexual primitivo e selvageria compõem essa bela obra-prima da banda estadunidense. 



The Cure - Lullaby

Elementos mórbidos também permeiam o clipe Lullaby, da banda oitentista The Cure. O clipe possivelmente faz referência à paralisia do sono, embora alguns interpretem como um medo absurdo proveniente de abusos na infância - daí a paralisia de Robert, coberto de teias de aranha na cama... 


The Birthday Massacre - Blue

Brinquedos podem ser bem assustadores e no clipe de The Birthday Massacre - Blue - banda canadense de synthPop, isso fica bem evidenciado. Além desse clipe, vários outros elementos melancólicos, mórbidos e que remetem à infância perturbada podem ser encontrados nas letras, melodias, clipes e até no visual artístico dos álbuns da banda...


Espero que tenham gostado da modesta seleção. Até o próximo post...

Post relacionado: ╬† Rock e Horror - Músicas e bandas que se inspiraram em obras literárias de terror ╬†






quinta-feira, outubro 15, 2020

╬† Literatona Halloween ╬†

 Hallo, meus amigos. O post de hoje é para anunciar a Literatona Halloween, evento organizado por mim e pelos canais Lendo e Bebendo, Império Literário, Só mais um Aleatório, blog sobre a Leitura e Biblioteca da Rô. Estaremos, entre os dias 18 e 31 de outubro, conduzindo Sprints de leitura pelo Instagram. Eu farei também pelo Twitter, então me acompanhem nas redes pra interagirem conosco. 

Escolhemos 21 desafios para que você monte sua TBR da maneira mais adequada. Não há obrigatoriedade de escolher os desafios, cada um é livre para usar - ou não - os desafios propostos. Só pedimos que use a #LiteratonaHalloween porque assim poderemos localizar os posts a fim de trocarmos ideias a respeito das leituras.

Outra novidade importante é que disponibilizamos o sorteio de um Vale de até 200,00 pra gastar na Amazon, seja em compra de livros, papelaria ou dispositivos Kindle. As regras para participar do sorteio estão no formulário de inscrição que está anexado aos links dessa postagem. Mais um incentivo pra participar da Literatona, não é? 

Seguem abaixo os links que você precisa clicar pra saber mais detalhes, participar/validar o sorteio, montar TBR, saber o que vamos ler e afins...


Playlist dos Canais organizadores

Formulário do Sorteio 

Minha TBR Literatona Halloween

Meu Instagram

Meu Twitter

Compre na Amazon usando meu link de Associado e ajude o blog/Canal 






quinta-feira, outubro 08, 2020

╬† Poesia Gótica, contos macabros, Teatro demoníaco nos Autores malditos ╬†

Dando continuidade às postagens desse mês de Halloween, hoje eu venho trazer algumas dicas de leitura e também de Cinema de Horror. 

Na Poesia Gótica destaco cinco autores que gosto bastante e que pertencem ao século XIX: Lord Byron, Charles Baudelaire, Edgar Allan Poe e os brasileiros Álvares de Azevedo e Augusto dos Anjos. 

Lord Byron nasceu em 1788, sendo considerado um dos grandes poetas ingleses. Seus poemas chegaram inclusive a influenciar Azevedo e alguns outros escritores brasileiros. Teve uma vida breve, falecendo aos 36 anos de uma febre contraída num campo de batalha enquanto lutava na Guerra de Independência da Grécia. De suas obras mais conhecidas, temos Don Juan e Manfredo, além de vários poemas.


Charles Baudelaire foi um poeta e tradutor francês. Chegou a traduzir contos de Edgar Allan Poe e sua obra mais famosa se intitula As flores do Mal. Nascido em Paris no dia 09 de abril de 1821. Sua obra é precursora do Simbolismo. 


Edgar Allan Poe foi um escritor americano, nascido em Boston no ano de 1819, nos U.S. The Raven é considerado seu poema mais conhecido. Seus contos possuem elementos macabros e psicológicos, tendo uma grande legião de admiradores de sua obra. Os motivos de sua morte até hoje são desconhecidos. Foi encontrado em estado de delírio numa rua de Baltimore, vindo a falecer no hospital alguns dias depois. Destacam-se os contos O gato preto, A queda da casa de Usher, O poço e o pêndulo e A máscara da morte rubra. Esses e demais contos são encontrados em várias edições de Histórias Extraordinárias



Álvares de Azevedo foi um poeta/contista brasileiro. Teve uma vida breve, tendo morrido de tuberculose com apenas 21 anos. Escreveu a peça Macário, os contos que compõem a obra Noite na Taverna e o livro de poemas intitulado Lira dos Vinte anos. Seu estilo literário compreende o período do Ultrarromantismo, considerado um dos grandes nomes da Segunda Geração Romântica, ou Byroniana. Sua obra sofreu influência de Lord Byron, descrito acima nesse post.


Augusto dos Anjos foi um poeta paraibano, considerado Simbolista. Nasceu em abril de 1884, vindo a falecer precocemente com a idade de 30 anos, vitimado por um pneumonia. Pode ser considerado um pré-modernista, por diversas características expressionistas encontradas em sua obra. Sua Magnum Opus se intitulada Eu e outras poesias. 




Compre alguns desses títulos [ou quaisquer outros] na Amazon e ajude com o canal



quinta-feira, outubro 01, 2020

╬† personagens reais que inspiraram personagens literários no horror ╬†

Hallo Leute! Estamos no mês do Halloween e apesar dessa data não ser oficialmente comemorada aqui no Brasil, não desmotivo e continuo trazendo conteúdo para o blog e demais redes, celebrando à minha maneira. 

A postagem de hoje é para apresentar alguns personagens do Horror na literatura que foram inspirados em pessoas reais. Vamos à pequena lista...



Dracula - o grande vampiro que foi imortalizado na obra de Bram Stoker no final do século XIX foi inspirado numa figura chamada Vlad III da Valáquia, ou como ficou popularmente conhecido - Vlad, o empalador [Vlad Țepeș, em romeno]. 




Dentre as adaptações mais famosas do livro de Stoker, temos a versão de Tod Browning, com o húngaro Bela Lugosi dando vida/morte ao personagem icônico [1931]. Há também uma adaptação de Werner Herzog, Nosferatu - Phantom der Nacht, de 1979.

Klaus Kinski






Nascida na Hungria em 1560, Erszébet Bhátory era de família nobre e é considerada uma assassina sanguinária, que - segundo a lenda - tomava banho no sangue de virgens para se manter bela. Perversa e sanguinária, as lendas que permeiam seu nome são inúmeras; costumava torturar seus servos de maneira sádica. 

Ingrid Pitt



Assim como Vlad, Bhátory também é vinculada a lendas folclóricas que tem relação com o vampirismo. Ficou conhecida como A condessa sangrenta, embora não hajam registros que comprovem com exatidão os crimes pelos quais foi acusada. No cinema, ganhou vida graças à atuação de Ingrid Pitt, no longa de 1971, numa produção da Hammer Films. 

Ed Gein


Ed Gein foi um assassino americano, bastante notório por seus crimes de natureza hedionda. Conhecido pela alcunha de Açougueiro de Plainfield, chegou a exumar cadáveres e enfeitar sua casa com restos de suas vítimas. 

Gein serviu de inspiração para três personagens importantes e populares da literatura e cinema: Norman Bates, do livro Psicose, Leatherface, o assassino do Massacre da Serra elétrica e Bufallo Bill, do livro O silêncio dos inocentes, de Thomas Harris. Cada um dos personagens possui características retiradas do histórico de crimes e peculiaridades de Gein...

Bufallo Bill



Abaixo, seguem links de compra relacionados à postagem. Comprando pelos meus links você contribui com o blog. Viele Danke. Auf Wiedersehen!