Nota, Imagem & Letra

Literatura é um universo que nos permite ter experiências que vão além do próprio ato de leitura... Uma das coisas que me deixam ainda mais fascinada pela Arte e Cultura pop em geral, são as referências que uma obra pode fazer de outra, flertando em campos diferentes de sua própria linha. 

Música é outra de minhas grandes paixões. A arte permite que possamos mesclar a música com a literatura. Indo além, o cinema também nos proporciona esse 'movimento sensorial'. Partindo dessa concepção, apresento à partir dessa postagem, a nova coluna do blog - que mescla esses três elementos tão enriquecedores para a Arte e a nossa maneira de apreciá-la.


Pet Sematary - Ramones

faz parte da trilha sonora do filme Cemitério Maldito, baseado na obra de Stephen King, Pet Sematary. Trata-se de um doa grandes sucessos da banda punk.




Heroes - David Bowie

Impossível para aqueles que assistiram Eu, Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída, não lembrar da cena icônica da protagonista e seus amigos correndo numa estação de metrô berlinense enquanto fugiam dos guardas, ao som de Heroes tocando ao fundo. Para quem não sabe, o filme foi inspirado na biografia de Christiane, em que é relatada sua infância, adolescência e posterior envolvimento com drogas e sua luta para se livrar do vicio. 




Into the Wild - Eddie Vedder

Eddie Vedder, vocalista da banda grunge de grande sucesso nos anos 1990, Pearl Jam, criou a trilha sonora do filme Na Natureza Selvagem, também baseado na história real de Alex Supertramp/Chris MacCandless, que foi encontrado morto em um ônibus abandonado em uma região inóspita do Alasca, depois de ter deixado sua vida social e família a fim de se aventurar pela natureza... O livro foi escrito pelo jornalista Jon Krakauer, e traz relatos/depoimentos marcantes de pessoas que conviveram com Alex/Chris...



Perfect day - Lou Reed

Por último, mas não menos importante, a música Perfect Day, do artista Lou Reed, que faz parte da trilha sonora do filme Trainspotting, estrelado por Ewan MacGregor, por sua vez baseado no livro de mesmo nome, do escritor Irvine Welsh.



E então, gostaram das referências? Essas obras fazem parte das minhas listas de músicas/filmes/livros preferidos da vida. Acredito que vocês também tenham as suas... Que tal me contar aqui nos comentários? 

Küss Leute! 

12 comentários:

  1. I like your blog! It's beautiful! I'm your follower #844. Should you follow me back? I would appreciate it. My blog is Relatos y Más and you can get it by clicking on my profile.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas indicações. Heroes, do Bowie é uma música muito marcante. Além de Christiane F. ele também caiu super bem em As vantagens de ser invisível. Aproveito pra te deixar uma dica que é a trilha de Curtis Mayfield pro filme "Superfly". Abraços.

    ResponderExcluir
  3. eu amo heroes, e peguei apego a obra depois de assistir as vantagens invisível e tendo esse momento comigo numa época pesada, e agora essa musica me dá uma sensação nostálgica de bem estar e paz que poucas musicas conseguem. amei seu post e amei vc indicar essa obra e eu nao sabia da cena de christiane f.

    ResponderExcluir
  4. Realmente tem algumas músicas que ficam marcantes, por serem de algum filme, série que amamos. No meu caso, tenho músicas marcantes da série Safe, que me apresentou as músicas de Barns Courtney. Eu amo a voz desse cantor e sou doida pelas músicas dele.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  5. Só boas referências hein! Já assisti ao filme, na época em que assisti achei tocante. Um livro que me marcou foi Mar da Tranquilidade, músicas, ixiii, são várias.

    ResponderExcluir
  6. As referências de uma obra é o que mais me fascina, um diálogo que gera o novo, que recria a arte e traz um novo universo com base no que já existia.. Você foi bem longe com Eu, Christiane F. Amei essa coluna ^^

    ResponderExcluir
  7. Amei essa publicação ligando música ao cinema! E viajei nos filmes que você citou, faz mais? Que postagem magnifica!

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber que a música é uma
    das suas grandes paixões. Achei muito interessante essa questão que você abordou sobre esses três elementos preciosos e enriquecedores para a arte. É uma ótima proposta essa de juntar música com a literatura e o cinema. Gostei das suas referências. Bem, as minhas são a trilha sonora de Nirvana em Peter Pan ( 2015). Consigo me lembrar só dessa agora, porque foi muito marcante.

    ResponderExcluir
  9. Post Maravilhoso! Literatura e música que, para mim, são universos que se unem e se simplificam! Não me Imagino sem ambos! Clarice Lispector é uma das minhas referências na Literatura. Na música, não tenho uma em específico. É mais o que me deixar levar!

    ResponderExcluir
  10. Que delícia de post, amo música, e de fato algumas foram muito marcantes! Ouvir algumas dessas músicas me levaram para o momento, principalmente David Bowie!

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Ah, que interessante sua análise. Pensei que somente eu prestasse atenção na trilha sonora dos filmes/séries. Muitas produções trazem toda uma justificativa para terem escolhido determinada música. E quando pesquisamos mais a fundo descobrimos cada curiosidade. Quando assisto algo quero saber mais sobre os diretores, as locações, a fotografia, o país que escolheram e porque. Tudo isso torna nossa experiência mais rica concorda? Ansiosa pelo próximo post. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Adorei a ideia da sua nova coluna! Eu tbm adoro qndo a arte se mistura e vou te dizer q já ouvi as músicas projetando pras cenas dos filmes! Como vc citou Bowie, eu te indico uma do repertório dele mas que não mescla com o cinema e sim com o teatro. A peça "Lazarus" que ele ajudou a escreveu e é baseado em O Homem que Caiu Na Terra, onde a musica que mais me marcou até hoje foi "Life on Mars?" (Assisti a adaptação brasileira ano passado). No YouTube tem um video dessa música em uma apresentação da peça americana.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.