╬† Rock e Horror - Músicas e bandas que se inspiraram em obras literárias de terror ╬†
Continuando a seqüência de postagens especiais de Halloween trago uma seleção de bandas que se inspiraram em obras de horror para compor álbuns, canções ou mesmo nomear suas bandas.
Bloody Ceremony é uma banda canadense formada em 2006 que traz em algumas de suas composições referências à obra de H. P. Lovecraft, criador do Mito de Cthulhu. Ainda conta com a inspiração de novelas góticas ocultistas e vitorianas, que fazem alusão ao mago do ocultismo Aleister Crowley.
Sepultura é uma banda brasileira conhecida internacionalmente e possui um álbum que faz uma verdadeira ode ao Inferno de Dante Alighieri, primeira parte da obra A divina Comédia. O nome do disco é Dante XXI. A divina Comédia não se trata de uma obra de terror, mas por ser ambientado no Inferno, achei pertinente postar por aqui...
Blue Öyster Cult é uma banda estadunidense formada no final dos anos 1960 e suas letras são baseadas na literatura de horror e de ficção científica, inspiradas em obras de Edgar Allan Poe e Lovecraft.
Lovecraft ainda inspirou o Metallica a compor a canção instrumental The call of Ktulu, do disco Ride the Lightning. Cradle of Filth faz menção a criatura em Cthulhu Dawn e ao escritor no nome do álbum Lovecraft and Witch hearts, duplo lançado em 2002. Existem duas músicas compostas pelo DJ Deadmau5 intituladas Cthulhu Dreams e Cthulhu Sleeps.
A música The number of the Beast, da banda inglesa Iron Maiden surgiu após Steve Harris ler o poema Tam o'Shanter do escritor escocês Robert Burns, que fala sobre uma visão do personagem quando voltava para casa... Murders in the Rue Morgue é baseada num conto de Edgar Allan Poe e está inserida no álbum Killers, lançado em 1981.
"Just what I saw, in my old dreams
Were they reflections of my warped mind
Staring back at me
'Cause in my dreams, it's always there
The evil face that twists my mind and brings
Me to despair"
"O que eu vi, nos meus sonhos antigos
Eram reflexos da minha mente distorcida
Olhando para mim
Porque nos meus sonhos, está sempre lá
A face do mal que retorce minha mente e
Me leva ao desespero"
Ainda falando em Poe, ele serviu de influência também para o disco de estréia da banda de rock progressivo The Alan Parsons Project. O título Tales of Mistery and Imagination foi tomado de uma série de contos do escritor.
The Phantom of the Opera rendeu à banda finlandesa Nightwish a canção de mesmo nome no quarto álbum de estúdio, o Century Child.
"Your spirit and my voice in one combined
The phantom of the opera is there
Inside your mind"
"Seu espírito e minha voz reunidos em um
O fantasma da ópera está aqui
Dentro da sua mente"
30 seconds to Mars lança o clipe The Kill, baseado em O iluminado, do escritor Stephen King. A adaptação cinematográfica do livro também foi referenciada pela banda Slipknot, em 1999, quando os músicos lançaram a música Spit it Out, parodiando cenas do filme.
"Come break me down
Bury me, bury me
I am finished with you"
"Venha me destruir
Me enterre, me enterre
Eu terminei com você"
Espero que tenham gostado desse compilado que fiz... Aproveitem para apreciar uma pequena playlist no Spotify com algumas músicas citadas no post...
Oiiiii
ResponderExcluirPost super interesasnte, principalmente pra aqueles que como eu não sou profundos conhecedores do rock. Ouvi falar que o Nirvana também tinha alguma musica baseada em uma obra literaria, mas não estou segura de se era livro de terror...
Beijos
aliceandthebooks.blogspot.com
Olá, muito legal essa junção de música e histórias dark escritas, super interessante o post. Metallica e Sepultura eu já conhecia, gostei de saber sobre o 30 seconds to Mars.
ResponderExcluirAdorei a postagem, só coisa boa inspirada na literatura de terror. Muita coisa que conheço e gosto. <3
ResponderExcluirhttp://anneandcia.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNão fazia ideia de que tinha tantas bandas/músicas inspiradas na literatura do horror... são grandes clássicos já eternizados e através da música ainda se mantém ainda mais vivos entre as pessoas. Adorei o seu post, vou procurar algumas músicas aqui para ouvir.
Beijos
OI Maria, adorei esta sua ideia de misturar música e literatura! Estas bandas não fazem muito o meu gênero musical, e confesso que a maioria eu não lembro do nome, na verdade, a única que lembrei de cara foi Sepultura kkkk
ResponderExcluirBjs, Rose
Oi Val, já estou ouvindo a playlist e amando. Adorei o post, bem diferente e informativo. Não conhecia todas a bandas, mas gostei de saber que o Poe inspirou tantos músicos. Bjs
ResponderExcluirCredo, sou tão por fora do mundo musical que não conhecia nenhuma música que você citou rsrs, mas estão todas anotadas para futura playlist no spoty.
ResponderExcluirAdorei o post.
Feliz Halloween
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Oi.
ResponderExcluirNão sabia sobre nenhuma dessas inspirações. Acho que é porque eu não ouço nenhuma dessas bandas. Acho que devo conhecer por nome, mas nunca ouvi nenhuma música.
Beijos.
Ola, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei o post, achei bem interessante as músicas darks, já imaginava algumas e outras não conhecia!!
Beijus
Oie amore,
ResponderExcluirPost veio a calhar com o blog hein, parabéns.
Não curto o gênero, mas legal.
Beijokas!
Blog Faces de Uma Capa
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAchei o tema do post super legal, porque é bem raro sabermos de músicas que foram inspirados em livros. Eu, pelo menos, não sabia de nenhum.
Como normalmente gosto mais de pop, conhecia poucas músicas citadas. Na verdade, a única que eu já tinha escutado foi The Kill do Thirty Seconds to Mars. No entanto, eu não tinha a menor ideia que era baseada em O Iluminado.
Como sempre fujo de livros de terror, não pretendo ler nenhum dos livros citados. A exceção é O fantasma da ópera, pois já assisti à adaptação para o cinema e ao musical e amo os dois.
De qualquer forma, achei o post muito legal e que combinou muito com o Halloween.
Beijos!
Oi,
ResponderExcluirQue bacana o seu post. Eu só sabia do The Kill, porque gosto bastante de 30stm. Faça mais posts assim que sério, são bem legais. Haha.
beijo!
Caramba eu ia morrer sem saber sobre essas coisas! Achei muito legal esse post. Muitas músicas citadas acima de que eu sou fã e não sabia de sua origem.
ResponderExcluirAdoro Poe, acho a escrita super interessante. Parabéns pelo post, ficou sensacional.
Beijos
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirMe surpreendi muito com seu post, além de achá-lo maravilhoso, me senti muito assustada por ver bandas que eu curto se inspirando em livros ótimos, como 30 seconds to Mars se inspirando em O Iluminado.
Adorei!
Beijos,
http://www.umoceanodehistorias.com/
Olá, gostei muito do post muito interessante, apesar de gostar muito de Rock, essas bandas não fazem parte dos que eu gosto de ouvir.
ResponderExcluirNão leio muito terror, na verdade tenho medo mesmo.
ResponderExcluirMas as músicas eu ouço tranquilamente.
Já até fui seguir essa playlist aí.
Beijos
www.manuscritoliterario.com.br
Tenho um bloqueio forte com músicas em inglês, então, não conhecia quase nenhuma, mas compartilhei sua playlist com um amigo meu e ele falou das referencias fortes com o horror. Achei o post bem original.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Simplesmente amei seu post! Algumas dessas bandas eu acompanho e já sabia das referências, mas outras não fazia ideia. Seu post é muito informativo e de um ótimo bom tom.
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirsou toda por fora de rock, nunca ouço nada nesse estilo pois me identifico mais com músicas românticas ou contry, mas adorei saber que existem músicas inspiradas em obras literárias, amo os livros e acho lindo vê-los servindo de inspiração para outras artes, não fazia ideia que existia para o meio musical e por isso achei o post super válido.
Abraços!
Nosso Mundo Literário
Olá :)
ResponderExcluirRealmente a música faz muita diferença na hora de se criar uma história e é incrível observar que o oposto também acontece. Adoro O Inferno de Dante e não sabia que o Sepultura tinha um álbum tão ligado a história. Vou dar uma pesquisada.
Até breve.
www.segredosentreamigas.com.br
Que blog lindo! Eu não conheço quase nada sobre terror, mas adorei saber sobre as musicas, não conhecia nenhuma delas e adoro encontrar coisa nova e que me encanta!
ResponderExcluirOi, tudo bom?
ResponderExcluirSimplesmente amei esse post! Não sabia que The number of the Beast do Iron era inspirada em um poema! Adorei!! rs
Gostei muito de conhecer as inspirações para as outras músicas. É sempre bom ver a literatura influenciando outras áreas ♥
Beijos!!
Olá,
ResponderExcluirHorror não é para mim, dito isso, segue o baile haha. Algumas bandas citadas eu conheço só de nome, outras — como é o caso de Slipknot e 30 Seconds to mars — estão sempre no aleatório do meu celular.
Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/
Olá!
ResponderExcluirEu adorei essa sua postagem! De todas as músicas que você citou, a única que eu conhecia mesmo era The Number Of The Beast, mas não sabia que era inspirada em um poema, achei sensacional! Adorei também você ter feito a playlist para a gente também, vou salvar nos meus favoritos.
Beijos.