sábado, outubro 13, 2018

╬† Horror no RPG ╬†

Durante minha adolescência tive contato com o RPG [Role Playing Game], que se trata basicamente de criar um personagem usando pontuações em uma ficha e 'dar vida' a ele como numa espécie de teatro, só que você está sentado numa mesa, rodeado de fichas, dados e livros/suplementos e suas ações no jogo são determinadas por esses pontos da ficha e das jogadas de dados, tendo um 'mestre' que cria a história e um roteiro, que vai sendo desenvolvido com o decorrer dos turnos entre os jogadores...

Parece algo difícil de se compreender lendo a explicação assim do nada - principalmente para quem nunca ouviu falar disso antes - mas, quando se adentra no universo do RPG, tudo parece ficar mais definido e lógico. 

Existem inúmeros suplementos com regras próprias, cenários, personagens e afins. Durante a década de 1990, era raro encontrar material em português e quando eu tive acesso ao RPG, já nos anos 2000, as coisas ficaram mais populares por aqui e algumas editoras começaram a investir nesse segmento, traduzindo obras interessantes do gênero. Fantasia, Horror, Cyber Punk entre outros foram dos temas mais popularizados, e o mercado brasileiro começou a investir também na criação de algo criado aqui mesmo, por artistas brasileiros.

Se você já assistiu a série Stranger Things, certamente prestou atenção nas cenas iniciais do episódio piloto, em que os personagens estão jogando um 'jogo de tabuleiro'... é o famoso RPG. Se você assistia na infância o desenho Caverna do Dragão, saiba que a trama foi toda produzida baseada num dos universos mais famosos de RPG - Dungeons and Dragons. 

Existem as modalidades online e lives. Mas nessa postagem, irei focar nos de mesa. E para aqueles que apreciam ocultismo e afins, existe uma gama de títulos que abarcam esse gênero no jogo. E foi com Vampiro - a Máscara que dei o pontapé inicial nesse universo assombroso e fascinante...


Em Vampiro A máscara, existem clãs de vampiros, com histórias, personagens, tramas elaboradas num universo da atualidade. Além dele, há também Vampiro - Idade das Trevas, com basicamente as mesmas regras usadas no outro suplemento, mas com uma ambientação no período medieval. Ambos são pertencentes ao universo ficcional intitulado World of Darkness. É possível jogar também com os suplementos Lobisomem: apocalipse e Lobisomem: Idade das trevas


Além do WoD, haviam as obras publicadas pela Daemon Editora, ambientando o horror gótico no período da Idade Média. E não apenas vampiros, mas os jogadores poderiam criar histórias utilizando Anjos, demônios e caçadores do sobrenatural. 


Nomes como Marcelo Del Debbio e Marcelo Cassaro são bem conhecidos no meio RPgístico, e é fácil encontrar pela internet muito de seus trabalhos. 





Minha paixão pelo RPG é tão grande que cheguei a tatuar um símbolo de clã do Vampiro A máscara. Para mais detalhes, clica aqui... 

Em breve, pretendo falar com detalhes sobre alguns desses livros, que já possuo em meu acervo e que volta e meia me deparo relendo, revisitando, quando bate o saudosismo daqueles tempos de roda entre amigos e fichas... quantas feiticeiras, magas, Toreador, Lasombra, bárbaras, elfos e afins eu criei... 

Alguém aqui jogou RPG? Têm interesse? Nunca ouviram falar? Comentem ai. Vou curtir saber a opinião de vocês... 




quarta-feira, outubro 10, 2018

╬† Exorcismo, de Thomas B. Allen ╬†

Escrito por Thomas B. Allen, Exorcismo é uma espécie de livro-diário que narra os acontecimentos do ano de 1949, sobre o caso de exorcismo de um garoto 12 anos, que inspirou a história de O exorcista, lançado nos cinemas pouco tempo depois de sua publicação. Em uma edição da Darkside Books, o livro traz também o diário do exorcista, que foi adquirido com um padre que participou das sessões com o garoto e sua família. 
Os nomes foram alterados na história, a fim de preservar a identidade dos envolvidos no caso. Muitos conhecem a trama do exorcista, mas poucos conhecem a história que a inspirou. Sucesso de vendas e de bilheteria, causou grande furor e assombro na época de lançados, além de acontecimentos bizarros envolvendo as locações do filme.

Robert [nome fictício] tinha 13 anos quando sua vida passou por uma grande transformação. Após entrar em contato com um tabuleiro Ouija, por intermédio de uma tia, coisas estranhas começaram a aparecer e ele passou a ser "assombrado" por fenômenos inexplicáveis. Com a piora de seu "quadro", a família apela para ajuda religiosa e é nesse momento que ele passa a ser "assistido" por sacerdotes para livrá-lo do que quer que esteja afligindo o garoto. 


O livro possui uma narrativa repleta de descrições sobre o caso, abordando profundamente as pessoas diretamente envolvidas no processo. Exorcismo não se trata de uma obra de horror, embora detalhe com apurada atenção os fenômenos perturbadores que assolaram a família Mannhein durante várias semanas. 

É digno de nota para curiosos acerca da temática, fãs da produção cinematográfica que assombrou multidões na década de 1970 e pessoas fascinadas por histórias de possessão... Interessante, instigante e preciso em sua proposta...

domingo, outubro 07, 2018

╬† Séries de Terror ╬†

E vamos a mais uma postagem para esse belo mês de outubro, em que as bruxas estão à solta... Dessa vez, a dica é de algumas séries de TV no gênero horror, que certamente alguns de vocês já assistiram, mas nunca é demais falar a respeito delas, não é? 

Supernatural


Supernatural é uma série criada por Eric Kripke, que conta atualmente com 13 temporadas e estreou em 2005, trazendo Jensen Ackles e Jared Padalecki como protagonistas. Ao longo das temporadas, acompanhamos a jornada dos irmãos Winchester combatendo fantasmas, monstros, demônios e todo tipo de criaturas sobrenaturais, lendas urbanas e fenômenos assustadores, depois que tiveram sua mãe morta por um demônio, e descobriram que seu pai era um caçador. Os episódios são repletos de referências musicais, literárias e possui um humor característico, a fim de atenuar a pressão vivida pelos protagonistas num universo que passa despercebido aos olhos dos meros mortais, que convivem com o mal ao seu redor. Os personagens são bem construídos e a trama tem uma trilha sonora de tirar o fôlego. Eu assisti oito temporadas completas e pretendo retomar a jornada com Dean e Sam no Chevy Impala 67...



"Dizemos que é um western americano moderno - dois pistoleiros que chegam à cidade, lutam contra os maus, beijam a moça e vão-se embora com o pôr-do-sol. E sempre dissemos, desde o princípio que, se íamos ter cowboys, tínhamos de lhes dar um cavalo confiável."
- Eric Kripke.

American Horror Story

Contando com oito temporadas, criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk, American Horror Story é uma série de 2011, que traz diversos artistas em arcos fechados, mas que ao longo da trama vão se intercalando de alguma maneira. Lady Gaga, Jessica Lange e Sarah Paulson são alguns dos protagonistas. Cada temporada faz referências diversas a cultura pop, com trilha sonora impecável e os arcos giram em torno de cenários assombrados ou repletos de bizarrices. Murder house, Asylum, Coven, Freak Show, Hotel, Roanoke foram as que assisti até o momento. Temos ainda Cult e Apocalypse. 

Os temas abordados geralmente giram em torno de fidelidade, opressão de minorias, sanidade, discriminação e até assassinos em série. Os cenários são bem caracterizados, sombrios e decadentes. A aura de horror permeia todas as temporadas, e a construção dos personagens é incrível. Série digna de dar uma oportunidade de conhecer...


Contos da Crypta

De 1989 a 1996 foram exibidos cerca de 90 episódios de 24 minutos em média, anunciados por uma caveira simpática' cheia de falas de humor mórbido. Contos da Crypta - ou Tales from the Crypt, no original americano, foi uma série que povoou o imaginário de apreciadores do horror dos anos 1990, adaptada de uma série de quadrinhos do gênero. O narrador abre e encerra os episódios dando uma premissa dos acontecimentos e geralmente soltando alguma piada sarcástica encima do tema de cada episódio.

Brad Pitt, Demi Moore, Daniel Craig, Martin Sheen foram alguns dos artistas que eventualmente apareciam nos episódios. A série divide-se em 7 temporadas. 



Espero que tenham curtido as dicas de hoje. Trick or treat. 💀

quinta-feira, outubro 04, 2018

╬† Autores vivos do Horror ╬†

Nesse post venho apresentar para vocês três autores que criaram o melhor do horror e que ainda estão vivos. É interessante que a maioria das obras que conhecemos e admiramos são de escritores já falecidos, obras mais clássicas do gênero. Porém, ainda há uma quantidade considerável de artistas que escrevem com maestria e não poderia deixar de mencioná-los aqui no blog... Seus trabalhos são incríveis e merecem ser apreciados...

Clive Barker

Além de escritor, é diretor e roteirista. Nascido na cidade que presenteou o mundo com os Beatles - Liverpool - ganhou grande reconhecimento nos anos 1980, e tem nas obras Hellraiser e Candyman dois grandes ícones do horror no cinema nesse período. Ele ainda é artista plástico e teve várias de suas histórias adaptadas para os quadrinhos. Alguns de seus livros mais conhecidos são Hellraiser e Livros de Sangue


Stephen King

Outro escritor bastante popular aqui no Brasil devido ao grande número de adaptações de suas obras para o cinema é o americano Stephen King, responsável por obras como Cujo, Carrie e O iluminado. King tem 71 anos e escreveu dezenas de publicações traduzidas em várias partes do mundo. Não escreve só terror, mas certamente é o gênero em que é mais aclamado. Ele é natural do Maine, estado em que vários de seus livros são ambientados. 


Junji Ito

Ito é um mangaká japonês, nascido nos anos 1960. Seus trabalhos mais notáveis são Uzumaki, Tomie e uma série de histórias curtas, algumas delas publicadas pela Darkside Books na Graphic Novel intitulada Fragmentos do Horror. 



Então é isso... Gostaram das indicações? Trick or Treat. 💀

segunda-feira, outubro 01, 2018

╬† Demônios, fantasmas, horror no espaço e assassinos em série - o que temos de medonho na literatura ╬†



E hoje damos início ao mês do Halloween... Não poderia deixar passar em branco a chance de poder postar conteúdos nessa temática que tanto me animam, a fim de indicar aos leitores do blog, leituras e afins que fazem parte de minhas preferências no gênero do Horror. Sendo assim, esse post inicial será de indicações de obras literárias que tragam algumas criaturas/personagens que se encaixem nas características dispostas no título do texto... Curiosos? Vamos lá... 


A minha primeira indicação é para a série A profecia. Trata-se de uma trilogia escrita por autores diferentes, que narram os acontecimentos bizarros envolvendo o nascimento de uma criança que mudará o destino da Humanidade e que precisa ser eliminada, mas antes que isso aconteça, várias pessoas que cruzam o caminho desse menino acabam mortas de maneiras bizarras e excruciantes. Possuem a versão cinematográfica, de bastante sucesso na década de 1970. Para saber mais sobre os livros, visite os links de duas resenhas que fiz aqui no blog... 



Além dessas obras, faço menção honrosa ao livro Horror em Amityville, baseado num caso real ocorrido em Long Island nos anos 1970, narrando os horrores que a Familia Lutz passou na casa da Ocean Avenue, em que inúmeros eventos demoníacos puseram em perigo a vida do casal e seus três filhos. Também já falei um pouco sobre esse livro no link abaixo...




Minha indicação para leituras que abordam fantasmas é o livro O fantasma de Canterville, do autor Oscar Wilde. Não se trata de uma leitura apavorante propriamente dita, mas contém um enredo intrigante, além do teor de violência que permeia a trajetória do personagem fantasmagórico. Resenha no seguinte link...



Quando se trata de horror no espaço, é inconcebível não lembrar da obra de H. P. Lovecraft. A cor que caiu do espaço é um dos meus livros preferidos, tanto pela narrativa fluída e densa, quanto pelas descrições bem construídas do autor, responsável pela criação de um universo mítico e cósmico - a mitologia de Cthulhu. A cor que caiu do espaço traz a história de um vilarejo assombrado por um estranho meteoro que caiu nos arredores da cidade e vai tornando o terreno cinza e sem vida... 





Trazendo os notáveis assassinos em série, que [infelizmente] vão além do campo ficcional, indico a leitura de Serial Killers: Anatomia do Mal, publicado pela Darkside Books. É um compilado de informações acerca de casos reais de pessoas que ao longo dos séculos, entraram para a história devido aos assassinatos que cometeram, que chocam o público pela frieza, morbidez e crueldade contra suas vítimas. Para quem tem interesse pelo assunto, o livro é uma verdadeira fonte de informações pertinentes acerca desses criminosos.


Então, já ouviram falar de tais livros ou autores? Curtiram as dicas? Me falem aqui nos comentários... aceito indicações de leituras também hehe

Por hoje é só... Trick or Treat 💀