Livros infantis, gibis e minha base literária: O alicerce da minha paixão por livros...



- Adoro livros infantis, infanto-juvenis... fizeram parte da minha formação literária, são base pra toda a vida... aliados aos gibis da turma da Mônica, Disney entre outros, foram eles que despertaram meu gosto para leitura, e sempre por incentivo [positivo e saudável] dos meus pais. Devo isso a eles...
Hoje, com folhas caídas e amareladas de 27 outonos no jardim, releio umas obras que marcaram minha infância... e acabo lendo outras que não me vieram às mãos no melhor da minha idade... e vejo que, apesar de parecerem bobinhos, os textos super curtos são capazes de fazer minha cabeça parar e refletir sobre vários aspectos da condição humana... lições de vida, textos com 'moral da história'
que alertam sobre problemas que podem alcançar até a vida adulta crianças com pouca idade, dentre outras possibilidades... são curtos, cheios de ilustrações, mas trazem verdadeiras contextualizações a serem expostas no dia-a-dia...

Se com quase 3 décadas de existência, ainda me impressiono com um livro como 'Agora não, Bernardo', imaginem um livro desses na cabeça de uma criança de 5, 6 anos de idade? [partindo do pressuposto, é claro, de que as crianças de 5 ou 6 anos de HOJE, tenham os mesmos 'valores' fincados em sua formação, das crianças de mesma idade da MINHA época...] mas, de qualquer forma, todo tipo de leitura é válido, e se um dia, eu puder ter as minhas próprias crianças, aos 4, 5, 6 anos de idade, elas terão um mundo de possibilidades literárias e livre-arbítrio pra escolherem suas preferências...






Algumas das obras que marcaram minha infância [exceto O pote vazio, que li recentemente]...


2 comentários:

  1. Adorei seu post! Muito bacana, fiquei até imaginando minhas leituras de quando era criança também, hahaha minha mãe tinha esses do paraíso da criança, a história de trancoso tinha em casa também, hahaha muito legaaaaaaaaal, isso me trouxe lembranças. ahauhaiuha Literatura infantil é muito bacana mesmo.

    Quando você for mãe, vai ser uma ótima mãe, tenho certeza.
    Já vejo o pequenino nerd. ahauiehuaih fã de açaí. ahahah
    (:
    beijos

    ResponderExcluir
  2. I have taken observe that of all diverse styles of insurance plan, health insurance is
    the most debatable mainly because of the wrestle between the insurance policies policies company's obligation to stay lucrative and
    the buyer's will need to have insurance policies address.
    Insurance coverage companies' revenue on well being
    and exercise designs are extremely reduced, thus some firms struggle to make revenue.

    Thanks for the strategies you share through this blog site.


    Here is my web blog cheap psychic readings (http://www.shareguide.com)

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.