#MLV2017 - Os relógios, de Agatha Christie



Concluí mais um título escolhido para minha TBR da Maratona Literária de Verão 2017... A obra da vez é intitulada Os relógios, um dos romances policiais da grande autora Agatha Christie. Na casa de uma deficiente visual, um cadáver é encontrado por uma garota, que tinha ido a esse endereço chamada supostamente pela moradora para um trabalho de estenografia. Ao sair na rua pedindo ajuda, esbarra em Colin Lamb, agente do Serviço Secreto Inglês que estava nas redondezas por outro motivo, e que logo se vê investigando esse  assassinato...

Vizinhos e prováveis testemunhas são ouvidas, sem muito sucesso... Logo as coisas pioram quando mais um cadáver se junta ao primeiro. Colin se vê enredado numa espécie de beco sem saída, e é nessa hora que ele resolve contar com a ajuda de Hercule Poirot, já conhecido e famoso protagonista da narrativa de Christie... 

Apesar dos fatos se mostrarem sem nexo, logo Poirot vai amarrando os pontos a fim de se  descobrir quem está por trás destes crimes, bem como descobrir a identidade do homem encontrado morto. Tudo isso praticamente sem esforço algum por parte do detetive belga. O que pode parecer intricado para os investigadores e para o leitor, logo se debruça de  maneira óbvia no desfecho, nos deixando com as questões do tipo 'como não havia visto tal pista ali antes?'

Certamente Os relógios possui uma narrativa ágil que conduz o leitor a chegar  ao final sem querer abandonar o livro antes disso. Não chega a ser uma descoberta surpreendente, mas sem sombra de dúvidas tem coerência para se chegar a tal 'resultado'. Recomendo aos fãs da escritora e até para aqueles não familiarizados e que possuem curiosidade de iniciar em seu universo de crimes bem estruturados... 

Os relógios foi escolhido de acordo com o desafio de escolher uma obra que foi indicada por um dos canais organizadores da #MLV2017. Achei o título na estante do Skoob de Gabriel Maremoto e como possuía o exemplar no acervo, uni o útil ao agradável... Espero que tenham curtido a resenha, e me falem nos comentários se almejam fazer tal leitura. Vamos trocar figurinhas ;)
Beijos e até o próximo post...


10 comentários:

  1. Olá adoro os livros da Agatha, mas ainda não li este, adorei a resenha vou anotar o nome para procurar o livro, valeu a dica...Bjs

    ResponderExcluir
  2. Só mesmo Poirot para ir amarrando fatos sem sentido e ainda conseguir ver lógica neles. Este livro da Agatha eu não li ainda. Aliás, acho que vou reativar o projeto que eu fazia dela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu vou dizer uma coisa, me sinto envergonhada o que vou escrever, mas já tive uma boa parte da coleção de Agatha Christie, hoje tenho uns dois livros dela, só que ainda não li, quero muito, mas sempre acabo atropelando e deixando pra depois. Mas toda vez que vejo resenha ou algo que lembre os livros, eu fico perdidona, por que digo pra mim mesma, não na proxima eu pego pra ler...e nada.
    Sempre curto as resenhas de qualquer livro da Autora.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Fiquei sabendo dessa maratona e achei bem interessante, porém não pude me comprometer para participar porque já tinha outros projetos em mente.
    Adorei conhecer suas impressões e fiquei bem intrigada para saber como esse corpo foi parar na casa da deficiente visual e como o detetive conseguiu desvendar o caso!
    Ainda não li nada da Agatha e a cada dia estou aumentando minhas indicações da autora.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Adoro esse livro, foi um dos primeiros que li da autora e com certeza me apaixonei a partir dele.
    Bela resenha!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Adoro as histórias da Agatha e não conhecia essa obra ainda, mas é claro que já entrou para a minha lista de desejados. Impossível não gostar de um livro que tem Hercule Poirot.

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi maria, eu sou completamente apaixonada pelas obras da Agatha...principalmente quando Poirot está envolvido, kkkkk

    Esse eu ainda não li e já fiquei interessada.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Ganhei este e-book numa ação do Amazon (compre um e ganhe outro) e agora sua resenha me animou para iniciar esta leitura!! Só li um livro da autora e gostei muito do Poirot!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Valeria!

    Eu li só dois livros da autora até hoje! Minha irmã leu muitos e sempre me recomendava títulos, porém esse eu desconhecia!
    Gostei da aparente "simplicidade" da obra, vou lembrar o titulo quando finalmente começar a ler suas obras!

    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi, Val. Td bem?
    Eu flopei totalmente nessa maratona. Até li bastante, mas nenhum dos livros que tinha colocado na TBR haha Faz tempo que não leio Agatha Christie, lembro que quando eu era adolescente eu devorava os livros dela. Que saudades! Gostei da dica, pois ainda não conhecia Os Relógios.
    Beijos <3

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.