3 historiadoras que você precisa conhecer

No universo acadêmico nota-se certa desigualdade com relação a artigos, ensaios e demais trabalhos científicos assinados por mulheres. Como licenciada em História, tive o privilégio de ter na grade curricular professores que deram importância às pesquisas realizadas por Historiadoras e foi com grande prazer que pude conhecer nomes como esses que vou apresentar nessa postagem. 
Por se tratar do Dia Internacional da Mulher, resolvi trazer acadêmicas que publicaram trabalhos referentes ao papel da mulher na História, na sociedade. São nomes imprescindíveis para se compreender determinados aspectos sociais que dizem respeito ao papel feminino na História.

 

Margareth Rago é professora livre-docente do Departamento de História da Unicamp, coordenadora da linha de pesquisa História, Cultura e Gênero. São de sua autoria Do Cabaré ao Lar. A utopia da cidade disciplinar - Brasil - 1890 - 1930, que aborda o avanço da classe feminina na questão de igualdade social; Anarquismo e Feminismo no Brasil, sobre a luta pelo direito à Memória e Os prazeres da noite - Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo (1890 - 1930), um estudo detalhado sobre a prostituição feminina em São Paulo fazendo um recorte histórico no período republicano. 


 

Michelle Perrot é uma historiadora francesa, especialista na História do século XIX. É de grande importância sua luta no movimento feminista, autora de obras como Imagens das mulheres, Mulheres públicas e Os excluídos da História - operários, mulheres, prisioneiros

 


Mary Del Priore é especialista em História do Brasil, e carrega títulos como Histórias Íntimas. Sexualidade e Erotismo na História do Brasil e História das Mulheres no Brasil, um estudo sobre as raízes do machismo brasileiro e como a mulher é vista no imaginário social, desde o período colonial.


O trabalho realizado por essas e tantas outras historiadoras contribui de maneira essencial para o papel da mulher na História, muitas vezes relegado à sombra masculina, enraizado em preconceitos com rasas justificativas e/ou exaltando-se uma condição submissa a que a mulher deveria pertencer.
Independente de ser da área de História, Humanas e afins, toda mulher deveria ter contato com as obras destas grandes historiadoras...




12 comentários:

  1. Oi!
    Menina fiquei bem interessada mesmo em ler qualquer coisa dessa
    Mary Del Priore, sabemos desde sempre que somo depreciada de forma vil em vários períodos históricos como até hoje em várias situações e serisa bem interessante entender pq e como começou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Interessei-me por saber mais sobre essas mulheres, mas confesso que isso foi principalmente por elas serem mulheres mesmo e impacto que isso hoje tem em todos nós, ou seja, a significância de ser mulher.
    Gostei mais ainda da tua atitude de apresentá-las à nós, obrigada por isso, Maria.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, mulheres que se destacaram no mundo da intelectualidade. É sempre bom reforçar a idéia de podemos tudo que quisermos, e ver mulheres que conseguiram vencer em campos de domínio masculino é inspirador. Obrigada pelo post.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, é muito legal conhecer mulheres de destaque e um pouco mais sobre elas, eu só conhecia a Mary, agora vou procurar saber mais sobre as outras. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a homenagem que você fez às mulheres. Eu não conheço muito de história e nem de historiadoras, mas já ouvi falar sobre a Mary, acho que já vi algum livro dela por aí. É muito interessante ver que, por mais vagaroso que seja, as mulheres estão encontrando seu lugar no mundo.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem Val?

    Achei muito interessante a sua publicação, uma grande homenagem. É legal poder conhecer mulheres de destaque, mulheres que estão contribuindo para conhecermos a história. Bela publicação, está de parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria, com exceção da primeira, as outras eu já conhecia, apesar de não ter lido nenhum dos trabalhos dela na íntegra ainda. Achei bem legal esta sua postagem, até por conta do conteúdo histórico que tem.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  8. Ah! Que post legal!
    Não conhecia essas historiadoras e achei um post incrível para o Dia das Mulheres!
    Parabéns e obrigado!!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi oi

    Adorei o post! É sempre bom ver mulheres de sucesso em qualquer lugar, especialmente no cenário acadêmico já que é onde eu pretendo atuar, mostrando que são tão qualificadas quanto qualquer homem. Adorei a homenagem pois servem de incentivo também para nós que somos mais jovens e ainda estamos começando a seguir/escolher carreiras.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Val, parabéns pelo post!
    Achei diferente e bem bacana. Não conhecia nenhuma das historiadoras citadas (acho que não conheço nenhuma, essa é a verdade) e achei a homenagem muito justa, ainda por ter sido feita no nosso dia. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que post legal! É sempre bom trazer essa valorização às mulheres. Parabéns pelo post.
    Beijos. Versos da Alma

    ResponderExcluir
  12. Das que você citou eu só não conhecia a Margareth Rago, mas adorei conhecer um pouco sobre ela.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.