Noturna e outros poemas...

Finalizei a breve leitura de Noturna e outros poemas, do autor parceiro Cláudio Duffrayer. Publicado pela Editora Multifoco, o livro conta com apenas 57 páginas, tendo vinte e dois contos inseridos nelas...





Os textos que mais gostei foram Cobra-coral, A esfinge, Veneno, A rapina e Mortalha. Em cada um deles, percebe-se um detalhe funesto, desesperançoso e ao mesmo tempo ardente e voraz... O protagonista dos poemas se entrega ao júbilo de dor e sensualidade, com figuras imaginárias permeando a narrativa...

"Provoca-me teu sibilar que sobrepuja os passos quando as sombras insinuam um levante e te desnudo aos poucos, disposto a tudo, menos a lutar."

Cláudio Duffrayer utiliza um vocabulário repleto de sentimentalismo e mistério, conduzindo o leitor a uma narrativa entorpecente e poética, que passa longe do que podemos chamar de 'lugar-comum'. Não há sintetismo nem artificialidade em sua obra, que usa e abusa do elemento místico/enigmático para prender a atenção do leitor. Repleto de simbolismos e metáforas, Noturna e outros poemas foi uma leitura que há muito eu não fazia, e lembrei de autores como Alphonsus de Guimaraens e Cruz e Sousa em seus escritos...

"reina o mais absoluto silêncio; onde minha voz não consegue se erguer, devorada pelo escuro, onde não há dor ou júbilo, onde não há sofrimento, onde não há dimensões."

Angústia e lirismo permeiam suas páginas. Cláudio entremeia numa colcha de retalhos todo um universo sombrio e permite que o leitor se delicie com sua narrativa fluída e assustadoramente romântica. Sem cair no clichê, é uma boa alternativa para quem procura leituras de fácil compreensão, apesar de seu vocabulário por vezes rebuscado... 

"Não ouso dizer "Basta!", não agora, quando me foram negadas todas as coisas, quando um dilúvio não poderia me purificar; sucumbo uma vez mais, sucumbo uma última vez, pois é por demais escura a noite à minha frente, e ainda mais escura é a noite que trago comigo."

Noturna e outros poemas foi cedido em parceria com o autor. É seu primeiro livro publicado.

Post relacionado:
Parceria - Cláudio Duffrayer

12 comentários:

  1. Adorei saber sobre o que o livro trata. Não conhecia a obra e fiquei curiosa para ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria. Não sou muito fã de poemas, então dessa vez passo a dica.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca li um livro de poemas,mas acho até legal,vou procurar por estes dias.
    Adorei o blog.
    http://www.garotoaocubo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Wow, pelos quotes que selecionou, percebi claramente suas opiniões, flor. Adorei conhecer a obra por aqui. Nada tinha ouvido sobre ela, mas realmente me atraiu. Não sou uma leitora assídua de poemas, o que é uma lástima e me torna uma crítica pouco confiável no gênero, mas confesso ser uma leitora sensível que aprecia uma boa narrativa – mesmo em versos.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii,
    Adorei a premissa da obra, gosto muito de poemas e vou atrás de saber mais sobre.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não sou muito adepta de poemas, mas gosto de liros de pequenos contos. Não vou dizer que o livro me atraiu, mas sim que, se vir a ter a oportunidade, vou querer conhecer a obra para tirar minhas próprias conclusões. XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gosto de leituras mais leves e geralmente passo longe de livros de terror, então acho pouco provável que eu leia Noturna, mesmo assim, imagino que seja um ótimo livro para quem gosta do estilo!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Gosto muito de ler poemas, pois eles são incríveis e cheios de emoção. Com certeza eu leria, mas não no momento pois estou com uma lista imensa.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro e gostei bastante da premissa, pois adoro poemas, espero ter a oportunidade de o conferir em breve.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Maria Valéria!

    Não conhecia o livro, mas adorei conhecer! Anotando na lista.

    Beijos

    @rhadijapraia
    http://amoremprosaecia.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  11. Oieee, tudo bem? Não conhecia este livro, e apesar de não estar na onda de contos ultimamente acho que leria o livro, gosto de livros pequenos e a sua resenha me deixou bastante curioso rs, vou procurar saber mais sobre o livro, Abraços e sucesso para o autor.

    Leitores Compulsivos BLOG.

    ResponderExcluir
  12. Oi Val, tudo bem?
    Gosto de poemas, mas confesso que não leio livros de poemas, pois a forma que sempre chega algum atém mim que faz todo o sentido me impede de ler os livros...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.