Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos...


Recebi o livro Teus pés toco na sombra e outros poemas inéditos como cortesia da José Olympio Editora e confesso que é difícil pôr em palavras as sensações que os versos de Pablo Neruda me fazem sentir... Essa linda edição bilíngue traz uma coletânea de vinte e um apaixonantes poemas, que retratam o amor de maneira única, que só Pablito poderia descrever... 

"Matilde, com os beijos que aprendi de tua boca
meus lábios aprenderam a conhecer o fogo."

O livro é uma ode à sua terra, com versos profundos, pungentes, recobertos com uma 'casca' de saudosismo, orgulho e naturalismo, que fazem o leitor visualizar os detalhes contidos nas palavras do autor...

"Cordilheiras,
nevadas,
Andes
brancos,
paredes
de minha pátria,
quanto
silêncio
rodeia
a vontade, as lutas
de meu povo.
Acima as montanhas
prateadas,
embaixo o trovão verde
do oceano."

Neruda era um poeta a frente de seu tempo. Deixou inúmeros escritos, dentre eles os versos que compões este livro. A inspiração de Neruda o levou a escrever alguns deles inclusive em cardápios, e nós é quem nos banqueteamos com eles... Além de poemas de amor, encontramos poemas que exaltam sua pátria, poemas que falam de trabalho, cotidiano e críticas subjetivas. 

Ganhador do prêmio nobel de 1971, dois anos antes de sua morte, aos 69 anos, Pablo Neruda é um poeta que todos deveriam ler, pois a beleza que emprega nas palavras é tão profunda que enaltece nossos sentimentos mais modestos... 

Teus pés toco na sombra é um compilado de textos encontrados datilografados ou escritos à mão, datando de meados da década de 1950 até pouco antes de sua morte. Ao fim do livro, há um capítulo destinado à Notas sobre cada um dos poemas expostos ao longo da obra... E para o deleite final, as últimas páginas do livro trazem imagens dos textos originais, escritos à próprio punho do autor. 

"e caminho, cadencio meus passos por meu desvario"

Teus pés toco na sombra é uma leitura sensível, que desperta a alma de quem o lê de maneira apaixonante... Para ser sorvido aos poucos, como um bom vinho, lido em silêncio ou em voz alta, ou declamado para o vento de um fim de tarde... 

16 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Não sou grande fã e leitora de poemas eu confesso, então não conhecia o autor.
    O livro parece realmente ser bonito principalmente para quem curte poesia, mas provavelmente eu não faria essa leitura.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Val , muito tempo que não apareço por aqui, e olha o blog de cara nova !! Ficou show , adorei ! Agora sobre Neruda ... Nunca li nada dele , e tudo que sei é sobre videos que assisti na internet ou sobre a leitura de terceiros. No entanto, não é possível negar a genialidade do cara. Os trechos que você deixou a cima, acenderam em mim a vontade ler algo dele , espero em breve conseguir fazer isso!

    Abraços , Anna

    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Confesso que não gosto muito de livros de poemas, mas gostei da ideia desse livro e estou tendendo a comprar haha adorei os quotes que escolheu.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    Quando mais nova eu amava poemas, mas, hoje em dia já não sou muito fã, embora leia quando os acho muito bonitos. Esse livro parece ser ótimo, mas não é o que estou procurando para ler no momento.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Olá; ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas tenho vontade de ler; pelos quotes que você colocou, fiquei bastante interessada pelo livro.

    ResponderExcluir
  6. ADOREI o 1º poema, meu deus que lindo, esse livro parece ser PURO deleite mesmo em! Até anotei o nome dele aqui!

    ResponderExcluir
  7. Adoro essa edição da José Olympio, acho linda e o que falar da obra do Neruda?
    A escrita dele é incrível e normalmente sempre é com amor a sua terra.
    Quero muito ler esse livro.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. :) Que bonito! Quem nunca leu ou já pronunciou um poema.
    Achei demais esse livro e estou um pouquinho curioso em ler ele.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não gosto muito de poemas, então entendo que seja por isso que não me sinto tocada, rs.
    Ainda assim acho que o livro é um prato cheio para amantes do gênero!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oii, nunca li um livro de poemas e não tenho interesse pra ler por agora ;)

    Abraços!!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu não conhecia o livro mas fiquei bem feliz de saber dele agora, eu não estou lendo mais poemas hoje em dia mais por falta de oportunidade mesmo, porque quando eu era mais nova era louca por poemas, tanto que até tinha um caderno cheio deles kkkk , irei atrás do livro!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Val, tudo bem?
    Não sou de ler livros de poemas, mas sempre tive curiosidade de ler algum do Neruda.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  13. Oi flor, tudo bem?

    Tenho muita vontade de ler algo desse autor, sempre leio só elogios e li um livro recentemente que tinha pedaços de uma poema dele. Fiquei bem curiosa, se conseguir quero esse livro pra mim.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oie!!
    Admiro muito quem gosta e consegue ler poemas mas, literalmente não é a minha praia.
    Mas, parabéns pra você!!
    ;)

    ResponderExcluir
  15. Ooi,
    AMO poemas e fiquei muito interessada na obra.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  16. Não curto muitas leituras como poesia e poemas, mas essa pareceu bastante interessante para quem gosta.
    Beijos
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.