12 Meses de Poe [Poema] - Sozinho

"Não fui, na infância, como os outros
e nunca vi como outros viam.
Minhas paixões eu não podia
tirar de fonte igual à deles;
e era outra a origem da tristeza,
e era outro o canto, que acordava
o coração para a alegria.
Tudo o que amei, amei sozinho.
Assim, na minha infância, na alba
da tormentosa vida, ergueu-se,
no bem, no mal, de cada abismo,
a encadear-me, o meu mistério.
Veio dos rios, veio da fonte,
da rubra escarpa da montanha,
do sol, que todo me envolvia
em outonais clarões dourados;
e dos relâmpagos vermelhos
que o céu inteiro incendiavam;
e do trovão, da tempestade,
daquela nuvem que se alterava,
só, no amplo azul do céu puríssimo,
como um demônio, ante meus olhos."


10 comentários:

  1. Oi Maria, que lindo este poema. Consegui sentir a solidão da infância, assim como de onde ele tirou sua força para viver, mesmo estando sozinho.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Maria, que poema lindo!! Porém me deixou triste, com o coração apertado. A estranheza do diferente é algo que fascina e assusta... Poe... sempre Poe...s2

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Nunca li nada do autor, até tinha uma certa curiosidade, pois falam super bem dele, porém nenhuma obra de fato me chamou a atenção. "Tudo o que amei, amei sozinho." achei essa frase muito impactante e não sei porque, mas me identifiquei um pouco com ela.

    ResponderExcluir
  4. Oie ainda não tinha lido nada do autor até o momento, mas achei bem intenso esse texto, vou até procurar mais alguma coisa dele pra ler.

    ResponderExcluir
  5. Ual! Que profundo! De Poe, conhecia os contos somente, mas amei conhecer os poemas e não tenho palavras para descrever, a não ser para dizer que ele é excepcional! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? QUe poema do Poe. Não conhecia, até porque não sou muito de ler poemas, mas gostei da profundidade que ele traz. E claro a reflexão que tem por trás.
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Val, tudo bem? Eu li alguns contos do Poe (acho que foram 10) e gostei muito de alguns, e naaada de outros. Dos poemas dele esse é o primeiro que leio e gostei, mas não fui fisgada! Quem sabe outro funcione melhor... vou pesquisar.

    Beijos!! Ah, seu blog está lindo demais!

    ResponderExcluir
  8. Ai fico até triste de dizer isso mas tenho algum defeito de fábrica que não me permite sentir poemas do jeito que devem ser sentidos. :( Li três vezes, mas o texto não me disse nada, infelizmente. Mas Poe tem tantos admiradores, não duvido que seja muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Oi!!

    Muito bonito o poema. Gostei

    ResponderExcluir
  10. Oi.

    Conheci o Poe através de um trabalho que tive que fazer na faculdade, e depois disso me interessei muito pelos contos dele. Mas ainda não consegui ler outros contos. Sempre aparece alguma outra coisa para ler e vou empurrando para depois os livros do autor.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.