Quote: Amor líquido sobre a fragilidade dos laços humanos [Zygmunt Bauman]



“Será que os habitantes de nosso líquido mundo moderno... preocupados com uma coisa e falando de outra? Eles garantem que seu desejo, paixão, objetivo ou sonho é “relacionar-se”. Mas será que na verdade não estão preocupados principalmente em evitar que suas relações acabem congeladas e coaguladas? Estão mesmo procurando relacionamentos duradouros, como dizem, ou seu maior desejo é que eles sejam leves e frouxos, de tal modo que, como as riquezas de Richard Baxter, que “cairiam sobre os ombros como um manto leve”, possam “ser postos de lado a qualquer momento”? Afinal, que tipo de conselho eles querem de verdade: como estabelecer um relacionamento ou – só por precaução – como rompê-lo sem dor e com a consciência limpa? Não há uma resposta fácil a essa pergunta, embora ela precise ser respondida e vá continuar sendo feita, à medida que os habitantes do líquido mundo moderno seguirem sofrendo sob o peso esmagador da mais ambivalente entre as muitas tarefas com que se defrontam no dia-a-dia."


Resultado de imagem para despedida

[De “Amor Líquido Sobre a fragilidade dos laços humanos” Zygmunt Bauman]

7 comentários:

  1. Na verdade parece que todos buscam nesse mundo líquido realmente é por experiência que o faça superar novas relações transitórias, onde até o que é "proibido" torna-se livre alterando as barreiras da realidade, da marca da desesperança, da potência dos preconceitos, do amor eterno. Bom texto, gostei.

    ResponderExcluir
  2. Olá Val, tudo bem?
    Mas um super post no seu blog hein? Parabéns. Que triste realidade essa não é? Amor liquido em um mundo liquido. Já estamos perdendo a pouca fé que tinhamos nas pessoas e na sua capacidade de amar. Lamentável.

    Parabéns pelo layout do blog. Amei

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Gostei muito do quote. É daqueles que nos faz pensar.
    Isso é uma das coisas que sempre me questiono nesse mundo líquido de relacionamentos descartáveis em que vivemos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Val, poxa, estudei muito Bauman na faculdade e adorei esse quote. Com certeza toda a obra nos remete a essas reflexões.
    Ahhh e o layout novo do blog está incrível. Amei!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Menina, esse cara é simplesmente formidável, ele está em meu material de trabalho este ano junto com Byung. Eu gostei de sua postagem, a escolha certeira e sugestiva do trecho.

    ResponderExcluir
  6. Concordo que a resposta não é fácil de ser dada, e que seu questionamento será sem fim. Belo trecho este que você escolheu.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que intenso!! Os relacionamentos de hoje estão, cada vez mais, dissolvendo-se com mais facilidade... dando a impressão de que nada mais é real. Que no mundo atual, apesar dos pesares, não nos fuja pela mão a capacidade de amar!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.