Memória de minhas putas tristes - Gabriel García Márquez
"No ano dos meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem."
Eis a premissa que dá inicio a essa deliciosa e envolvente leitura do grande escritor colombiano Gabriel García Márquez. Memória de minhas putas tristes é um relato delicado, por vezes divertido de um narrador no auge de sua velhice, que resolve se aventurar com uma desconhecida, a fim de se presentear com sexo no aniversário de noventa anos. Mas algo inusitado acontece e ao ver a garota dormindo na cama fica com receio de acordá-la, e acaba por se apaixonar por ela...
Ao longo da narrativa, vamos acompanhando a trajetória desse 'romance' e o cotidiano do protagonista, que mesmo em idade tão avançada, possui um espírito jovem e por vezes impetuoso. Cronista de um jornal, sua vida foi regada a sexo e prazeres, e a essa altura da vida acaba por descobrir o amor.
Ao conhecer Delgadina, ele se dá conta que dormir ao lado de quem se ama sem necessariamente ter contato sexual pode lhe trazer consolo e felicidade. Memória de minhas putas tristes nos coloca em reflexão acerca do que é ser velho. Envelhecer não é um problema para o protagonista, ele mostra que a vida não acabou quando alcançamos a 'terceira idade.' Enquanto se respira, ainda há muito a se aproveitar da vida...
Ele descobriu novos significados que valeram por uma vida inteira antes de conhecer a adolescente adormecida num quarto de bordel. O livro é uma ode à existência e ao amor. Depois de anos desperdiçados em festas e fugindo de amores, deitando com prostitutas que ele poderia descartar no momento seguinte, Delgadina lhe traz um sentido para continuar vivendo.
A escrita poderosa de Gabo é fluída e cativante. Capítulo por capítulo, somos surpreendidos com um sentimento de torcida para que haja a consumação do amor que abrasa o coração do velho jornalista. O amor que ele passa a nutrir pela adolescente é a 'cereja do bolo' de sua vida. Ele redescobre o amor por si mesmo, pelo vigor que a idade avançada não lhe tirou e nos envolve com a ternura que despeja sobre o corpo nu e entorpecido de Delgadina...
Memória de minhas putas tristes é encanto, é a escrita de Gabriel refinada e com sabor de sonho e céu azul... é o amor, puro e simplesmente possível de acontecer em momentos de nossa jornada que já não julgávamos possível... e ele vem, e brota. nos torna vivos novamente...
Uau, adorei o visual do seu blog. Quanto a resenha, eu amei, de verdade. A premissa do livro é bem diferente e nunca li nada desse autor, mas já estou disposta a ler. ❤
ResponderExcluirBjos, Bia!
Que resenha maravilhosa Maria, eu gosto muito do Gabriel e esse livro sempre deu o que falar, por causa do título, na faculdade sempre tiveram grandes curiosidades, quero muito ler e te acho linda sorrindo.
ResponderExcluirBeijinhos
Que resenha incrível! Fiquei com muita vontade de ler o livro haha Adorei o seu blog :)
ResponderExcluirEita, como tenho vontade de ler alguma obra do autor, pena nunca conseguir um livro.
ResponderExcluirAmei a premissa do livro, o fato do protagonista descobrir o amor nos auges dos seus 90 anos.
Dica super anotada, espero ler. Gostei muito da resenha.
Beijos.
https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem? Nossa, me assustei com o título do livro, confesso, kkkk. Contudo, adorei a resenha e fiquei curiosa pra ler a obra! ;)
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Tenho vontade de ler algo desse autor, já que muita gente elogia suas obras. Mas tem que ser num momento em que eu esteja preparada, já que não é meu estilo de leitura.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Olá!
ResponderExcluirA resenha demonstra que a leitura é muito rica de detalhes e bem envolvente. Não conheço a escrita do autor mas me agradaria em ler.
Beijos!
Camila de Moraes.
Oi Maria, confesso que comecei a rir logo no início da sua resenha quando soube que a história era da paixão de um idoso pela garota de programas que ele contratou para seu aniversário...Já me ganhou ali.
ResponderExcluirBjs, Rose
Oi!
ResponderExcluirO título chama bastante a atenção e me deixou bem curiosa para realizar a leitura. Não li nada do autor ainda, mas seu estilo de escrita parece ser bem envolvente. Gostei muito da sua resenha e anotei a dica.
Beijo
Olá, Tudo bem?
ResponderExcluirJá li outra resenha desse livro e gostei muito do que encontrei. A princípio, pelo título, eu não gostaria de ler, sabe? Mas as resenhas têm me convencido, principalmente, porque o livro parece ser muito bem escrito.
Imagino como deve ser torcer por essa consumação e espero que eu tenha a oportunidade de fazer a leitura.
Beijos,
Um Oceano de Histórias
Que resenha linda. Estou louca para começar ler Gabo, e ganhei um livro dele e comprei mais um " Cem anos de solidão", e com sua resenha agora coloquei mais este na minha lista. haha. Quero para já. O blog está muito legal. <3
ResponderExcluirAbraços
Olá, já ouvi muito sobre a obra e tenho muita curiosidade de conferir também. Parabéns pela resenha incrível.
ResponderExcluirAbraços
Olá, tudo bem? Que resenha linda e tocante. Que pena que ainda não li nada do autor, mas espero mudar isso em breve. Não conhecia esta obra dele, porém suas palavras foram bem esclarecedoras! Adorei!
ResponderExcluirBeijos,
https://diariasleituras.blogspot.com.br