O amor dos homens avulsos, de Victor Herringer
Victor Herringer [falecido ano passado] nos transporta para um romance ambientado num subúrbio do Rio de Janeiro dos anos 1970. O narrador desvela suas memórias, revolvendo no passado sobre a chegada de Cosme em sua casa, quando ainda era adolescente, e que acaba por perder a vida de maneira brutal, devido ao preconceito encrustado em nossa sociedade.
O rapaz, que precisava de muletas para se locomover, tem na morte do garoto Cosme uma lembrança que vai assombrá-lo até os dias atuais. Sua vida se modificou a partir do momento que Cosme adentrou em sua vida, tirando nosso narrador do marasmo monótono que até então se via inserido.
A obra possui uma linguagem fluente com uma bela construção de cenários e personagens. Herringer desenvolve sua trama de maneira delicada, tocante e levemente mordaz com relação à realidade... O amor dos homens avulsos é um misto de crônica saudosista e experimentalismo. Encanta, dando um novo sabor à ficção brasileira. Nascido em 1988, Victor Herringer deixou uma coluna na revista Pessoa, ganhou um prêmio Jabuti pela obra Glória, em 2013. Suicidou-se aos 29 anos...
A obra possui uma linguagem fluente com uma bela construção de cenários e personagens. Herringer desenvolve sua trama de maneira delicada, tocante e levemente mordaz com relação à realidade... O amor dos homens avulsos é um misto de crônica saudosista e experimentalismo. Encanta, dando um novo sabor à ficção brasileira. Nascido em 1988, Victor Herringer deixou uma coluna na revista Pessoa, ganhou um prêmio Jabuti pela obra Glória, em 2013. Suicidou-se aos 29 anos...
Olá!
ResponderExcluirLendo a opinião sobre a obra, cada me palavra foi me tocando, me fazendo querer conhecer a história e o que Cosme representou. O suicídio é realmente arrasador, ainda mais quando imaginamos o quanto ainda poderíamos aprender através de sua escrita.
Bjim!
Tammy
Olá, tudo bem? Não conhecia esse livro ainda, mas depois de ler tua resenha fiquei bem curiosa para ler a obra, que parece ser bem interessante e intensa.
ResponderExcluirBeijos,
Duas Livreiras
Eu acredito que teria dificuldades para ler por conta do assunto. Mas sua resenha está tão linda, que despertou o meu interesse <3
ResponderExcluirSai da Minha Lente
Eu não conhecia nem o autor nem o livro e gostei demais da dica, parece ser uma leitura muito interessante e que nos transmite muitas mensagens. Adorei a dica!
ResponderExcluirUma vida e conhecimentos perdidos, mas sabemos que o suicido e uma questão seria, e que traz muito sofrimento a quem vivencia. Impressionante o quanto a história que ele escreveu também trata de um sofrimento em relação ao preconceito, e ao outro. Gostei muito da premissa do livro, e com certeza pretendo lê-lo.
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas parece ser bem interessante e intensa as histórias que ele trás por meio dessa crônicas. Gosto da ideia do autor usar de uma linguagem fluente. Uma pena que o autor tenha tido um fim assim. Vou anotar a dica, quero ler.
ResponderExcluirAbraços.
Oi Maria, tudo bem? Eu amo livros de memórias, principalmente aqueles que nos mostram como eram as cidades e os costumes do passado, porque foram eles que moldaram o que somos hoje. Conheci esse livro, através de alguns instagrammers que noticiaram o suicídio do jovem escritor, eu fiquei muito triste com a noticia porque, ele ainda tinha muita coisa viver e aprender.
ResponderExcluirBeijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Não conhecia o Victor Herringer e, dando uma rápida pesquisada, acabei lendo um pouco da sua história. Fiquei interessado na obra e lamento profundamente o ocorrido com o autor. Suicídio é algo que mexe muito comigo.
ResponderExcluirAbraço!
Poxa vida, me chocou muito saber que o autor se suicidou, ainda mais tão novo, me fez refletir sobre muitas coisas a partir da sua resenha, e apesar de não ter sido uma obra que antes tivesse chamado a minha atenção, agora a história é outra!
ResponderExcluirConheço o autor, mas infelizmente, ainda não li o livro, não deu para entrar no orçamento, acompanhei o lamento nas redes pela morte dele, que triste.
ResponderExcluirOi, tudo bem? Esse livro tá na minha wishlist há algum tempo, mas ainda não o li. Quero lê-lo justamente por ele falar de homofobia, mas achei uma pena o autor ter se suicidado. Gostei de ver esse livro por aí :)
ResponderExcluirLove, Nina.
www.ninaeuma.blogspot.com
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu infelizmente só soube desse autor quando saiu a notícia de seu falecimento. O livro parece ser uma leitura incrível e tocante. Pelo que percebi, o autor tinha muito talento, o que torna sua morte ainda mais trágica. Vou anotar a dica e, com certeza, vou querer ler esse livro.
Beijos!
Nao sei se esse levemente mordaz com relação à realidade na trama ia me agradar não... Nunca tinha ouvido falar do autor e sinto muito que a vida dele tenha tido um fim desses. Essa obra acho que não lerei.
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Confesso que nem mesmo com o falecimento do autor não reconheço o nome, infelizmente. Provavelmente não é um nicho que eu tenha grandes contatos, porém, pelo jeito ele deixou uma obra espetacular, e estou bem curiosa para ler. Uma pena a morte dele pois perdemos mais um talento!
ResponderExcluirBeijos,
http://diariasleituras.blogspot.com