A prosa leve e graciosa de José Luís Peixoto em Morreste-me



Fui agraciada com a oportunidade de conhecer a prosa de José Luís Peixoto, escritor português contemporâneo, em sua obra "Morreste-me". Sua publicação é do ano 2000, nos trazendo um relato comovente sobre a morte de seu pai, e todo o período de luto que se estabelece a partir do ocorrido.

Peixoto possui uma escrita poética e que acaba trazendo certa leveza ao lidar com um tema tão denso como a morte. O narrador revisita suas memórias, perpassando momentos importantes de sua convivência e de sua família com a doença que acometeu seu pai. Luto é lidar com lembranças, dores, ausência, saudade, é um fechar e abrir de pálpebras na esperança de estar despertando de um sonho ruim. É ter que seguir em frente quando algo que nos era vital nos foi arrancado. É oscilar dias que doem mais e dias que doem um pouco menos...

O autor nos entrega uma obra que toca e conforta. Uma ode redentora à figura paterna quando fisicamente ela não se faz mais presente... 

Parto para o que sobre de ti e tudo são resquícios do que foste. Parto de ti, viajo nos teus caminhos, corro e perco-me e desencontro-me no medo de ti, nasço, morro, parto de ti, viajo no escuro que deixaste e chego, chego, finalmente a ti. Pai. Ao lado desta manhã, a outra vez. A primeira noite que não viste. A noite sem lua, só noite negra a encher-nos todos.

7 comentários:

  1. Acho que só entende a dor da perda quem já passou por ela em algum momento da vida. Esse autor eu não conhecia, mas já gostei pela forma como ele aborda o assunto sem ser melancólico demais, e sem tirar a seriedade do assunto também. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar do autor mais me senti tocada com a sua resenha e bem curiosa para conhecer a escrita do autor!

    Parabéns pelo Trabalho

    Bjs Aruom Fenix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  3. Poder ler uma prosa leve e graciosa como esta, é mesmo muito bem-vinda. Gostei de conhecer melhor do que se trata e saber mais sobre essa obra poética. Poque ainda não conhecia o autor e nem a obra dele, e o que apresentou aqui, me permitiu conhecer. Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua resenha, apesar de pequena, foi objetiva, você não deu spoilers e ainda nos agraciou com um trecho do livro!
    Achei bem legal a temática da obra, é um assunto bem delicado e nada melhor que leveza para tratar do mesmo!
    Parabéns ❤

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de poesias, me atrapalho um pouco, mas acho muito interessante trazer leveza para um tema que a maioria das pessoas acha tão pesado.
    Abraços,
    Liv | Resenhas Caóticas

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    Eu nunca nem tinha visto essa obra, mas gostei de saber mais sobre a história do livro e o personagem. Gostei de ver o enredo do livro mas acho que não leria, pois, não faz muito o meu gênero. Mas mesmo assim, amei a foto e a sua sincera opinião.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  7. Nossa que livro forte. Mas ao mesmo tempo envolvente. Eu não conhecia o autor, mas confesso que por se tratar de lidar com o luto já me interessou muito.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.