Retrospectiva Literária 2018

2018 foi um ano de grandiosas descobertas literárias, além de revisitas a escritas já conhecidas mas há muito esquecidas ou escanteadas... Com a minha entrada/fundação na Confraria Colombo, me permiti conhecer autores de várias partes do planeta, além de grandes indicações de amigos que me fizeram aumentar o rol de escritores preferidos... Consegui tirar a poeira de alguns títulos esquecidos na estante...


Difícil mesmo é fazer uma seleção de apenas 13 títulos, sem ser injusta com os demais... Mas, é preciso rs

1. 2. Antônio Carlos Viana. Escritor sergipano, já falecido, infelizmente. Entrei com tudo na leitura de seus contos em Cine Privê. Achando que não me surpreenderia ainda mais com sua escrita poderosa, leio Jeito de matar lagartas. Foi o início do amor que nutro por ele desde então...

3. O massacre da Granja São Bento foi indicação de um amigo. História real sobre um dos episódios mais cruéis da Ditadura Militar. E em tempos tão conturbados e obscuros em nossa política nacional, uma leitura essencial. 


4. O jardim dos Finzi-Contini. Apesar de ter achado o começo meio lento, essa obra foi um achado incrível nesse meu novo frenesi pelos italianos...

5. O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio. Charles Bukowski tomou meu coração há tempos, e dos titulos dele que li esse ano, esse certamente entrou para o topo dos meus preferidos de sua obra...

6. A condessa sangrenta. Lido em ebook. Visualmente carregado. Uma obra de arte. Prima. 


7. Norwergian Wood me fez voltar à escrita de Haruki Murakami. Apenas para constatar que esse autor é maravilhoso. Fez parte dos livros lidos na Confraria Colombo.


8. Um, dois e já. Título curioso, livro curto de uma autora latina. Lido em ebook. Que grata surpresa. Me fez amar ainda mais os uruguaios...

9. O ninho da serpente. Pedro Juan Gutierrez. Para quem nunca visitou o blog, sugiro clicar na tag com o nome desse cubano. Uma pequena dimensão da minha loucura desenfreada pela sua obra literária...

10. Emilie Zola com o livro A besta humana. Mais um título lido por causa da Confraria, que me fez revisitar o autor, depois de ter lido Germinal há muitos anos. Impactante. Visceral. Cruel. Detalhista. Francês do jeito que gosto...

11. 12. José Luís Peixoto. Autor português que tive o prazer de conhecer em prosa e poesia. A criança em ruínas e Morreste-me são dois livros maravilhosos e profundos. Quero mais doses desse lusitano...

13. As onze mil varas, de Apollinaire. Pesado, perverso e escandaloso. Afrontador de épocas. 'Sexo'  em sua forma mais selvagem, brutal. Não recomendo para aqueles de estômago sensível...


Para mais detalhes sobre essas leituras, é só clicar nos links para ser encaminhado[a] para as resenhas... Conhecem alguns desses autores? Já leram alguns desses livros?


2 comentários:

  1. Esse blog merece estar entre os mais lidos, seguidos e compartilhados!!! Como o mundo lusófono está bem servido por esse trabalho que flui da alma dessa pessoa transbordante que é Valéria! Meus sinceros agradecimentos, quero fazer valer a pena cada letra postada neste blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, Carola. Pessoas como vc me fazem não desistir. 💜

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.