[HQ] Uivo, o grande poema beat em quadrinhos

 Uivo foi uma poema escrito e declamado por Allen Ginsberg, um dos grandes nomes da Geração Beat, que surgiu como um movimento de contracultura após a Grande Depressão Americana, fazendo criticas fortes ao "american way of life". 


Allen Ginsberg e Eric Drooker



Eis que o ilustrador Eric Drooker transforma o poema numa graphic novel, que seria também a arte original do longa-metragem laçado décadas depois, contando o processo de criação de Uivo pelo poeta. Foi publicado em 1956, sendo um dos livros mais lidos do século XX, mesmo com a censura impedindo sua circulação, devido a acusações de obscenidade.

Chegou a ser expulso de Praga em 1965. Sua obra - bem como toda a ideologia Beat - serviu de referência para vários artistas, que vão de Bod Dylan a Lana Del Rey e é - juntamente com On the Road e Almoço Nu [de Jack Kerouac e William Burroughs, respectivamente] - o que chamamos de Tríade Beat.

Ginsberg foi uma grande admirador do trabalho de Eric Drooker e chegou a acompanhar o processo de criação da Graphic Novel. A HQ tem cores sombrias e nebulosas, trazendo tons que retratam um cenário urbano noturno, e um solitário escritor de frente para sua máquina de escrever.

A poética de Uivo é psicodélica, um verdadeiro fluxo de consciência ilustrado, onírico. Um deleite para aqueles que já conhecem a obra original, um belo passaporte de entrada para leitores que desconhecem o legado beat...

9 comentários:

  1. Tô amando conhecer mais sobre o movimento Beat com você. Acho que vou procurar o poema em si primeiro, depois a HQ que, pelo que entendi, acrescenta ainda mais contando sobre o processo de criação do poema. Ótima indicação. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço a obra original, mas quem sabe seja uma oportunidade agora, com a graphic novel, né? ^^ A capa está linda por sinal.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. A leitura deve ser incrível, confesso que só tinha ouvido falar do Drooker, não por não ter tido já contato com o trabalho, mas por pouco saber mesmo. Foi bom saber que ele era fonte de referência da Lana, não sabia dessa! Adorei suas considerações a respeito do quadrinho, também não sabia dessa transformação!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia essa HQ, mas fiquei bem interessado em saber dessa história na íntegra, parece ser do estilo que gosto. Irei ver se consigo ler ano que vem.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo tudo que tem a ver com o universo beatnik. Marido e eu somos apaixonados por Kerouac, mas temos Burroughs e Ginsberg aqui em casa também. Eu não sabia dessa HQ e simplesmente eu JÁ QUERO!!! Adorei o post. Obrigada por me situar. Beijão

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana poder me deparar com essa Graphic Novel que é a adaptação de um poema escrito por um dos grandes nomes da Geração Beat. Achei interessante por sua poética ser psicodélica. Lembro de nunca ter a chance de conferir algo parecido. Muito bom conhecer por tudo o que você apresentou aqui.

    ResponderExcluir
  7. Uau! Sou completamente leiga no que se refere ao movimento Beat! Mas me convido a estar aqui, com você, conferindo mais e adquirindo esse conteúdo maravilhoso, de verdadeira qualidade! Parabéns! E obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Confesso que não tinha o costume de ler HQs até conhecer várias no ano passado e me encantei pela experiência. O que mais gosto de acompanhar são os artistas que ilustram e fazem um trabalho tão incrível. Muitas vezes pela simples ilustração conseguimos compreender a intenção do autor. É difícil pensar numa época em que não era possível publicar um livro ou defender nossas ideias. Mesmo pensando diferente as pessoas precisam ter liberdade de expressão. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  9. Por que eu não tenho esse livro? Eu quero, isso sim é uma adaptação que vale ter na prateleira, resenhar, mostrar ao mundo.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.