Resenha: Dentro de um mês, dentro de um ano, minha estreia na obra de Françoise Sagan

 Dentro de um mês, dentro de um ano é um romance escrito por Françoise Sagan, que conta a história de Bernard em uma viagem rumo ao exterior. Preso a um casamento insípido, ele não consegue esquecer um antigo amor, e eis que Josée ressurge em sua vida, mas esse reencontro não se dá como Bernard gostaria... 





Josée vem lhe comunicar sobre a doença de sua esposa Nicole. Porém, ela resolve poupá-lo de dar-lhe a notícia de imediato, mas ele precisa retornar com urgência a Paris. São inseridos na trama outros personagens, que possuem trajetórias igualmente fatalistas, vazias e de paixões doentias. 

A escrita de Sagan é leve e desperta no leitor reflexões sobre o vazio do 'ser', numa aura existencialista de como as relações podem ser efêmeras. A obra fala de amores que vêm e vão em espaços de tempo que podem ter a duração de alguns meses ou menos, dias e semanas...

É um romance que desnuda as relações/interações sociais, mesclando sentimentos como tristeza, luxúria, solidão e apatia. Françoise Sagan nasceu em 1935, e lançou seu primeiro romance em 1954, intitulado Bom dia, tristeza. 


6 comentários:

  1. Nossa,que turbilhão de sentimentos essa história possui,parece que ela mexe demais com o leitor. Anotei a dica para ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. como sempre kkk eu aqui sem conhecer a obra kkk quase rotina quando venho comentar né? kkk. dessa vez apesar de curiosa não sei se leria sabe? ando numa vibe de coisas menos complexas por n motivos entre eles fadiga mental kkk, mas a obra parece incrivel seria algo que eu leria justamente por ser conteudo que me atrai.

    ResponderExcluir
  3. Ual, eu adorei a proposta dessa obra. Embora tenha seguido a abordagem comportamentalista, tudo que é existencialista chama minha atenção e me encanta!!!
    Já quero meter na meta de leitura da vida.
    Beijão, Val

    ResponderExcluir
  4. Fatalista e paixões doentias, perfeito ara chamar minha atenção, só conheço Bom-dia, Tristeza, mas nunca tive um exemplar.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse autor. Esse livro parece ser ótimo. Amores que vem e que vão, já gostei e anotei aqui.

    ResponderExcluir
  6. Certamente, esse romance escrito por Françoise Sagan, cujo narra a história de Bernard em uma viagem rumo ao exterior é muito interessante! Ótimo que a escrita seja leve e desperte reflexões importantes! Aprecio quando um romance aproveita para desnudar as relações/interações sociais. Muito bom conhecer as suas colocações a respeito.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.