Ode sobre a melancolia e outros poemas
John Keats foi um poeta inglês, pertencendo ao período Romântico como sendo uma das figuras mais emblemáticas de seu tempo. Tendo falecido com apenas 25 anos, vitimado pela tuberculoso, não deixou uma obra extensa, embora seja de suma relevância na poesia britânica.
Ode sobre a melancolia e outros poemas é uma publicação da Hedra Editora, e com tradução de Péricles Eugênio da Silva Ramos, compila vários poemas do escritor, incluindo os seus mais famosos, como Ode a um rouxinol, Ode sobre a indolência, Hino à tristeza e Ode sobre a melancolia, que dá nome ao livro.
Dói-me o coração, e aflige meus sentidos
Um torpor de sono, como se eu tivesse
Bebido da cicuta ou esgotado há um só instante
Um lânguido narcótico e descido para o Lete:
Não é porque eu inveje a tua boa sorte,
Porém porque me alegro a ver-te assim feliz
Que tu, arbórea Dríade das asas leves,
Em nesga melodiosa
De um verdor de faias e de sombras incontáveis
A plena e fácil voz celebras o verão.
My heart aches, and a drosy numbness pains
My sense, as though of hemlock I had drunk
Or emptied some dull opiate to the drains
One minute past, and Lethe-wards had sunk:
'Tis not through envy of thy happy lot,
But being too happy in thine happiness, -
That thou, light-winged Dryad of the trees
In some melodious plot
Of beechen green, and shadows numberless,
Singest of summmer in full-throated ease.
Ode to a Nightingale, 1819.
Oioi! Eu fiquei curiosa pra saber se o tradutor explicou as escolhas de tradução que fez. Tenho alguns muitos pés atrás com tradução de poesia. Fora isso, parece ser uma leitura excelente e a oportunidade de conhecer melhor um poeta que (tenho a impressão) não é tão conhecido por nós. Ótimo post. Abs!
ResponderExcluirEu gosto muito de edição bilíngue! Estou conhecendo agora esse poeta inglês, cujo pertence ao período Romântico como sendo uma das figuras mais emblemáticas de seu tempo, como você mesma mencionou aqui. Curto bastante poesia inglesa e fiquei interessada nessa obra e na temática.
ResponderExcluirconheço a obra por nome mas nunca a li, e dos contos conheço o ode ao rouxinol, lembro de ter lido no ensino médio mas não me recordo de como foi a experiência, sua resenha me lembrou de como estou distante de obras do gênero e desconheço muitos artista;
ResponderExcluirOi, tudo bem? Nossa, com apenas 25 anos? Muito novo não?!? Sempre que vejo uma vida indo embora tão cedo me lembro do Heath Ledger. Ele era um ator simplesmente incrível, muito talentoso. Mas acredito que tenha um propósito isso. Tendemos a ver suas melhores obras, elogiar seu trabalho, e de alguma forma suas obras são passadas de geração em geração. Não conhecia esse autor mas achei tocante suas palavras. "me alegro a ver-te feliz..." Sensação de que observamos a quem amamos distante de nós. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirEu realmente não sou íntima da poesia. Até queria me entender melhor com o gênero de verdade. E me esforço!
ResponderExcluirAchei muito triste saber que o autor morreu ainda tão jovem. Que perda. E ele era muito bom em se expressar, tirando como exemplo o trecho publicado. Adorei conhecer sobre ele. Abraços