Adaptações em quadrinhos de obras de Nelson Rodrigues

 Nelson Rodrigues foi um romancista, dramaturgo e cronista pernambucano, nascido em Recife no ano de 1912. Ainda criança, se mudou para o Rio de Janeiro. De suas peças mais famosas, destacam-se Véu de Noiva e Um beijo no asfalto, das quais irei apresentar nesse texto, em formato de História em quadrinhos.



Vestido de noiva foi encenada em 1943 e trata-se de uma trama psicológica, onde nos situamos em três perspectivas: de memória, realidade e alucinação. Alaíde sofre um acidente de carro, e enquanto está sendo atendida no hospital, acaba tendo visões do namorado, que era anteriormente companheiro de sua própria irmã, e entra em cena Madame Clessi, cafetina assassinada pelo namorado, envolta nas visões de Alaíde. 


O projeto gráfico do roteiro adaptada dessa peça é assinado por Arnaldo Branco e Gabriel Góes. É uma publicação da Editora Nova Fronteira e se assemelha bastante com a obra original. A HQ é quase toda em preto e branco, mas apresenta quadrinhos em tons de vermelho, dando mais ênfase em determinadas cenas da história, causando um efeito maior de dramaticidade às cenas. 

O beijo no asfalto foi publicada em 1960, e conta a história de um homem atropelado, que - num último suspiro - pede a um homem que tentou lhe socorrer que lhe dê um beijo, em meio ao asfalto. Um repórter sensacionalista e um político corrupto acabam presenciando a cena e fazem da situação um espetáculo bizarro, tornando-o o assunto mais comentado por toda a cidade, sendo noticiado nos jornais. 


Na obra de Nelson, é interessante atentar para os pontos críticos que sua narrativa ácida aponta, incrivelmente adaptados e representados através do trabalho de Góes e Branco, assim como em Vestido de noiva. Beijo no asfalto é uma edição da Pocket Ouro. São duas obras que merecem ser apreciadas, bem como as peças originais em que foram inspiradas. 


Para adquirir os exemplares e ajudar o blog, clique nos links abaixo!

O beijo no asfalto 

Vestido de Noiva 

5 comentários:

  1. Oi Val!

    Você acredita que ainda não li nada de Nelson Rodrigues? Eu preciso mudar isso porque sempre leio comentários e opiniões bastante interessante sobre suas obras. Adorei saber que duas obras deles foram adaptadas para o quadrinhos. Quem sabe eu começo a conhecer a escrita do escritor por aí. Fiquei bem curiosa com Um beijo no asfalto.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada do autor em HQ, deve ser curioso, houve uma época que era apaixonada pelo trabalho dele, de modo que me influenciou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Oi Val!
    Peco por nunca ter lido nada do grande Nelson. Quero muito conhecer... e a ambientação dessas duas histórias que você trouxe aqui, muito me agradaram... Fiquei pensando em lê-las primeiro, e depois dar um passo em seguida à sua dica do post. Eu adoro HQ/GN. Então sei que vou ficar encantada de todo jeito.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Ah, tem como não gostar de ler HQs? Nos últimos meses tenho conhecido várias e a experiência tem sido incrível. O trabalho gráfico sempre incrível e que chama atenção dos leitores. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li nada dele nas saber que tem versão em quadrinhos me facilita a possibilidade de ler algum dia, vou cavucar e ver se acho. E fiquei curiosa com beijo no asfalto me remete um pouco a como estamos no Brasil de hoje

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.