Poesia Catalã - das origens à Guerra Civil

 O catalão é um idioma falado em algumas partes da Espanha, especificamente na Catalunha, País Valenciano, Franja de Ponent e no Principado de Andorra, além de algumas outras regiões, e todo esse conjunto é denominado Paises Catalans. A literatura catalã encontrada na obra Poesia Catalã - das origens à Guerra Civil compreende os períodos históricos da literatura catalã, apresentando os ciclos da poesia trovadoresca, Humanismo, Século de Ouro Valenciano, Decadência, Romantismo, Renascer e movimentos de vanguarda. 

A obra apresenta cerca de oitocentos anos de poesia catalã, que vão da Poesia Trovadoresca, com Cerverí de Girona, ao Humanismo, com Jordi de Sant Jordi, passando por Bonaventura Carles Aribau [Renascer] e Bartolomeu Rossellé-Pòrcel, entre vários outros. 


Minha vida se liga toda a ti,
como de noite as chamas no escuro.

Tota la meva vida es lliga a tu,
com en la nit les flames a la fosca.
Bartolomeu Rosselló-Pòrcel


O livro conta ainda com três canções populares intituladas La cançó del comte l'Arnau [A canção do Conde Arnau] e El mariner [O marinheiro], pertencentes ao século XV. E Un lloro, un moro, un mico, i un senyor de Puerto Rico [Um louro, um mouro, um mico, e um senhor de Porto Rico], datada do século XIX, de autoria desconhecida, mas bastante popular entre os catalães. 

Ao fim do livro, temos alguns estudos que complementam a leitura, permitindo um maior entendimento linguístico da obra. Imprescindível para leitores que tem fascínio pela cultura ibérica...

Para adquirir um exemplar da obra e ajudar o blog, clique aqui. 






5 comentários:

  1. Oitocentos anos de poesia? Não havia compreendido a importância do livro até este momento, imaginei que eram poesias atuais. Obrigada poe essa resenha.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é uma verdadeira volta no tempo, né? 800 anos tem muita coisa para mostrar. Eu não sou muito de ler poesia, mas gostei bastante de saber mais sobre a obra, especialmente de um idioma que não ouço muito falar a respeito.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  3. Caramba, eu adoro essas descobertas que faço quando te visito aqui, Val. Demais essa recomendação... Fiquei surpresa com esse lindo e pequeno trecho que você deixou aí pra gente conferir.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Uau. Gostei bastante dessa oportunidade aqui de conhecer a poesia catalã, e ainda com essa importância histórica grandiosa das origens à Guerra Civil. Outra coisa que curti, que ao final do livros o leitor encontra alguns estudos que complementam a leitura, porque assim permitirá um maior entendimento linguístico da obra. Ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Uau que interessante. Não conhecia o livro, mas por ser catalã me fez recordar do meu professor de espanhol. Ele falava muito da Espanha quando eu fazia cursinho. Obrigada pela dica! Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.