Poemas Reunidos, de Alberto da Costa e Silva

Poemas Reunidos é uma publicação da Editora Nova Fronteira e compila os principais versos da obra poética de Alberto da Costa e Silva. Sua obra perpassa por temas como a Morte, as relações sociais humanas, e o tempo, de maneira requintada e que se mostra dotada de grande sensibilidade. 




Misto de livro de memórias e poesia, temos uma representação familiar configurando no estado de enfermidade de seu pai, numa tentativa de manter vivos e imortalizados por meio das letras os seus primeiros anos . Trata-se de um resgate íntimo de suas lembranças mais profundas.



Sua mulher, Vera, também é referenciada com sonetos, dedicados à ela e à sua importância na vida do poeta. Nem a velhice foi capaz de tornar ausente o afeto a ela dedicado ao longo de suas vidas. Sua poesia é expressiva e filosófica, evocando importantes questionamentos sobre as interações humanas. 

Considerado por muitos críticos das Letras como uma das personalidades mais importantes da Poesia contemporânea, Alberto nasceu em São Paulo no ano de 1931. Além de poeta e ensaísta, é também memorialista e historiador, membro da Academia Brasileira de Letras. Possui grandes condecorações em Portugal, onde atuou como diplomata. É considerado também um grande africanólogo em seus estudos e pesquisas históricas. 


De súbito, o céu crescia
e inundava os olhos 
e as tardes. 
Batiam contra os telhados 
as ondas de um céu 
selvagem.

7 comentários:

  1. Olá,
    O livro parece ter temas bem pesado, e como se trata de memórias bem pessoais deve ser mais impactante.

    ResponderExcluir
  2. Adoçando os pensamentos durante a finalização do livro. Achei bem legal você colocar um pouco sobre o autor do livro também, não conhecia sobre ele, mas o periodo que ele vivenciou esta refletido nos poemas.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre vocês com dicas e resenhas preciosas, obrigado pela indicação ! Quem não conhece Alberto deveria, pra já !

    ResponderExcluir
  4. Ah, já tem um tempo que não passo por aqui. E sempre que passo por aqui, tem uma novidade, e um nome novo pra anotar e conhecer!
    Adorei as informações, e o trecho que você deixou ali embaixo.
    Esse brigadeiro me deu uma larica aqui agora... hahahhahaa

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Já tinha ouvido falar vagamente sobre o autor, mas ainda não conhecia o livro. Amei a indicação e a poder conhecer um pouco sobre a obra do autor, que parece ser muito rica. Adorei o post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse livro, e esse trecho que você selecionou é perfeito e diz tanto, permeado de sensibilidade.

    ResponderExcluir
  7. sua resenha me dá a sensação de que o livro tem um certo ''peso'' se que essa palavra condiz, ao mesmo tempo tem um toque mais intimo por trazer memórias mais pessoais, gosto dessa premissa.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.