Sobre o Amor, Charles Bukowski



Publicada pela L&PM Editores, Sobre o amor é mais uma coletânea de poemas de Charles Bukowski, mas que possuem como elo em comum a temática do amor. Aquele amor ácido, amargo, mordaz e desventuroso, tipicamente familiar a leitores de seus escritos. 

Bukowski vivenciou o amor ao longo de sua vida a partir de diversos prismas, e deliciosamente soube expressar suas vivências através de versos crus, viscerais e detentores de uma rudeza que ao mesmo tempo soa sensível a quem os lê. 

Abel Debritto foi o responsável por compilar esses poemas, já tendo trabalhado em edição de outras duas obras do escritor, Escrever para não enlouquecer e Sobre gatos [deste último eu já falei aqui no blog]. 

Há espaço aqui para o amor paterno e sua relação afetuosa com Marina.. o livro não fala apenas de suas paixões carnais e ferozes. 
Se pudesse definir Sobre o Amor em apenas uma palavra seria Avassalador. Como tudo que Bukowski 'experienciou' e registrou em sua obra...


Escala

Fazendo amor sob o sol, sob o sol matinal. 

num quarto de hotel
acima do beco
onde homens pobres catam garrafas; 
fazendo amor sob o sol
fazendo amor junto a um tapete
mais vermelho que nosso sangue,
fazendo amor enquanto meninos 
vendem manchetes 
e Cadillacs,
fazendo amor junto a uma foto de 
Paris
e um maço aberto de Chesterfields, 
fazendo amor enquanto outros homens - pobres
 coitados - 
trabalham. 
Daquele momento - a este...
 podem ser anos do jeito como são medidos,
mas é só uma frase atrás na minha mente - 
são inúmeros os dias
nos quais a vida para e estaciona e fica
e espera como um trem nos trilhos.
Eu passo pelo hotel às 8 
e às 5; vejo gatos nos becos 
e garrafas e vagabundos,
e olho a janela no alto e penso:
não sei mais onde você está,
e sigo caminhando e me pergunto 
para onde
a vida vai
quando para.

18 comentários:

  1. Parece ótimo, adorei o de destaque. Tenho poucos livros de contos apesar de gostar muito. Esse aí eu já quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Val!
    Eu vi seu vídeo sobre Bukowski e fiquei realmente interessada em conhecer alguma obra dele.
    Gostei de saber que nesse livro ele vai além de amores carnais e me encantei pelo trechinho que deixou com o conto Escala. Estou ainda mais empolgada de ler algo do autor.

    ResponderExcluir
  3. Mulher eu nunca li uma obra inteira dele kkkk, eu cheguei a iniciar um mas sei lá não me envolvi, creio que tenha sido a época que li, mas sempre que vejo teus posts sobre ele eu fico querendo kkk, tira de mim essa vontade kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê os eBooks, mulher kkkkkk
      As vezes a época que a gente lê certas coisas não contribuem, mas quando se sentir pronta, dá uma chance heheh

      Excluir
  4. Eu gosto tanto de Buk, que é sempre um prazer quando encontro um post sobre O Velho.
    Adorei saber sobre esse livro de coletâneas de contos. Meu marido tem uma coleção bem recheada de Buk, mas estamos sempre vendo o que falta. Eu tô lendo o Queimando na Água, Afogando-se na Chama.
    Beijocas, Val! <3

    ResponderExcluir
  5. Oioi! Sempre ouvi falar muito - e bem - de Bukowski, mas até então não li nada do autor. Esse poema, no entanto, me chamou a atenção, pois é exatamente o tipo de poesia cotidiana, atual e, de um certo modo, crítica que gosto de ler. Vou procurar a coletânea. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então acredito que vc iria gostar, Letícia. 😃 Ele escrevia bem nessa vibe mesmo.

      Excluir
  6. Achei interessante como essa coletânea de contos do Charles Bukowski, traz essa temática em comum, que é o amor. Mas, dessa maneira diferente do que vejo, com um amor amargo, ácido, e desventuroso. Algo característico de seus escritos. Ainda não tive a chance de ler algo do autor, porém já conheci alguns trabalhos dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso, tem muito de amargor na poesia dele. mas ele faz de forma bonita, sabe?
      :)

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Interessante falar sobre o amor. Aliás, ele tem várias facetas. Sempre que mencionamos o amor nos vem à mente casais, amor romântico. Mas o amor como tal é muito maior. Além de ser complexo. Nem sempre sabemos que alguém nos ama de verdade, assim como nem sempre conseguimos demonstrar tal sentimento por alguém. Por que será que isso acontece? Por que cada pessoa tem um jeito de amar? Muitos questionamentos que carregamos dentro de nós. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro quando voce falou dos gatos
    Pelo que entendi todos os contos envolvem varias formas de amor das mais intensas as mais suaves
    Coisas bem dificeis de se escrever e trabalhar, ou seja, deve ser bem profundo essa coletanea de contos

    ResponderExcluir
  9. Aquela leitura que a gente já sente que precisa pra breve. Olha Val, meu conhecimento se Bukowski não é amplo, mas nunca me decepcionei. Me interesso muito por obras que fogem do óbvio, ou abrem o leque.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.