As pessoas parecem flores finalmente - Charles Bukowski

enquanto a maioria das pessoas 

joga toda a conversa fora 

eu 

anoto. 


Publicado pela L&PM Editores, As pessoas parecem flores finalmente é o quinto volume póstumo de poesias de Charles Bukowski, que traz poemas inéditos ao longo de 295 páginas. Originalmente publicado nos Estados Unidos em 2007, divide-se em quatro partes, a primeira delas com material escrito na década de 1960. A segunda parte compreende poemas que falam sobre mulheres. A terceira parte reúne seus textos que falam de loucura e a parte final aborda a sabedoria presente em seus escritos. 

 

 É curioso perceber que apesar da temática já recorrente em suas composições poéticas, Bukowski se reinventa, pois em cada experiência narrada, parece ser o que representa: uma nova [des]ventura, seja ela amorosa, financeira ou existencialista.

Em alguns dos escritos encontrados no livro, vemos menção à filha, e aos cuidados que precisou ter com ela ainda nos primeiros meses de vida. As pessoas parecem flores é pungente, sincero, honesto; sem preâmbulos ou lugares-comuns, mesmo quando ele fala de situações que aparentemente soam corriqueiras. 


Nascido na Alemanha, veio aos 3 anos para os Estados Unidos e sua infância foi difícil. Muito dela se reflete em seus escritos, bem como a vida adulta e a velhice. Poemas e contos com forte teor autobiográfico são a essência de sua composição literária. Considerado um dos grandes nomes da literatura americana marginal, Charles Bukowski faleceu de leucemia em 1994. 



3 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou familiarizada com a obra de Charles Bukowski, então ainda não conhecia esse livro. Como não sou muito de ler poesia, não sei se a leitura funcionaria bem para mim. Mas, para quem gosta do gênero, parece ser uma leitura muito interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Val! Tudo bem?

    Você é uma grande fã do Bukowski, já li algumas de suas resenhas sobre as obras do autor. Eu ainda não li nada do autor, mas está nos planos.
    A sua coleção do Bukowski deve estar imensa!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Valéria, tudo bem?
    Eu nunca li nada do Bukowski, mas conheço a fama dele como autor de ser, como se diz popularmente, "direto e reto" na escrita dele e que ele constantemente escrevia coisas meio polêmicas a respeito de alguns assuntos. Confesso que isso fortemente me atraiu até ele e penso em começar a ler esse autor. Algum livro dele com o qual eu possa começar?
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.