Do Amor e Outros demônios - Gabriel García Márquez

Numa manhã de chuvas tardias, sob o signo de Sagitário, nasceu de sete meses, e mal, Sierva María de Todos los Ángeles.

Ambientado no século XVIII, Do amor e outros demônios surgiu a partir de uma lenda sobre o túmulo de uma menina que foi mordida por um cachorro e morreu de Raiva. Era venerada por causa dos milagres que lhe eram atribuídos. Com a descoberta de um túmulo numa cripta localizada no convento histórico de Santa Clara, que seria vendido para a construção de um hospital, e que possivelmente pertencia à tal marquesinha, Gabriel García Márquez nos leva ao período do vice-reinado da Colômbia, em que o país ainda era colônia espanhola e entrega uma história de amor, feitiçaria, mistério onde se instaura um processo da Inquisição.


A filha única de um marquês vive num ambiente onde existe um forte sincretismo religioso de orixás e santos católicos, em que escravos conviviam no mesmo espaço que seus donos. Os cabelos da menina jamais seriam cortados, até o momento em que casasse. Julgando que a menina estivesse possuída por um demônio, um padre espanhol é enviado para exorcizar Sierva Maria. À partir desse encontro, num cenário opressivo, fantasmagórico e decadente, surge um relacionamento proibido, condenado por uma série de convenções e entremeado ao fanatismo do marquês de Casalduero e outros personagens de relevante importância na trama. A mudança de comportamento de Sierva Maria se dá na verdade por conta da mordida que levou de um cão raivoso durante um passeio pela cidade. A doença avança, mas seus pais atribuem seu comportamento cada vez mais agressivo à algum mal sobrenatural, dai a necessidade de se exorcizar a filha...


Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982, García Márquez proporciona ao leitor um drama histórico repleto de elementos pungentes que o fazem ser um dos autores mais aclamados do gênero Realismo Fantástico. Polêmico por carregar uma temática pesada e ousada, é fato que o enredo possui um aura hipnótica, que não nos abandona até concluído o desfecho.

Na longa história da Humanidade - concluiu - nenhum hidrófobo viveu para contar.


Clique no link abaixo para comprar um exemplar

8 comentários:

  1. sempre vejo elogios ao autor mas nunca me dei a chance de ler nada dele, o que é vergonhoso pra mim kkk. eu não conhecia essa obra, lembro vagamente do nome mas não sabia bem do que se tratava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esse livro é maravilhoso. acho que tu iria curtir, Paac ^^

      Excluir
  2. Oie, Val!
    Gosto muito das obras do autor que já tive contato. Cem Anos de solidão, inclusive, eh um marco importante na minha adolescência leitora. Memórias de minhas putas tristes tbm já esteve na minha lista de releituras.
    Esse em específico eu ainda não li, mas estou muito interessada, principalmente pelo tema abordado e toda a ousadia do enredo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cem anos foi o primeiro dele que li, em seguida foi o Memória de minhas putas. tô já engatando a leitura do próximo aqui, tenho uns seis ou sete titulos de Gabo na estante. Amo heeghehe

      Excluir
  3. Oi, Val!
    Eu ainda não li essa obra do Gabo, mas tenho muito interesse, não sabia que retrata essa relação entre nobreza e escravos e desse aspecto religioso, por mais que tenha demônio no título! Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é muito bom esse livro. Gabo eu costumo gostar de graça hahaha
      espero que tenha a oportunidade de ler esse título. ^^

      Excluir
  4. Oi, tudo bem? Ainda não tive oportunidade de conhecer a escrita do autor mas gosto muito de indicações que saem da minha zona de conforto. Mais ainda quando a história é tão rica e cheia de detalhes históricos. Não lembro de ter lido nenhuma história ambientada na Colômbia, acredito que isso instiga a curiosidade do leitor. Vou pôr na minha lista. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito que vc pode vir a gostar da obra, é uma narrativa fluída demais, a gente se joga na história sem perceber o tempo passar ^^

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.