Projeto Primeiros Passos - O que é Arte / Jorge Coli

 Dando sequência à série de postagens do Projeto Primeiros Passos, a obra em questão a ser tratada dessa vez é o livro O que é arte, de Jorge Coli. O livro é uma publicação da Editora Brasiliense, pertencente à coleção Primeiros Passos, bastante popularizada nas décadas de 1970/1980. Com uma linguagem simples, apesar de abordar conceitos acadêmicos, a coleção tem por finalidade explanar temas importantes da sociedade, História, Geografia, filosofia, entre outras áreas.


Em O que é arte, o autor faz uma breve introdução acerca do conceito de arte, bem como de suas percepções sobre o que pode ser visto com Arte, em virtude dela ter várias perspectivas, que podem ser definidas de acordo com suas origens, uso, proposta e afins. O próprio definir Arte nos parece complexo, devido às inúmeras abordagens e cenários pelos quais ela é criada e difundida.

arte são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo, isto é: nossa cultura possui uma noção que denomina solidamente algumas de suas atividades e as privilegia. Portanto [...] se não conseguimos saber o que a arte é, pelo menos sabemos quais coisas correspondem a essa ideia e como devemos nos comportar diante delas. 

Infelizmente, esta tranquilidade não dura se quisermos escapar ao superficial e escavar um pouco mais o problema. O Davi de Michelangelo é arte, e não se discute. Entretanto, eu abro um livro consagrado a um artista célebre do nosso século, Marcel Duchamp, e vejo entre suas obras, conservado em museu, um aparelho sanitário de louça, absolutamente idêntico aos que existem em todos os mictórios masculinos do mundo inteiro. Ora, esse objeto não corresponde exatamente à ideia que eu faço da arte. 


A partir daí, podemos ter noção da complexidade do conceito de Arte. Sua definição não se embasa apenas a um aspecto visual, mas também pela mensagem/ideia que a obra tem a pretensão de passar. Coli aborda a ideia de estilo, "as obras, em sua fecundidade concreta, são sempre mais do que nos dizem as pretensas definições."

O livro conta com algumas ilustrações representando os principais movimentos artísticos. A arte não de resume apenas à pinturas, mas também a esculturas, cinema, literatura, dança, entre outras manifestações. Em suma, é uma obra que serve como ponto introdutório a quem almeja aprofundar seus conhecimentos no tema. 

Para adquirir um exemplar, compre no link a seguir e contribua com o funcionamento desse blog. Viele Danke!

   


 Essa leitura faz parte de um Projeto em parceria com o blog Poesia na Alma. ao longo de 2021, iremos apresentar resenhas de títulos da coleção Primeiros Passos. Para saber qual o livro escolhido por Lilian para postagem referente ao nosso segundo mês de postagem, visite o blog Poesia na Alma.

3 comentários:

  1. Que livro sensacional, eu adorei sua dica, achei super válida e fiquei curiosa pela leitura, acredito ter sido muito proveitosa!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho esse livro fundamental para sala de aula, sabia. Já pensou se as pessoas soubessem o que é arte? que revolução...

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro ainda, mas acho muito legal ter um livro que fale sobre arte de uma linguagem mais simples, que facilita o entendimento. Me pareceu ser uma leitura interessante e necessária.
    Beijos

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.