Poesia da América #PoesiaRotaMundo - Ano I

Um dos projetos literários mais significativos que executei ao longo de 2021, em parceria com Lilian, do blog Poesia na Alma, foi o Poesia RotaMundo. Iniciado em março, simbolicamente no dia 21, conhecido como dia da Poesia, nosso intuito era publicar mensalmente 3 obras poéticas de autores/autoras de cada continente, tentando seguir o mapa numa espécie de tour ou mochilão poético, percorrendo os países a partir da América, nosso continente. As postagens seriam feitas em nossos blogs, instagrams e Canais do Youtube. 




No decorrer das postagens, minha experiência foi de percorrer os países conhecendo aspectos culturais, sociais e - obviamente - literários de cada nação. E fui me deparando com a beleza de cada país, bem como os seus problemas socioeconômicos, mas acima de qualquer coisa, da produção literária e seus autores. 

Guiana Francesa



Tive dificuldades em alguns países, por terem uma produção poética que não é conhecida do público brasileiro. Um dos grandes desafios desse projeto é ir justamente aos pontos em que os leitores do Brasil não conhecem ou sequer ouviram falar, seja por falta de incentivo de editoras nacionais em publicar tais poetas ou simplesmente por serem versos pertencentes a uma cultura tão distinta da nossa, embora compartilhem do mesmo espaço geográfico que os brasileiros. São nações vizinhas, outras mais distantes, e que muito possivelmente conhecemos apenas pelas breves menções em aulas de Geografia, História ou de alguma outra maneira particular.

San Salvador - El Salvador



Fazendo uma retrospectiva/balanço desse tour, a experiência foi válida e prazerosa. Em menos de um ano de projeto, poucos foram os países que - de maneira alguma, infelizmente - consegui encontrar poesia pela internet. Mas não vou desistir deles. Em algum momento, haverá uma 'repescagem' a fim de contemplar essas nações. E se por ventura não conseguir em um momento futuro, que essa ausência sirva de crítica ou reflexão sobre a produção literária estrangeira 'menos popular' que não chega aqui. 

Os países que foram postados no blog foram: Canadá [Margaret Atwood], Belize [Ion Cacho], Honduras [Arturo Martínez Galindo], Panamá [Homero Icaza Sánchez], Antígua e Barbuda [Althea Prince], Dominica [Phyllis Shand Allfrey], Santa Lúcia [Derek Walcott], Argentina [Francisco Luis Bernárdez], Paraguai [Heriberto Fernández], Equador [Jorge Carrera Andrade] e Guiana [Martin Carter].

Postados no Canal do Youtube: Estados Unidos [T. S. Eliott], Guatemala [Rafael Arévalo Martinez], Nicarágua [Salomon de la Selva], Cuba [Cíntio Vitier], Bahamas [Marion Bethel], República Dominicana [Manuel del Cabral], Trinidad e Tobago [Nicholas Laughlin], Chile [Pablo Neruda], Bolívia [Ricardo James Freyre], Venezuela [José Ramón Medina] e Suriname [Trefossa].

Maracaibo - Venezuela



Postados no Instagram: México [Guadalupe Amor], El Salvador [Hugo Lindo], Costa Rica [Mía Gallegos], Jamaica [Linton Kwesi Johnson], Barbados [Kamau Brathwaite], Haiti [René Depestre], Uruguai [Mario Benedetti], Brasil [Álvares de Azevedo], Peru [César Vallejo], Colômbia [Porfírio Barba Jacob] e Guiana Francesa [León-Gontram Damas]. 

Nossa próxima viagem vai seguir por terras muito distantes. Por ilhas paradisíacas que por muito tempo foram consideradas longínquas, denominadas de  Novíssimo Mundo. Você arrisca dizer qual continente iremos percorrer poeticamente falando? 

Barbados




4 comentários:

  1. Você tem um projeto bastante diferente e interessante. Acho que, não apenas as poesias, mas livros num geral, são difíceis de achar de alguns países mesmo. E é bem o que você comentou, pode ser porque lá não é muito conhecido, ou as editoras brasileiras não tem interesse em trazer para cá, o que é uma pena. Mas faço votos de que você consiga achar alguma obra durante a repescagem e estou curiosa para ver as próximas. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  2. Show essa proposta do projeto incrível com o intuito de publicar três obras poéticas por mês, de autores/autoras de cada continente, uma espécie de mochilão poético, pelos países a partir da América. Ótimo que na próxima viagem vamos ter ilhas paradisíacas, poeticamente falando! :) Fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, que potência de projeto, né mesmo... Eu não fazia ideia que vocês tinham "viajado" tanto. Achei fantástico também a crítica e|ou observação que nos leva a pensar que alguma produção literária ou não gera interesse nas editoras br, ou simplesmente não chegam por aqui.
    Adorei conhecer mais sobre tudo isso. E as fotos completam o bom gosto dessa ideia de vocês. Parabéns, meninas. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Val, que postagem perfeita, quero fazer uma similar lá no blog. Como disse a Carol, viajamos bastante e queria viajar mais, explorar mais autores.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.