A dream / Louisa Lawson #PoesiaRotaMundo

 



Just as the grey dawning gan faintly to beam
One still summer's morning I dreamt a fair dream.
I thought that my body was tenantless clay,
And friends were preparing to lay it away,
They stood at my bedside, one weeping aloud,
While two with deft fingers placed on me a shroud.
And one who had loved me and knew all my care
Placed flowers about me and braided my hair,
And murmured, " Poor creature, her troubles are o'er,
And they who have vexed her can vex her no more. "
Then tenderly crossing my hands on my breast
She kissed me and blessed me and left me to rest.
The kindest words only about me were said
And restfully thought I, " 'Tis well to be dead. "
I sighed with contentment, so safe did I seem —
Alas, for the sigh! for it banished my dream.

Louisa Lawson, nascida em Nova Gales do Sul, foi uma escritora poeta e sufragista da Austrália. Viveu numa família numerosa que passou necessidade e acabou abandonando a escola antes de concluir os estudos. Casou aos 18 anos com um marinheiro sueco e teve quatro filhos com ele, que viajava devido a sua profissão, deixando a Louisa o cuidado e educação dos filhos. Dentre seus trabalhos mais conhecidos, podemos citar To a Bird, To my Sister, The Hour is coming e Lines Written During a Night Spent in a Bush Inn. Faleceu em 1920, aos 72 anos. 
 

 
A Austrália é o maior país do novíssimo continente, como é conhecida a Oceania. A língua oficial é o inglês, devido ao período em que a região foi uma colônia britânica. A população nativa era comporta de cerca de 250 nações de aborígenes, mas atualmente, boa parte de sua população é composta de estrangeiros. 
 
Sua capital é Camberra, mas Sidney é considerada a mais popular. Vale a pena destacar também Perth, Brisbane e Adelaide. Boa parte do território australiano é desértico, onde habitam espécies de animais que não existem em outras partes do mundo. 
 

 
A Austrália é dividida em seis estados e a ilha da Tasmânia. O personagem Taz de Looney Tunes é baseado num animal da região, o diabo-da-Tasmânia, pertencente à classe dos marsupiais.


 
A poesia selecionada faz parte do Projeto RotaMundo, em parceria com o blog Poesia na Alma. Neste mês de fevereiro teremos poesias dos países que compõem a Oceania: Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné. Para encontrar as demais obras, visite nossas redes [Instagram e Youtube]. Para saber quais os poemas escolhidos por Lilian Farias, visite o blog Poesia na Alma. 

Um comentário:

  1. Pela tradução, "Eu pensei que meu corpo era barro sem inquilino" que belo poema, conheci a autora em minhas pesquisas e gostei, queria ver todos esses autores publicados no Brasil.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.