O guia do Mochileiro das Galáxias - A Bíblia Geek/Nerd


Esse post era pra ter sido feito no Dia da Toalha, mas devido a inúmeros problemas pessoais, não tive inspiração o suficiente pra fazê-lo, mas nunca é tarde pra isso. Pra 'comemorar' o Dia da Toalha [ou não!], eu iria fazer um post sobre Douglas Adams e sua trilogia de 5 volumes de qualquer jeito... 
Minha relação com Douglas Adams foi bem espontânea... via as pessoas comentando sobre a 'bíblia geek/nerd' e que eu ainda não havia lido, então aproveitei uma promoção dos livros no site Submarino e comprei as 5 edições. Li rápido e não me arrependi. Tinha falado nesse post sobre a impressão que os livros tinham me passado, embora não tenha aprofundado minha opinião... Eu consegui terminar os 5 livros sem muitos problemas... a única coisa que me desagradou foi o desfecho de um personagem no 4º livro, mas prefiro não falar senão será um baita spoiler... 
As capas são lindas, coloridas, com desenhos de objetos que se encaixam perfeitamente no contexto da história. Minha encomenda pelo Submarino chegou bem rápido, antes do tempo previsto e nenhum livro sofreu danos na viagem. A escrita de Douglas Adams é repleta de ironia, críticas mordazes à sociedade e muitos termos 'nerds/científicos' que, confesso, me foram difíceis de compreender em alguns momentos. Mas nada que abalasse a compreensão da história. 
Além do preço, das capas, e da história da 'trilogia', o que me agradou na leitura é que até então eu nunca tinha lido algo do tipo, foi algo bem prazeroso e apesar do 3º volume não ter me agradado tanto quanto os outros, o conjunto me agradou deveras e fez eu me apaixonar pelo gênero... 



A obra tem mais de 3 décadas e é considerada um clássico da literatura de ficção científica. Sucesso de vendas até hoje, é uma história que atravessa os anos sem perder a originalidade. O autor, Douglas Adams, escreve de forma a deixar o leitor ansioso pela página seguinte, e reuniu personagens estranhos e diferentes entre si, entre eles um robô maníaco-depressivo chamado Marvin. [De longe, meu favorito na história]. 

"Extenuado, me encontro aqui sentado, tendo a dor e a miséria como únicas companheiras. Além da vasta inteligência, é claro. E da tristeza infinita. E..." 
Marvin - A vida, o Universo e tudo mais.

O 1º título da obra se chama O Guia do Mochileiro das Galáxias, e conta a história de um rapaz [Arthur Dent] que numa bela manhã em sua casa, se depara com a eminente destruição do planeta. Sua vida vira de cabeça pra baixo ao descobrir que um conhecido seu [Ford Prefect] não pertence ao nosso planeta, e juntos vão explorar o universo. 
Marvin e seu pessimismo encantador...
No 2º livro, O restaurante no fim do Universo, temos acesso a um cardápio pra lá de esquisito, tendo uma explosão enorme como espetáculo aos dois amigos. Os dois, junto com outros personagens que vão entrando na história, cruzam a Galáxia numa nave rumo ao restaurante e acabam viajando no tempo.
O livro 3 me foi um pouco enfadonho, mas é necessário sua leitura pra entender o que ainda está por vir... A vida, o Universo e Tudo mais nos leva ao abandono de Arthur na pré-história. Mas apesar de passar tantos anos sozinho e escondido, ele ainda precisava salvar o Universo dos robôs xenófobos do planeta Krikkit..
O livro 4 [Até mais, e obrigado pelos peixes!] me partiu o coração... Após tantos infortúnios, Dent consegue voltar ao planeta Terra. Apesar da aparente calmaria, algo estava errado ali, desde que ele se ausentou... Acaba se apaixonando por uma garota e parte em busca de respostas às suas dúvidas... 

"Naquela noite escureceu cedo, o que era normal para aquela época do ano. Fazia frio e ventava bastante, o que também era normal. Começou a chover, o que era particularmente normal. Uma espaçonave aterrissou, o que não era."
Até mais, e obrigado pelos peixes!


Li o volume 5 [Praticamente inofensiva] bem decepcionada e aturdida com o que ocorreu no volume 4, mas precisava saber o fim [?!?] da história. Muitos acreditam que a história teve fim no livro 4, outros acham que ele seria uma continuação da obra, utilizando os mesmos personagens. Divergências à parte, o quinto livro escrito por Adams mostra mais uma vez nossos amigos se reencontrando após muitos anos separados, mas o que deveria ser um belo encontro de amigos de longa data se transforma numa aventura com risco de vida pra eles. 


Mais de 15 milhões de fãs se deliciaram com a obra de Adams. Tenho muito prazer de estar entre esses 15 milhões... 
Espero que tenham curtido o post... até a próxima e... NÃO ENTRE EM PÂNICO...


3 comentários:

  1. Roxa, adorei a resenha...faz tempo que eu queria saber do que diabos se tratavam esses livros porque eu só ouvia falar por cima mas nucna ninguém me explicou direito o que era hahahaha agora eu sei. Parece uma história boa, se um dia desses eu achar em promoção talvez até encare ;)

    :* beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Li só o primeiro da "trilogia de cinco" e gostei bastante, Marvin tbem é o meu preferido. rsrs Tbem comprei-o pelo submarino, então os outros 4 estão me aguardando na estante, assim que der já os devoro!
    O primeiro livro está também entre os "1001 Livros Para Ler Antes de Morrer" ou seja, um clássico.
    Adorei esse post, Val.

    Beijão <3

    ResponderExcluir
  3. Tenho toda a "trilogia", só me falta o sexto livro...
    Confesso que esse foi um daqueles livros eu li por causa do filme...
    Na minha opinião, o primeiro é o melhor de todos!
    Paz :D

    Agnes (Guii)
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.