[Resenha] Antologia Poética - Eduardo Carranza

Através da Fundação Cultural Nossa América, o leitor se depara com a poesia de Eduardo Carranza na obra Antologia Poética, publicada em 1987. Colombiano de Apiay, Carranza nasceu em 13 de julho de 1913. Foi diplomata, tendo vivido parte de sua vida no Chile e posteriormente na Espanha. Fundou um movimento literário [Piedra Y Cielo] junto com outros poetas importantes da Colômbia, como Jorge Rojas e Carlos Martin. Além da poesia, é autor de ensaios que falam sobre prosa política, notas jornalísticas e literatura.


Em 13 de fevereiro de 1985, veio a falecer em Bogotá. Seu estilo poético carrega aspectos rurais, talvez por influência de sua infância vivida em fazendas. Outros elementos importantes da construção de seus versos é a religiosidade, amor pela pátria e sua ancestralidade indígena. 

Há um quê de fatal em seus versos, a exaltação da mulher delicada e romântica e certo teor sinistro que simboliza isolamento. Mesmo com o Provincianismo impregnando seus escritos, Carranza possui características modernistas, de vanguarda às esferas de seu tempo. Sua obra é marcante, significativa. Imprescindível para se conhecer a cultura colombiana de maneira sensível e subjetiva. Seus poemas podem facilmente ser visualizados ao serem lidos, tal a narrativa poderosa de suas declamações.

Ritmo e singularidade, cadência envolvente e bela. Eis o legado de Eduardo para a literatura/poesia latina.

Não temos senão este planeta
lindo e triste.

24 comentários:

  1. Não tenho lido muita poesia e acho que devo mudar isso logo. Eu adoro a cultura latina, então acho que devo conhecer logo esse autor não é? Já li alguns autores colombianos, mas não na poesia. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. Olá, mais uma vez você trazendo um poeta do qual eu não tinha conhecimento. Me senti atraída pelos aspectos bucólicos da obra. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Não sou chegada a poesias, mas sei da importância delas, principalmente por abordar de forma mais rápida e objetiva várias coisas que acontecem ao nosso redor, como uma espécie de protesto, o que não seria diferente com essa antologia.
    É uma ótima indicação. Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  4. 'Não temos senão este planeta
    lindo e triste.' só precisava desse trecho para me encantar pelo autor, às vezes é bastante característico quando o eu lírico traz influências rurais romantizar a ideia da mulher, de certo modo, o trecho trazido, me rememorou o Poeta passarinho, Manoel de Barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi difícil escolher a quote certa pra esse post, pq era cada trecho que misericórdia. Coisa linda 🖤

      Excluir
  5. Oi, Val.
    Mais uma vez você me apresentando a um autor que eu não conhecia. Interessante como nestes autores são famosos em seus países e aqui a gente pouco ouve falar... O próprio movimento Piedra e Cielo era desconhecido para mim. Como adoro autores latinos e ele é colombiano, terra do Gabo, fiquei bastante interessado em ler a sua poesia. Acho que a gente só encontra em sebos agora né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, visse 😞 essa edição eu li emprestada. Infelizmente não tenho meu próprio exemplar.

      Excluir
  6. Eu gostei muito da sua descrição sobre a poesia do Carranza, mas fiquei na dúvida quanto as questões políticas: elas se voltavam pra Colômbia ou para o Chile? Ou até mesmo a Espanha? Porque acho que o ruralismo pode ser aquele quê colombiano, mas isso não quer dizer que a política seja. Fiquei na dúvida, nunca li nada dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conjunto de poemas é uma ode à pátria dele, em todos os aspectos.

      Excluir
  7. Eu tenho flertado mais com a poesia nesses últimos anos e vê uma indicação dessa de uma pessoa experiente dizendo que esse é o melhor livro de poesias que já leu fica inevitável não querer conhecer. Fiquei especialmente intrigada pelo teor sinistro. Obrigada por essa indicação, Val!

    ResponderExcluir
  8. Eu realmente entendo como é difícil superar um livro de poesia que é o melhor do ano pra nós! Pelo que você contou sobre essa obra de Antologia Poética , vai ser mesmo difícil tirá-lo do pódio hehe. Adorei que os ensaios do autor sobre prosa política, além de notas jornalísticas e também literatura.

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia a obra mas já tinha ouvido falar do poeta, fiquei muito curiosa para fazer a leitura da antologia já que sou uma grande entusiasta do gênero!

    Parabéns pelo seu trabalho!
    Bjs Aruom Fênix ��
    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu não sou muito de ler poesia, e por isso conheço pouco desse mundo... Esse autor não conhecia..
    Espero aumentar minhas leituras de poesia, acho que é um pouco falta de costume.
    Porém tenho uma amiga que ama poesia e vou mostrar a sua resenha, provavelmente ela vai querer ler essa antologia.
    Adorei saber sua opinião e que foi a sua melhor leitura de poesia nesse ano.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sua amiga leia e vc possa conhecer a obra algum dia 🤗

      Excluir
  11. Oie, tudo bem? É sempre bom abrir nossa visão para novos autores, ter novas experiências. Interessante perceber que toda a vivência do autor reflete em suas obras. Me fez lembrar de obras barrocas, obras líricas, obras que exaltam a natureza, a solidão, o silêncio. Viver em fazendas com certeza desperta muitos sentimentos transformar isso em palavras deve ser um exercício bem interessante. Já tive vontade de morar num sítio. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu cresci num, e me identifiquei em várias nuances da escrita provinciana do autor. 🤗

      Excluir
  12. Olá!
    Tudo bem?
    De novo você me apresenta um autor e uma história na qual eu não conhecia! Já fiquei super curioso para conhecer essa história na íntegra <3

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda tenho uma certa dificuldade com as poesias. Mas, eu gostei do que você nos conta aqui, e que trechinho que mexeu comigo esse do final. Creio que seria uma obra que talvez me agradasse mais dos que a que já conheci. Talvez, um sangue latino me fale mais.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.