Retrospectiva 2015

E hoje mais um ciclo se fecha pra mim, abrindo um completamente desconhecido e cheio de desafios... 



Cheguei enfim à idade de três décadas... Embora assustada - sim, porque entrar na fase dos trinta anos assusta - sinto que vão ocorrer mudanças em minha vida, algumas melhores que outras, mas dessa vez, sinto de maneira mais agradável e não tão niilista...

Ocorreram muitas coisas ao longo do ano... Meu relacionamento está tranquilo, depois de várias tormentas em anos anteriores... meu círculo de amizades sempre se renovando, pessoas novas adentrando meu universo, outras mais antigas permanecendo e mais fortes, outros que não gostaria de dar adeus tiveram que ir embora [mas ao menos fiz minha parte em tentar resgatá-las], e outras que deveriam ter sido descartadas foram embora pra nunca mais voltar, assim espero...

Meu trabalho continua no mesmo ritmo, e talvez seja isso que me incomodou, não creio ter alcançado minhas expectativas nele, com relação ao ano passado, e preciso mudar esse fato... Almejo galgar outro degrau acadêmico e espero conseguir isso...

Minhas promessas de poupar mais e comprar menos livros foram por água abaixo, mas não vou renová-las em 2016... Deixarei em aberto dessa vez, quem sabe assim me controle mais...

Acontecimentos relevantes:


Logo no início do ano, fiz outra tatuagem, uma ode a Edgar Allan Poe. Em breve falarei mais sobre ela aqui... Em março, fiz mais duas: uma frase de Bukowski e o nome História em grego... Em setembro, fiz a última do ano, meu Edward Mãos de tesoura... Não coloquei piercings novos, apesar de ter planejado dois... 

tatuagens de 2015


Fui para 4 eventos literários, além da Bienal: Turnê Intrínseca, Encontro de leitores New Adult [e percebi que realmente detesto o gênero rs], Mochilão da Record e o Encontro Intergaláctico Aleph. Sobre a bienal? Clique aqui. 

Intrínseca, Record, New Adult e Aleph

2 dias de Bienal...


Quanto às viagens na escola, visitei o Espaço Ciência em Olinda, logo após fomos ao Sítio Histórico da cidade. Uns dias depois, visitei pela primeira vez o Projeto Peixe-Boi em Itamaracá e o sítio Histórico de Igarassu, foram excursões muito agradáveis... Por último, mas não menos importante, houve uma visita ao Observatório Astronômico de Olinda, com a turma do 9º ano...

Eventos da escola onde trabalho...



Quanto a passeios, tive a viagem ao Veneza Water Park e o Mirabilândia com a escola... Mais uma vez conferi a Feira Japonesa do Recife, em novembro, que se provou ainda mais fraca com relação à anterior... Ir à Feira hoje, pra mim, se tornou sinônimo de 'encontrar mangás mais baratos', infelizmente... Além da Feira, aproveitei para visitar pela primeira vez o Parque de esculturas Brennand, e fui à Exposição que estava rolando na Caixa Cultural do Recife Antigo, sobre a história do esporte/olimpíadas. 

praia, parque aquático e parque de diversões...

Paço Alfândega, orla do Marco Zero e Caixa Cultura Recife

Não poderia deixar de mencionar a visita ao Museu Egípcio Itinerante. Fui 3 vezes. Para mais detalhes, acesse aqui...

Exposição ao Museu Egípcio e Rodas de Leitura

Quanto à Roda de Leitura que organizo mensalmente com alguns amigos, aqui na minha cidade, algumas coisas andam me decepcionando/preocupando, e creio ser a hora de [re]ver o estilo do evento e repaginá-lo, de alguma forma... Estaremos comemorando esse mês a 20ª edição... e a temática será A trilogia de O Senhor dos anéis.

Conheci Renato Furtado pessoalmente, depois de anos de amizade via internet. Ele é húngaro e o conheci por meio de uma amiga em comum. Foram dias maravilhosos na companhia dele e definitivamente, húngaro é muito difícil, mas ainda aprendi algumas coisas... 

Renato e Carol ♥

Quanto aos blogs que sou colaboradora, esse ano fui mais ativa no Poesia na Alma. Mas ainda escrevo regularmente para o Dose Literária e para o Leitor Cabuloso...

Posei novamente para as lentes de Tainá Maivys, e posso dizer que a sessão foi mais 'ousada' que a anterior. Mas, como sempre - Tai arrasou no profissionalismo e na forma como me deixou a vontade para as photos. Vocês podem ver algumas das photos em meu tumblr. 

'Projeto Ela se lê'

Participei da Maratona Literária de Férias 2015, e consegui alavancar várias leituras que estavam paradas. Foi um grande progresso em minha aba de 'lidos' em 2015...
Minha meta no Skoob está quase finalizada, mas em breve farei um post sobre a retrospectiva de leituras do ano, aguardem...



Comecei a andar de Skate mas por motivos de saúde, tive que parar. Espero retornar em 2016, além de voltar a me exercitar, pois pelo mesmo motivo do Skate, dei uma pausa...



Fui ao cinema apenas 3 vezes: uma para assistir Vingadores e Velozes e furiosos [no mesmo dia] e mais uma vez para assistir O pequeno Príncipe... E hoje fui assistir Victor Frankenstein, comemorando meu aniversário... Eis uma das coisas que pretendo fazer mais vezes em 2016... Minho me levou também à confraternização do trabalho dele, no começo desse mês... Foi divertido, e conheci pessoas legais...



Pra fechar o ciclo, preciso citar a confraternização da turma do 9º ano, fomos passar a noite num sítio com piscina, e foi muito legal, ainda melhor que com a turma do ano passado... 



Em suma, resumi da melhor forma que pude meu ano de 2015... O que pretendo para 2016: sossego, trabalho mais diversificado, leituras ainda melhores, prosperidade pra Roda de Leitura, mais idas ao cinema, mais amor, mais luz, uma pós-graduação, mais tatuagens, mais piercings, mais viagens, mais abraços e afeto escancarado, mais dinheiro, menos preocupação e rugas, e mais pessoas acompanhando meu trabalho aqui no blog... é pedir demais? Acho que não... hehe ;)


Bem, espero que tenham curtido o post e se você me acompanha regularmente por aqui, certamente pôde ver alguns detalhes do que rolou comigo ao longo do ano... Até a próxima Retrô, em 2016... ;)



17 comentários:

  1. Boa noite :)
    Mais uma vez lhe desejo um feliz aniversário >.<
    Poxa, seu ano parece que foi bem legal.
    O meu foi legal,mas o seu foi bem agitado kkkk

    Beijão e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  2. Teu ano foi super movimentado.. Queria que o meu tivesse sido assim :(

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Que legal a sua retrospectiva! Espero que seu próximo ano seja do jeitinho que você deseja.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Paraaaabeeeeennnnnns guria, que ano incrível, o meu foi bastante movimentado também ❤❤❤❤ que 2016 seja ótimo e cheio de novidades para você.
    Beijos ❤
    Segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Valeria, tudo bem?
    Gostei bastante de seu post de retrospectiva! Muito bacana acompanhar o que de mais importante aconteceu em seu ano!
    Espero que em 2016 você supere suas metas com relação ao seu trabalho! Compre menos livros mas que compre livros maravilhosos e que faça ainda mais viagens e passeios legais.
    Adoraria que a escola onde trabalho fizesse essas excursões para lugares tão bacanas!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!!!
    Quanta coisa aconteceu para você esse ano hein? Fico muito feliz por você.
    Adorei o post.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, primeiramente, feliz aniversário! Acho que foi nesse ano que conheci seu blog, e acho super bacana conhecer novas pessoas e ver o que temos de diferente, mas especialmente, descobrir coisas em comum. Lindas suas tatuagens. Parece que 2015 foi bem legal, e que 2016 seja ainda melhor!

    ResponderExcluir
  8. Oee,
    Esse ano conheci seu blog e já amo e deu pra ver que seu ano foi muitooo bom, o meu tbm foi :D

    Adorei o post <3
    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. oi val ^^ pow teu ano foi bem movimentado e aqui tbm teve o museu egípcio itinerante, fiz uma visita inclusive ^^
    ah nem me fala de piercings novos, to querendo colocar mais, porém to um pouco paradaxp
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  10. 13 de dezembro foi seu aniversário?? Se foi, me abraça. Eu também faço nesse dia. HAHA!
    Seu ano foi bem mais movimentado que o meu e que legal você ter conhecido a Kris ♥

    ResponderExcluir
  11. Oiiie
    Nossa, que ano hein ahha o meu foi bem parado mas adorei saber mais sobre o seu, as fotos ficaram liiindas, que o ano de 2016 seja melhor ainda

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    30 anos deve assustar mesmo, estou com 23 e estou com medo. Meu ano não foi tão bom assim, também tentei fazer uma meta de não comprar muitos livros, mas não deu muito certo.
    Gostei muito da sua retrospectiva!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  13. Adorei as tattoo! Não pretendo fazer nenhum em mim, por não gostar de nada permanente, mas acho tão lindas nas pessoas.
    Feliz 30 anos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Maria, adorei a sua retrospectiva <3 Parece que este ano você fez bons passeis o teve algumas experiencias bem legais *-* Vou ficar aguardando a retrospectiva das suas leituras <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Muito bacana os seus momentos.
    E os trinta não é tão ruim assim...hahaha. Adorei as suas tatoos.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá Val!

    Que ano incrível! E eu amei suas tatuagens! Queria tanto poder começar fazer as minhas... Que bom que 2015 teve tantas coisas boas para você e espero que 2016 tenha ainda mais, além de muitos e excelentes livros!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  17. Oiii
    Seu ano foi simplesmente demais!!!
    O meu foi bem... mas bem fuleiro mesmo... mas acredito que nesse ano tudo melhore.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.