† O chamado de Cthulhu e outros contos... †



Publicado pela Editora Hedra, O chamado de Cthulu e outros contos é um compilado de histórias de H. P. Lovecraft, escritas ao longo de sua vida, e tem no titulo que nomeia o livro, uma de suas mais famosas obras primas, que trouxe o gênero de horror cósmico ao público que ansiava por descrições assustadoras e convidativas. Ainda temos um apêndice que contem uma carta escrita por Lovecraft a um amigo, contando um pouco de sua personalidade e gostos sobre arte, literatura e suas criações.

A todo apaixonado por leituras de cunho horrorífico, é indispensável ter essa obra em mãos, que nos apresenta contos como Dagon, O que a lua traz consigo e A música de Erich Zann, considerada uma de suas melhores narrativas. 

"A emoção mais antiga e mais forte do homem é o medo, e o medo mais antigo e mais forte é o medo do desconhecido."

Os personagens de Lovecraft se inserem em mundos desconhecidos, se deparando com criaturas abissais, de horror grotesco e trazem em suas aventuras por lugares estranhos e desolados uma atmosfera que sufoca e ao mesmo tempo envolve o leitor, como uma gigantesca e fascinante - beirando o hipnótico - teia de aranha. 



Um dos principais contos do livro - Dagon - é sobre um homem viciado em morfina que planeja se suicidar. A música de Erich Zann traz um narrador que tem a curiosidade despertada por uma música tocada por um estranho hóspede da pensão que ele mesmo vivia, e que tempos depois não consegue encontrar alguém que tenha conhecimento sobre esse local. O modelo de Pickman, um dos contos mais assombrosos em meu parecer, nos coloca como testemunhas do relato de um narrador que nos conta sobre um habilidoso pintor, dono de uma arte mórbida e que a princípio não impressionou ao autor da carta destinada a Eliot, até o momento em que ele resolveu visitar o estúdio de Pickman e se deparar com o horror - literalmente.

Em vários pontos de sua narrativa, compreendemos seus personagens e suas percepções de mundo e existência, a partir de um ponto que não é mais possível retornar com sã consciência. Há uma descoberta de conhecimento que torna a mente expandida, num limiar de loucura e medo do que se passa a entender.

Lovecraft é considerado um dos maiores escritores de ficção cientifica e horror, tendo influenciado autores do patamar de Clive Barker e Stephen King, tendo sido contemporâneo a Robert E. Howard, criador de Conan. O medo do desconhecido é a essência de sua obra, e certamente O chamado de Cthulhu é uma bela porta de entrada para aqueles que pretendem adentrar em seus domínios sombrios na literatura...


8 comentários:

  1. Olá, tudo bem Val?

    Eu gosto muito da escrita do Lovecraft, dos autores de terror clássico que conheci até hoje esse foi o que mais gostei. Conheço os contos acima, por sinal são bem legais!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu não gosto muito de terror, mas gosto de saber mais sobre os livros, mesmo que não vá ler, adorei sua resenha, e de saber quais os contos foram mais interessantes. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá! Já tive o prazer de ler este livro e devo dizer que é maravilhosa a narrativa do Lovecraft apesar de ter muuuuitos detalhes, mas acho que é característica da época! É uma ótima dica para quem gosta do gênero e quem quer conhecer também! Ótima resenha!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já havia ouvido falara respeito das obras do autor, mas o gênero de horror não me atrai e tenho lido bem pouco ficção científica também. No entanto, é bem interessante saber que Lovecraft é bem reconhecido e influenciou grandes autores como Stephen King.

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu sou muito medrosa, por isso não estou acostumada a ler história de terror. Mas são enredos que chamam muito minha atenção, por isso estou começando a ler aos poucos, com histórias mais leves. O que eu mais gosto nos clássicos é poder ver como tudo começou e a maneira que eles influenciam os autores atuais.
    Adorei a resenha e ainda pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá MAria!
    Não sou muito de ler livros do gênero, sou meia medrosa e não curto mesmo, sou mais dos romances rs' mas é sempre bom sair da zona de conforto né, adoro vir aqui e conhecer novos estilos e autores. ótima resenha!

    beijos!
    https://blogminhaestanteliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Ainda não li nada do Lovecraft, mas tenho muita vontade, pois curto demais os livros desse gênero. Fiquei muito animada com sua resenha, pois me deu a impressão que o livro é de um terro que pega em nossos ossos, sabe? Um terror real.
    Vou anotar a dica desse livro, pois acho que vou curtir muito.
    Amei sua resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Claro que já ouvi falar do autor mas nunca li nada dele. A escrita parece ser tão assustadora daquele tipo que o medo vem simplesmente por não entendermos o que está acontecendo.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.