A escrita envolvente de Pedro Juan Gutiérrez em Trilogia Suja de Havana

Acabei me apaixonando pela escrita de Pedro Juán Gutierrez há alguns anos, um escritor Cubano, de 63 anos, que me fascinou desde o primeiro conto de seu livro Trilogia Suja de Havana...

Nascido em Matanzas - Cuba, em 1950, Gutiérrez é um famoso escritor, pintor e jornalista. Famoso por sua forma de narrativa, já trabalhou em diversas funções ao longo da vida, antes de se tornar escritor, inclusive já cortou cana e foi  locutor de rádio. No jornalismo, tem 26 anos de carreira. Apesar das dificuldades pelas quais passou, é um grande escritor de prosa e poesia. Vive em Havana e suas atividades hoje são exclusivamente a pintura e literatura. Além de Trilogia suja de Havana, outros livros publicados seus são: O Rei de Havana, Animal tropical, O insaciável homem-aranha, Carne de cão, Nosso GG em Havana, O ninho da serpente: memórias do filho do sorveteiro e Coração mestiço. Há ainda o conto Melancolia dos leões e umas obras em Poesia. Seu mais novo lançamento é Fábian e o caos, e em breve eu trago resenha dele também...

Com uma linguagem suja [como o título sugere], perversa, cheia de sexualidade depravada e decadente dos habitantes de um prédio com risco de demolição, na cidade de Havana, Pedro Juán nos faz embarcar num universo cheio de degradação, pobreza, desesperança e, apesar de tudo - aceitação. As pessoas que lá convivem sabem que suas vidas não vão melhorar, mas dão um jeito de ser felizes mesmo assim... Com alguns copos de álcool, cigarros ou charutos, maconha, sexo pago, à 2, à 3 ou mesmo solitário, o estômago gemendo de fome e formas [i]morais de se ganhar a vida, eles vão se virando... 

Pedro Juán se coloca entre seus personagens.  O livro é uma espécie de autobiografia, os contos são breves, em sua maioria, e são experiências do próprio autor, relatadas de forma subversiva, e, embora não pareça, despertam o interesse do leitor justamente por essa desesperança decadente... 
Achei a forma de escrever de Pedro Juán semelhante a de Charles Bukowski, então acredito que, quem gosta do velho estilo bêbado/sujo do 'velho Buk', irá apreciar a obra de Gutiérrez...








"Sexo não é para gente escrupulosa. Sexo é um intercâmbio de líquidos, de fluídos, de saliva, hálito e cheiros fortes, urina, sêmen, merda, suor, micróbios, bactérias. Ou não é. Se é só ternura e espiritualidade etérea, reduz-se a uma paródia estéril do que poderia ser.



Nada."

[Trilogia Suja de Havana - Pedro Juán Gutiérrez]

Recebi um exemplar em parceria com a Editora Companhia das Letras pelo selo Alfaguara, e ainda pretendo ter outras obras dele em meu acervo, pois é um autor a quem muito prezo e por quem sou apaixonada. A 'subversão-literária-sexual-decadente-de-Cuba' de sua obra é crua e visceral, e indico a qualquer um que goste de ter suas emoções afloradas ao longo de uma [suja ] leitura... 

Pedro Juán Gutiérrez

Então é isso, por hoje é só...
Se alguém conhece a obra do autor, fique a vontade para comentar sobre ela, e quem nunca ouviu falar mas despertou a curiosidade, se manifeste também... Beijos e até a próxima...

36 comentários:

  1. Olá Maria Valéria!
    Adorei sua resenha, sério!
    Ficou muito boa, e despertou em mim a vontade de procurar esse livro e outros do Pedro. Parece realmente muito bom...
    Vou marcar como desejado no Skoob
    porque tenho, simplesmente, uns 50 livros aqui na estante ainda :(

    Tem post novo lá no blog, passa lá!
    endless-poem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico muito feliz que tenha gostado, flor ^^
      Esse livro é fantástico... espero que vc aprecie tanto quanto eu...

      vou visitar seu blog...
      bjs :DD

      Excluir
  2. A trilogia que eu já li foi 50 tons, e só!

    @esteffanifontes, do blog Aos Dezesseis Anos
    aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hã... o título do livro é Trilogia porque o livro é dividido em 3 fases de contos... sinceramente, não tem NADA a ver com o tipo de livro como 50 tons...

      Excluir
  3. Nossa, esse livro parece ser muito legal, sempre gostei desse tema.
    Quero muito ler, hahahah.

    Coral
    http://universeforwords.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Uau, nunca li um livro assim, hahahaha pode ser que eu compre algum livro desse autor, fiquei curiosa.

    Beijos,

    Natalia Leal
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se comprar, espero que aprecie a leitura ^^
      bj e obrigada por comentar aqui...

      Excluir
  5. Olá
    Ainda não conhecia...
    Gostei, parece ser interessante.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha que legal!
    Não conhecia esse escritor e nem essa trilogia.
    Ficou muito legal a sua resenha. Deu vontade de ler alguma coisa dele, quem sabe essa trilogia, parece ser legal.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. tenho um livro de bukowski aqui que ainda n li, fiquei bem curiosa pra ler a obra dele em especial depois de ler outra resenha que vc fez.. espero e breve ler ambos para poder fazer uma comparação
    ps: adoro tuas indicações

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o autor, mas achei interessante a forma crua e direta que ele escreve. Fiquei com a impressão que isso enriqueceu e ficou bem coerente com o relato da história, dando ainda mais vida e levando o leitor ao local descrito.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia o autor, mas super me interessei pela história. Parece ser fantastica!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia o autor e/ou obra. Mas fiquei super interessada.
    Bjs, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Não conhecia o autor, mas pelo visto é uma obra que vale a pena ser lida, pelo que pude compreender em seus comentários. Se tiver uma oportunidade, gostaria de conhecer sua escrita mesmo. Obrigada pela dica!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, não conhecia o autor e nem os seus livros, mas pelo que percebi, a sua escrita não faz o meu estilo, mas para quem curte esse tipo de literatura é uma ótima dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Oiii lindinha, como vai?
    Confesso que realmente não conhecia e de certa maneira me atraiu, por ser experiências de sua própria vida, isso me agradou muito e parabéns pela resenha, dica super anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Vou sempre ficar muito impressionada com o seu gosto peculiar para leituras. Vou confessar que gostei mais desse post do que os outros que li aqui no blog, pois raramente leio poesias. Achei diferente o título e mais ainda o fato de o autor dar sentido a ler com a sua narração "suja". Gostei demais ter conhecido, e realmente queria conhecer a escrita dele também, amo história envolventes.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiiii,
    Nunca tinha ouvido falar do livro ou do autor, mas achei interessante a premissa. Parece ser uma história conflitante, principalmente pelos valores sociais que nos temos.
    Quem sabe futuramente eu dê uma chance a ele, gosto de histórias conflitantes e que me mostram vidas deferentes da minha rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Oii!

    Adorei a resenha, gostei da história do autor, mas a obra não despertou meu interesse.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Maria Valéria, tudo bom?
    Não conhecia o autor e acho que não seria o tipo de autor que me atrairia particularmente. Acho que seria um autor pra me desafiar na verdade rs.
    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi Val, não conhecia o autor nem sua obra, mas já autores cubanos e acho bem interessante a forma como eles retratam o país que nós pouco conhecemos. Com certeza é uma leitura que me interessa, especialmente pela semelhança com o Bukowski. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Ola!! :)

    Eu sou mais pela segunda hipótese! ahah Não conhecia o autor ou a sua obras mas conseguiste deixar-me minimamente interessado! :)

    Ainda bem que gostas assimda obra do autor... Vou ver mais sobre essa trilogia...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Parece ser uma leitura bem intensa. Desconhecia o autor e gostei de saber mais sobre ele e sua obra.
    Não consegui ser cativada pela obra, embora trate de temas bastante interessantes como pobreza, desesperança e um pouco de aceitação. Passo a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá Maria Valéria,
    Fico muito feliz em conhecer o autor e saber que você o aprecia tanto. Confesso que não esperava que sua escrita fosse dessa forma e esse estilo é algo que estou evitando atualmente, então, vou deixar a dica passar.
    Espero que o seu acervo de obras do autor só aumente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Ainda não conhecia o autor e estou aqui, mega curiosa com essa coisa dele se colocar como personagem do livro. Talvez a linguagem me incomode um pouco, mas vou tentar ler e espero apreciar!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu sinceramente não conhecia nem o autor nem nenhuma de suas obras, mas por mais que você tenha se encantado com a escrita dele, pelo que li de seu post, os livros dele provavelmente não me agradariam.
    Fico feliz de qualquer maneira por conhecer um autor novo, mas eu passo a dica.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá Valéria tbm bem, eu gosto de livros diferentes e autores excêntricos, muito curioso esse livro de contos e autobiográfico, deve dar uma intensidade a obra. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia nem o autor, nem a obra, mas achei diferente a narrativa e história. Gosto de histórias mais pesadas desse jeito, são sempre leituras envolventes e que fazem o leitor refletir, né? Vou dar uma chance ao livro, adorei sua resenha!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  26. Olá, Maria

    Ru não conhecia o autor nem suas obras. Achei a figura dele muito interessante, consegui unir a imagem com o tipo de literatura que ele faz, suoer combina com ele.
    Confesso que não é muito meu estilo, mas essa coisa mais, digamos, dark, e suja como você mesma disse, deve ser interessante.
    Quem sabe um dia?

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Maria, fiquei encantada com a bia do Pedro Juan. Eu não o conhecia, mas pelo o que você pontou, acho que vou gostar das obras dele, já que lembra o estilo Bukowski. Espero ter a oportunidade de ler. E que capa mais cheia de significados. Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li algo com uma escrita mais suja e perversa, então acredito que a experiência seria uma surpresa para mim e por isso fiquei ainda mais animada, porque gosto de sair da minha zona de conforto de vez em quando e achei interessante a premissa dessa obra.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  29. Ainda não conhecia o autor e sua obra, mas achei bem interessante pelo que pude ver na sua resenha! Se sua escrita se asemelha a de Charles Bukowski eu tenho certeza que vou gostar!
    Adicionei a lista de leituras!
    Otima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia o autor, mas gosto dessas leituras puro realismo. Se você for ver, o autor passou tudo que vivem os mais degradados em seu dia a dia. Queria muito ler esse livro, ainda mais sabendo que o livro mesmo da forma degradada é uma autobiografia do autor

    ResponderExcluir
  31. Oi
    Já tinha ouvido falar do autor, mas confesso que nunca tive muito contato com a sua obra. Percebe-se que é um livro maravilhoso para quem deseja aventurar-se por sua escrita.
    Infelizmente não chamou minha atenção no momento, mas vou indicar para uma amiga.
    Parabéns pela maravilhosa resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.