Sobre a Leitura, por Marcel Proust...

A Coleção 96 Páginas da L&PM Editores traz alguns títulos interessantes e o último que li dela foi o texto Sobre a Leitura, de Marcel Proust, seguido de um depoimento de Célest Albaret, governanta que cuidou do escritor em seus últimos dez anos de vida, até sua morte em 1922. 



Célest acabou se tornando amiga e confidente de Monsier Proust e desvela detalhes de seus hábitos tido como esquisitos por quem conhecia o autor. Seu depoimento soa como uma espécie de ode ao seu relacionamento com Proust.

Famoso pela obra Em busca do tempo perdido, Proust faz uma curiosa reflexão sobre o ato de leitura. Ele referencia nomes importantes da literatura, como Racine, Shakespeare e Homero a fim de explorar as relações entre livros e leitor. 

Originalmente, esse texto foi publicado como prefácio da obra Sésane et le Lyz, de John Ruskin, no ano de 1905. Certamente é uma leitura rápida e que oferece uma visão de Proust acerca da importância da leitura e de como nos relacionamos com as obras e seus escritores. 

Sempre gostamos de sair um pouco de nós mesmos, de viajar, quando lemos.


17 comentários:

  1. Adoro leituras assim, aonde podemos conhecer melhor o autor ou algum famoso que gostamos, sempre acho que acrescenta muito e nos faz sentir próximos ao ator famoso em si ! Adorei seu post!

    Bisou Bisou , Isa do Le Portrait de Isa.

    ResponderExcluir
  2. Está aí um autor do qual nunca li as obras... Gosto dos posts de vocês, por sempre trazerem indicações de autores que normalmente não procuramos, porque exatamente não sabemos que existem. E estou aprendendo bastante, descobrindo que sei cada vez menos do que imaginava sobre literatura.
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas só tem eu mesma aqui no blog, não tem outros hehe
      Obrigada pela visita. 😊😊

      Excluir
  3. é vergonhoso mas nunca li nada de proust, conheço seu nome, alguns de seus feitos mas nunca li nada dele,mesmo tendo curiosidade nunca dei essa iniciada.

    ResponderExcluir
  4. Minha senhora, vou dizer, você lakrou com Marcel Proust, eu li pouco dele, mas estou me organizando aqui para encontrar no sebo o máximo de livros dele para ler, acho necessário para quem é blogueiro literário, professor, educador, escritor, é o mínimo que se pode e deve fazer.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo conferir um pouco sobre esse último texto que você leu dessa coleção de 96 páginas da L&PM editores. Gostei muito de ficar sabendo de todas essas curiosidades a respeito do texto. O que eu mais gostei, é do fato do Proust fazer uma curiosa reflexão sobre o ato de leitura. Além de referências aos importantes nomes da literatura!

    ResponderExcluir
  6. Não conheço esse título e tenho curiosidades de ler a obra de Proust. Esses livros dessa coleção 96 páginas são super bons para que possamos conhecer alguns autores profundamente.

    Obrigada pela informação. Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Que interessante! Gosto muito das coleções da L&PM tenho vários volumes aqui em casa, e embora não tenha lido nada deste autor ainda fiquei bem curiosa para conhecer a obra e saber mais sobre ele!

    Parabéns pelo seu trabalho

    Bjs Aruom Fênix

    Blog Leituras de Aruom

    ResponderExcluir
  8. Eu desconhecia essa obra, bem como não fazia ideia que existia algo escrito dentro desse tema, tão interessante, de fato.
    Fiquei curiosa em saber quais eram os hábitos ditos estranhos pelos demais.
    Abraços

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? A L&PM sempre lança obras incríveis que trazem uma boa experiência ao leitor. Me chamou atenção o título. Sobre a leitura. Um tema que permite muitas reflexões não é mesmo? Também acho interessante unir outras pessoas que curtem o mesmo tema e abrir debates, ainda mais leitores amigos. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. confesso que nao tenho muita ppaciencia para esse tipo de leitura, mas tenho vontade e um dia quero me forçar a isso pq sei que tráz muito conhecimento.
    Proust foi muito importante para o mundo, merece ser lido.

    ResponderExcluir
  11. Achei bem legal essa metalinguagem, um livro que fala sobre o ato de leitura! E mais legal ainda termos uma visão externa de um autor tão legal!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Nunca tive oportunidade de ler está obra, mas sei que é um clássico. Essa editora publica muitos livros assim, né? A sua resenha me deixou um pouco interessado, vou dar uma conferida assim que tiver tempo. Beijos :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, eu não diria que essa obra em específico seja um clássico, embora o nome de Proust figure entre autores que deixaram um legado de obras clássicas.
      Espero que leia e aprecie a leitura.
      Bj

      Excluir
  13. Oii,
    Toda vez que leio uma resenha sua, fico me perguntando quantos livros você leu do gênero. Eu parei de ler livros assim quando estava no ensino médio, e quase não lia. Mesmo gostando bastante das suas resenhas, e da forma que é sincera e sempre ressalta o valor de ler livros assim, as vezes fico desmotivada pois, não consigo encontrar livros do gênero por onde moro, assim sempre acabo desistindo depois.
    Mas enfim, adorei a resenha e espero que todos gostem e leiam também, e não parem de tentar achar obras assim, porque valem a pena.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, uma pena vc não encontrar em sua cidade. Mas sempre tem dele em livrarias online, sebos online. Esse meu foi compra da Amazon. 💁


      Como assim quantos livros li do gênero? Nao tendi xD

      Excluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.