Quote - Ciranda de Pedra / Lygia Fagundes Telles


"devia ser fácil desfazer-se também das sucessivas Valérias nas quais se desdobrara desde a infância, desfazer-se da menininha, principalmente da menininha de unhas roídas, andando na ponta dos pés. Agarrar-se só ao presente, nua de lembranças como se acabasse de nascer. Via agora que jamais poderia se libertar das suas antigas faces, impossível negá-las porque tinha qualquer coisa de comum que permanecia no fundo de cada uma delas, qualquer coisa que era como uma misteriosa unidade ligando umas às outras, sucessivamente, até chegar à face atual. Mil vezes já tentara romper o fio, mas embora os elos fossem diferentes, havia neles uma relação indestrutível. E o fio ia se encompridando cada dia que passava, acrescido a cada instante de mais uma parcela de vida. Chegava a senti-lo dando voltas e mais voltas em torno do seu corpo numa sequencia sem começo nem fim..."


p.s: [só troquei a Virgínia do texto por Valéria...]


15 comentários:

  1. Oi.
    Gostei muito do quote e e estou super ansiosa para poder saber suas considerações sobre o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. gostei bastante do quote escrito, oq vc achou do livro?

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem amiga?
    Eu achei bem interessante a quote selecionada, confesso que não me lembro de ter lido qualquer resenha desse livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria, interessante como a autora mostra que o que vivemos no passado é justamente o que nos molda no presente, não devendo ser negado, ou mesmo esquecido. Gostei muito deste quote que você escolheu.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Até hoje, só li As Meninas, da Lygia. Adoro essa mulher, tem uma escrita absurdamente poética e envolvente ao mesmo tempo. Ainda preciso ler Ciranda de Pedra :)

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Quero saber logo o que você achou do livro, pois esse quote é sensacional!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, e pelo quote, a leitura parece ser bem profunda. Dei uma pesquisada aqui e curti muitos história, e é curtinho. Já quero.

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Quero muito ler esse livro já faz um tempo e esse quote só aumentou minha vontade!
    Beijos,
    Blog Meio Wandinha

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante do quote por mais que não seja meu tipo de leitura. Mas, o que você achou do livro?

    Bjs
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Eu não conhecia esse livro, mas achei o quote bem interessante. Vou procurar saber sobre ele depois! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii

    Uou,profundo esse quote não, fiquei imaginando o quanto o livro não deve ser incrível. Trás mais dele, adoraria conferir.

    http://www.galaxiadeideias.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu não li o livro nem esse e nem Meninas embora os tenhas. Este quote é para se ficar pensando pois passa muitas coisas em nossa cabeça enquanto lemos. Vou marcá-lo. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá! Gosto muito da autora e dessa história. Assisti quando passou na tv e amei a adaptação. Ótimo você compartilhar, bjo

    ResponderExcluir
  14. Nunca li esse livro porque pensei que fosse achá-lo chato, mas esse quote total me conquistou. Vou colocá-lo na minha lista de leituras a fazer.

    ;*

    ResponderExcluir
  15. Não faz muito meu estilo, mas achei interessante o quote escolhido. Dá pra perceber a emoção e a tristeza que o texto possui.

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.