Poemas, de Konstantinos Kaváfis

Publicada pela José Olympio Editora, Poemas - do egípcio Konstantinos Kaváfis é um compilado de versos divididos de maneira cronológica, além de possuir um texto de apresentação [por João Paulo Paes] e uma descrição crítica acerca de sua produção poética. Por se tratar de uma obra limitada, e de sua fama alcançada postumamente, Kaváfis a princípio pode parecer pouco prolífico, mas ao longo de sua vida inteira, debruçou-se sobre seus poemas, reconstruindo-os e moldando-os até que lhe parecessem dignos de serem publicados.
Toda escrita em neogrego, sendo parte das obras mais consideráveis da poesia grega moderna, há subjetividade e um condicionamento social. Sua homossexualidade fez com que temesse as convenções ortodoxas da moral grega de seu tempo. Nesse contexto, o leitor compreende o simbolismo carregado em seus versos.

Em suma, Poemas é uma obra que nos apresenta o que há de mais refinado nos versos de Kaváfis, além de um interessante estudo de sua vida e descrição crítica da obra como um todo...

17 comentários:

  1. Já vi o livro e essa foi o máximo de minha experiência com Kaváfis, infelizmente. Pelo que percebo, é um livro que encontraria somente no sebo, ou estou errada? Se for, os daqui são bem fraquinhos para encontrar autores assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem sei te dizer, Lili. Essa edição eu peguei emprestada de Albi.

      Excluir
  2. Oi, Val.

    Essa coleção sabor literário tem grandes título, mas confessor que ainda não tinha me atentado para esse. Fiquei muito curioso para ler os poemas desse autor, principalmente por saber que um gay leva o título de maior nome da poesia grega moderna. Uma pena que essa glória só tenha vindo postumamente. Adicionei o livro a lista de desejados do skoob ;)


    Abraço,
    www.blogdecaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Pê. Mas pelo menos sua obra foi imortalizada. E sim, dá até gosto ver que ele era o detentor dessa proeza na literatura grega hhehe
      Bj

      Excluir
  3. Olá!
    Confesso que não sou muito fã de poesias. Costumo entrar em blogs e sites para ler sobre a perspectivas dos leitores pra entender melhor. Haha
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Valéria. Mais uma vez você trazendo um autor que eu não conhecia. Obrigada pela informação da poesia grega não clássica.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Vou ser sincera, poemas e clássicos não são bem a minha praia. Infelizmente não me atraio por esse tipo de literatura, mas o importante é que ele impacta pessoas como você e outros que gostam. Mesmo assim anotei a dica de leitura!
    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pena você não gostar. Quem sabe algum dia a poesia te toque de alguma forma, né? ^^

      Excluir
  6. Está aí mais um autor que não conheço. Mas a vida é para a gente aprender mais e mais, né? =)
    Gostei da dica!
    Bjks!

    Mundinho da Hanna
    Pinterest | Instagram | Skoob

    ResponderExcluir
  7. Eu amo essa coleção da José Olympio. Confesso nunca ter ouvido falar do poeta, mas aprendemos todos os dias, não é isso? Gostei daqui, volto mais vezes!! E curti o nome do blog tbm, lembra um de meus livros favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha é fazendo referência a ele mesmo. Mudei o nome do blog depois de ter lido Na Natureza Selvagem. Muito obrigada pela visita. Sinta-se a vontade pra voltar mesmo heheh 🙏
      Küss 😘

      Excluir
  8. Achei muito interessante o fato de que a obra está toda escrita em neogrego. E que seja parte das obras mais consideráveis da poesia grega moderna, pois, há subjetividade e um condicionamento social presentes. Gostei também que contém um estudo da vida de Kaváfis. Assim como uma descrição mais crítica da obra igualmente.Todo esse simbolismo que os versos carregam me atraiu também. Ótimo conhecer!

    ResponderExcluir
  9. amiga, eu nunca vou me cansar de dizer o quanto admiro suas postagens tão relevantes à nossa construção enquanto leitores! Nos traz o que há de melhor em termos de cultura na Literatura! Parabéns! Kaváfis nos deixou um considerável legado em termos de poética, mesmo em meio às suas dificuldades convencionais. Adorei! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh, Obrigada, minha flor 🤗
      Sempre tão gentil em suas visitas
      💜🌻

      Excluir
  10. Oi, tudo bem? Acredito que nunca li nenhuma obra de escritores gregos. Somente estudei pensadores quando fiz Filosofia. Uma pena um autor com tanto talento ter sido reconhecido após tanto tempo. Talvez ele preferisse apenas escrever, traduzir em palavras todos os seus sentimentos/pensamentos e somente depois ser reconhecido pela sua obra. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volta e meia eu falo a respeito dos gregos por aqui ou no Instagram. Principalmebre tragédias do teatro clássico grego. 🤗
      São dos meus queridinhos na literatura hehehe
      Bj

      Excluir
  11. Valeria, se continuar assim minha lista de novos autores so vai crescendo hhahahahah
    Mais um que eu nao conhecia e amei saber um pouco mais desse autor. ainda masi sendo grego, fiquei bem mais interessada

    ResponderExcluir

De Bukowski a Dostoievski. Ana Cristina César a Lilian Farias. Deleite-se com a poesia de Florbela Espanca e o erotismo de Anaïs Nin...
Aforismos, devaneios, quotes dispersos e impressões literárias...um baú de antiguidades e pós-modernismo. O obscuro, complexo, distópico, inverso... O horror, o amor, a loucura e o veneno de uma alma em busca de liberdade...

Seja bem-indo-e-vindo[a]!

Witches Hat
Tecnologia do Blogger.